Representações e recepção da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo nas telenovelas América, Amor à Vida e Babilônia (2005-2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182267 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado propõe discutir as representações da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo e sua recepção, sendo o corpus da pesquisa três telenovelas que foram exibidas no horário das nove: América (2005), Amor à Vida (2014) e Babilônia (2015). A delimitação do objeto de estudo se explica pelo fato de essas produções terem sido exibidas num período em que a emissora em questão naturalizou e inovou o modo como as representações ficcionais de gays e lésbicas vinham sendo feitas até então, passando a exibir cenas de beijos, troca de carinhos e até mesmo de sexo entre personagens do mesmo gênero. O tema percorre a trajetória da própria teledramaturgia na TV, a qual teve início, no Brasil, em 1951, com a telenovela Sua Vida me Pertence, produzida e exibida pela TV Tupi. Inicialmente, as tramas eram exibidas em poucos capítulos de curta duração e trazia, em seu enredo, adaptações de narrativas de origem cubana, sendo, em sua maioria, dramalhões que se passavam em países longínquos, com personagens atípicos, inspirados em antigas civilizações. Em 1968, com a telenovela Beto Rockfeller, produzida e exibida pela TV Tupi, ocorre uma ruptura no estilo da produção de telenovelas. É nesse momento que a teledramaturgia brasileira ganha novos tons e se aproxima da realidade da nossa gente, trazendo para a ficção elementos naturalistas no enredo, com personagens mais próximos ao estilo de vida do telespectador, com diálogos coloquiais, com cenas externas, com representações de problemas sociais que ocorriam na sociedade brasileira. É justamente nesse período que a representação da homossexualidade conquista seu espaço, começando timidamente com personagens secundários, de pouca relevância e, na maioria das vezes, marginalizados até chegar ao status de protagonista. Além das tramas citadas, para tal análise, a pesquisa discute como uma pequena parcela do público homossexual, moradores de Jacarezinho, no Paraná, reagiram diante de tais representações, para assim compreendermos os significados coletivos e individuais ocasionados em decorrência da teleficção. Como suporte teórico, utilizamos as teorias do historiador Roger Chartier (1988), do historiador oral Alessandro Portelli (2010) e do psicólogo social Sérge Moscovici (2015), os quais serviram de base para fazermos o uso apropriado dos conceitos representação e representações sociais, respectivamente. Em suma, a pesquisa em questão intenciona explicar como transcorreu e quais foram os desdobramentos das representações da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo. Da mesma forma que objetiva compreender como se deu a recepção de parte dessas representações, a partir da ótica de um seleto grupo de homossexuais. |
id |
UNSP_8819b10217c7f6cc1e8ef4bf0742fcf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/182267 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Representações e recepção da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo nas telenovelas América, Amor à Vida e Babilônia (2005-2015)Representations and reception of homosexuality in TV Globo's teledramaturgy in the soap operas America, Love Life and Babylon (2005-2015)TelenovelaRepresentaçõesHomossexualidadeRecepçãoA presente dissertação de mestrado propõe discutir as representações da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo e sua recepção, sendo o corpus da pesquisa três telenovelas que foram exibidas no horário das nove: América (2005), Amor à Vida (2014) e Babilônia (2015). A delimitação do objeto de estudo se explica pelo fato de essas produções terem sido exibidas num período em que a emissora em questão naturalizou e inovou o modo como as representações ficcionais de gays e lésbicas vinham sendo feitas até então, passando a exibir cenas de beijos, troca de carinhos e até mesmo de sexo entre personagens do mesmo gênero. O tema percorre a trajetória da própria teledramaturgia na TV, a qual teve início, no Brasil, em 1951, com a telenovela Sua Vida me Pertence, produzida e exibida pela TV Tupi. Inicialmente, as tramas eram exibidas em poucos capítulos de curta duração e trazia, em seu enredo, adaptações de narrativas de origem cubana, sendo, em sua maioria, dramalhões que se passavam em países longínquos, com personagens atípicos, inspirados em antigas civilizações. Em 1968, com a telenovela Beto Rockfeller, produzida e exibida pela TV Tupi, ocorre uma ruptura no estilo da produção de telenovelas. É nesse momento que a teledramaturgia brasileira ganha novos tons e se aproxima da realidade da