A formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário: uma análise a partir da teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almada, Francisco de Assis Carvalho de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104797
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as implicações decorrentes das políticas educacionais nos processos de apropriação e objetivação, concernentes à formação do professor para a educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário, localizado na cidade de Imperatriz-MA, na região Tocantina. A pesquisa insere-se no campo das políticas educacionais destacando a educação infantil como um dos direitos fundamentais da criança pequena. A coleta de dados deu-se através de um estudo do projeto político pedagógico do referido curso, através da análise documental, e também de entrevistas com professores e alunos. A teoria Histórico-Cultural, que concebe o desenvolvimento humano como decorrente das apropriações e objetivações realizadas pelo sujeito, forneceu o quadro teórico de referência tanto para a coleta dos dados como para análise dos mesmos. Esse referencial baseou-se nos trabalhos, principalmente de Vigotski e Leontiev. Assim, a categoria principal de análise foi o trabalho. Pela análise do projeto político pedagógico do curso constata-se que as políticas educacionais manifestam-se nos princípios que norteiam a formação do professor através das teorias da reflexividade e do aprender a aprender. Verifica-se, também, que o curso não tem uma concepção definida de criança e educação infantil, cujos conteúdos contemplados nas ementas das disciplinas voltadas para a educação infantil levam a adoção de práticas de escolarização pelos professores, filiando-se mais com a formação para o ensino fundamental do que com a educação infantil. Os dados coletados junto aos professores e alunos evidenciam, por um lado, que a maioria dos professores reproduz, em suas ações, as concepções teórico-metodológicas postas no projeto do curso sem ter uma compreensão das...
id UNSP_88170284d09ca3a3fb859e8fb21a2551
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104797
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário: uma análise a partir da teoria histórico-culturalEducação de criançasProfessores alfabetizadores - FormaçãoEducação e EstadoTeacher formationEsta pesquisa tem por objetivo analisar as implicações decorrentes das políticas educacionais nos processos de apropriação e objetivação, concernentes à formação do professor para a educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário, localizado na cidade de Imperatriz-MA, na região Tocantina. A pesquisa insere-se no campo das políticas educacionais destacando a educação infantil como um dos direitos fundamentais da criança pequena. A coleta de dados deu-se através de um estudo do projeto político pedagógico do referido curso, através da análise documental, e também de entrevistas com professores e alunos. A teoria Histórico-Cultural, que concebe o desenvolvimento humano como decorrente das apropriações e objetivações realizadas pelo sujeito, forneceu o quadro teórico de referência tanto para a coleta dos dados como para análise dos mesmos. Esse referencial baseou-se nos trabalhos, principalmente de Vigotski e Leontiev. Assim, a categoria principal de análise foi o trabalho. Pela análise do projeto político pedagógico do curso constata-se que as políticas educacionais manifestam-se nos princípios que norteiam a formação do professor através das teorias da reflexividade e do aprender a aprender. Verifica-se, também, que o curso não tem uma concepção definida de criança e educação infantil, cujos conteúdos contemplados nas ementas das disciplinas voltadas para a educação infantil levam a adoção de práticas de escolarização pelos professores, filiando-se mais com a formação para o ensino fundamental do que com a educação infantil. Os dados coletados junto aos professores e alunos evidenciam, por um lado, que a maioria dos professores reproduz, em suas ações, as concepções teórico-metodológicas postas no projeto do curso sem ter uma compreensão das...This research aims to analyze the implications, which happen from the educational policies in the processes of appropriation and objectification, concerning the formation of the teacher for the infant education in the pedagogy course at a college center, which lies in Imperatriz - MA, a city in the Tocantina region. The research becomes inserted in the field of the educational policies by outstanding the infant education as one of the fundamental rights of the kid. The methodological proceedings have been based upon the historical and dialectical materialism, where the data survey has been held by means of the pedagogical political project study of the referred course, also, by means of the documental analysis as well as interviews with both teachers and students. As it deals with a dialectical character research, the Historical Cultural theory, which conceives the human development as a consequence of the appropriations and objectifications achieved by the person, has provided the reference theoretical table both for the data survey and for the analysis of them. This reference has been based upon the works, mainly Vigotski´s and Leontiev´s. So, the analysis categories have been activity, appropriation and objectification. By the analysis of the data, which have been surveyed from the pedagogical political project of the course, one verifies, that the educational policies manifest in the principles, which lead the formation of the teacher by means of the theories of reflexivity and learning how to learn. One verifies, too, that the course does not have a definite conception either of kid or infant education, whose contents, which are contemplated in the syllabus of the subjects turned to the infant education, carry out to the adoption of schooling practices by the teachers, having more affinity with... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Unidade FfcUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Suely Amaral [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almada, Francisco de Assis Carvalho de [UNESP]2014-06-11T19:33:29Z2014-06-11T19:33:29Z2011-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis170 f.application/pdfALMADA, Francisco de Assis Carvalho de. A formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário: uma análise a partir da teoria histórico-cultural. 2011. 170 f. Tese (doutorado) -Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/104797000670694almada_fac_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:36:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104797Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário: uma análise a partir da teoria histórico-cultural
title A formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário: uma análise a partir da teoria histórico-cultural
spellingShingle A formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário: uma análise a partir da teoria histórico-cultural
Almada, Francisco de Assis Carvalho de [UNESP]
Educação de crianças
Professores alfabetizadores - Formação
Educação e Estado
Teacher formation
title_short A formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário: uma análise a partir da teoria histórico-cultural
title_full A formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário: uma análise a partir da teoria histórico-cultural
title_fullStr A formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário: uma análise a partir da teoria histórico-cultural
title_full_unstemmed A formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário: uma análise a partir da teoria histórico-cultural
title_sort A formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário: uma análise a partir da teoria histórico-cultural
author Almada, Francisco de Assis Carvalho de [UNESP]
author_facet Almada, Francisco de Assis Carvalho de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Suely Amaral [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almada, Francisco de Assis Carvalho de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Professores alfabetizadores - Formação
Educação e Estado
Teacher formation
topic Educação de crianças
Professores alfabetizadores - Formação
Educação e Estado
Teacher formation
description Esta pesquisa tem por objetivo analisar as implicações decorrentes das políticas educacionais nos processos de apropriação e objetivação, concernentes à formação do professor para a educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário, localizado na cidade de Imperatriz-MA, na região Tocantina. A pesquisa insere-se no campo das políticas educacionais destacando a educação infantil como um dos direitos fundamentais da criança pequena. A coleta de dados deu-se através de um estudo do projeto político pedagógico do referido curso, através da análise documental, e também de entrevistas com professores e alunos. A teoria Histórico-Cultural, que concebe o desenvolvimento humano como decorrente das apropriações e objetivações realizadas pelo sujeito, forneceu o quadro teórico de referência tanto para a coleta dos dados como para análise dos mesmos. Esse referencial baseou-se nos trabalhos, principalmente de Vigotski e Leontiev. Assim, a categoria principal de análise foi o trabalho. Pela análise do projeto político pedagógico do curso constata-se que as políticas educacionais manifestam-se nos princípios que norteiam a formação do professor através das teorias da reflexividade e do aprender a aprender. Verifica-se, também, que o curso não tem uma concepção definida de criança e educação infantil, cujos conteúdos contemplados nas ementas das disciplinas voltadas para a educação infantil levam a adoção de práticas de escolarização pelos professores, filiando-se mais com a formação para o ensino fundamental do que com a educação infantil. Os dados coletados junto aos professores e alunos evidenciam, por um lado, que a maioria dos professores reproduz, em suas ações, as concepções teórico-metodológicas postas no projeto do curso sem ter uma compreensão das...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04
2014-06-11T19:33:29Z
2014-06-11T19:33:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de. A formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário: uma análise a partir da teoria histórico-cultural. 2011. 170 f. Tese (doutorado) -Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/104797
000670694
almada_fac_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de. A formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário: uma análise a partir da teoria histórico-cultural. 2011. 170 f. Tese (doutorado) -Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
000670694
almada_fac_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/104797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128137430564864