nossa gente, trazendo para a ficção elementos naturalistas no enredo, com personagens mais próximos ao estilo de vida do telespectador, com diálogos coloquiais, com cenas externas, com representações de problemas sociais que ocorriam na sociedade brasileira. É justamente nesse período que a representação da homossexualidade conquista seu espaço, começando timidamente com personagens secundários, de pouca relevância e, na maioria das vezes, marginalizados até chegar ao status de protagonista. Além das tramas citadas, para tal análise, a pesquisa discute como uma pequena parcela do público homossexual, moradores de Jacarezinho, no Paraná, reagiram diante de tais representações, para assim compreendermos os significados coletivos e individuais ocasionados em decorrência da teleficção. Como suporte teórico, utilizamos as teorias do historiador Roger Chartier (1988), do historiador oral Alessandro Portelli (2010) e do psicólogo social Sérge Moscovici (2015), os quais serviram de base para fazermos o uso apropriado dos conceitos representação e representações sociais, respectivamente. Em suma, a pesquisa em questão intenciona explicar como transcorreu e quais foram os desdobramentos das representações da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo. Da mesma forma que objetiva compreender como se deu a recepção de parte dessas representações, a partir da ótica de um seleto grupo de homossexuais.The present máster degree dissertation propose to discuss the representation of homosexuality in TV Globo’s teledramaturgy and its conception. The center of the research are 3 soap operas which was broadcasted at 9 o clock: America (2005), Love for Life (2014) and Babylon (2015). The delimitation of the object of study explain itself because this productions were broadcasted in a period in which TV Globo naturalized and innovated the manner how gays and lesbians fiction representation had been done so far and started to broadcast scene of exchange of affection, kisses and sex between same sex couple. The theme tells the trajectory of the own dramaturgy on TV which began in Brasil in 1951 when was broadcasted the soap opera Your life belongs to me produced and broadcasted by TV Tupi. Initially, the history was broadcasted in short chapters and brought in its plot adaptations of history of Cuban origin being the majority of the chapters telling about drama whose histories happened in distant countries with atypical characters inspired in old cvilizations. In 1968 the soap opera Beto Rockfeller produced and broadcasted by TV Tupi cause a break in the style of production of soap operas. It is in this moment when the brazilian dramaturgy gets near of the brazilian reality bringing to fiction naturalist elements of the plot with characters near to the life style of viewers with colloquial dialogue with external scenes and representation of social problem who happened in brazilian society. It is in this period when the representation of homossexuality conquers its space beginning very timidly with second class characters of very little relevance and the most of times marginalized until gets the status of protagonist. Besides the soap operas mentioned for analysis, the research discuss with a little part of homosexual public, habitants of Jacarezinho in the state of Parana in Brazil reacted when suck productions were broadcasted. It show us the collective and individual meaning of a telefiction. As a teoric support we used the theories of historian Roger Chartier (1988), oral historian Alessandro Portelli (2010) and the antropologist Sérge Moscovici (2015), which served as base to use properly the concepts of representation and social representation respectively. The research try to explain how happened and how TV Globo treated the representation of homosexuality in its dramaturgy. In the same way try to understand how happened the reception of part of this representation in the eyes of a selected group of LGBT people.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Zélia Lopes da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Jéfferson Luiz Balbino Lourenço da2019-06-10T23:48:38Z2019-06-10T23:48:38Z2019-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18226700091753833004048018P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-17T13:05:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182267Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:36:12.914450Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações e recepção da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo nas telenovelas América, Amor à Vida e Babilônia (2005-2015) Representations and reception of homosexuality in TV Globo's teledramaturgy in the soap operas America, Love Life and Babylon (2005-2015) |
title |
Representações e recepção da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo nas telenovelas América, Amor à Vida e Babilônia (2005-2015) |
spellingShingle |
Representações e recepção da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo nas telenovelas América, Amor à Vida e Babilônia (2005-2015) Silva, Jéfferson Luiz Balbino Lourenço da Telenovela Representações Homossexualidade Recepção |
title_short |
Representações e recepção da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo nas telenovelas América, Amor à Vida e Babilônia (2005-2015) |
title_full |
Representações e recepção da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo nas telenovelas América, Amor à Vida e Babilônia (2005-2015) |
title_fullStr |
Representações e recepção da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo nas telenovelas América, Amor à Vida e Babilônia (2005-2015) |
title_full_unstemmed |
Representações e recepção da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo nas telenovelas América, Amor à Vida e Babilônia (2005-2015) |
title_sort |
Representações e recepção da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo nas telenovelas América, Amor à Vida e Babilônia (2005-2015) |
author |
Silva, Jéfferson Luiz Balbino Lourenço da |
author_facet |
Silva, Jéfferson Luiz Balbino Lourenço da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Zélia Lopes da [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jéfferson Luiz Balbino Lourenço da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telenovela Representações Homossexualidade Recepção |
topic |
Telenovela Representações Homossexualidade Recepção |
description |
A presente dissertação de mestrado propõe discutir as representações da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo e sua recepção, sendo o corpus da pesquisa três telenovelas que foram exibidas no horário das nove: América (2005), Amor à Vida (2014) e Babilônia (2015). A delimitação do objeto de estudo se explica pelo fato de essas produções terem sido exibidas num período em que a emissora em questão naturalizou e inovou o modo como as representações ficcionais de gays e lésbicas vinham sendo feitas até então, passando a exibir cenas de beijos, troca de carinhos e até mesmo de sexo entre personagens do mesmo gênero. O tema percorre a trajetória da própria teledramaturgia na TV, a qual teve início, no Brasil, em 1951, com a telenovela Sua Vida me Pertence, produzida e exibida pela TV Tupi. Inicialmente, as tramas eram exibidas em poucos capítulos de curta duração e trazia, em seu enredo, adaptações de narrativas de origem cubana, sendo, em sua maioria, dramalhões que se passavam em países longínquos, com personagens atípicos, inspirados em antigas civilizações. Em 1968, com a telenovela Beto Rockfeller, produzida e exibida pela TV Tupi, ocorre uma ruptura no estilo da produção de telenovelas. É nesse momento que a teledramaturgia brasileira ganha novos tons e se aproxima da realidade da nossa gente, trazendo para a ficção elementos naturalistas no enredo, com personagens mais próximos ao estilo de vida do telespectador, com diálogos coloquiais, com cenas externas, com representações de problemas sociais que ocorriam na sociedade brasileira. É justamente nesse período que a representação da homossexualidade conquista seu espaço, começando timidamente com personagens secundários, de pouca relevância e, na maioria das vezes, marginalizados até chegar ao status de protagonista. Além das tramas citadas, para tal análise, a pesquisa discute como uma pequena parcela do público homossexual, moradores de Jacarezinho, no Paraná, reagiram diante de tais representações, para assim compreendermos os significados coletivos e individuais ocasionados em decorrência da teleficção. Como suporte teórico, utilizamos as teorias do historiador Roger Chartier (1988), do historiador oral Alessandro Portelli (2010) e do psicólogo social Sérge Moscovici (2015), os quais serviram de base para fazermos o uso apropriado dos conceitos representação e representações sociais, respectivamente. Em suma, a pesquisa em questão intenciona explicar como transcorreu e quais foram os desdobramentos das representações da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo. Da mesma forma que objetiva compreender como se deu a recepção de parte dessas representações, a partir da ótica de um seleto grupo de homossexuais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-10T23:48:38Z 2019-06-10T23:48:38Z 2019-04-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/182267 000917538 33004048018P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/182267 |
identifier_str_mv |
000917538 33004048018P5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128385693515776 |