O desenvolvimento de um clube de leitura sobre o processo gerencial: subsídio para o gerenciamento baseado em evidência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Viviana Carolina Oyan de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153070
Resumo: RESUMO O objetivo desse estudo é desenvolver um ambiente de aprendizagem para discussão de temas com enfoque nos componentes que possibilitam o Gerenciamento e a Prática baseados em Evidência junto aos gerentes de Enfermagem de unidades hospitalares. O método é a pesquisaação, apoiada em encontros denominados journalclub, ou clube de leitura, meio empregado para a coleta de dados com a participação de enfermeiros em posição gerencial. Tem a finalidade de fomentar discussões e sensibilização para pesquisa científica em um processo educativo sobre gerenciamento baseado em evidências. A técnica de grupo focal foi utilizada para apreender, na perspectiva dos participantes, o significado do processo educativo e as possibilidades de transformação da prática gerencial. Os encontros foram gravados e os discursos transcritos e codificados com ajuda do NVivo9 software© QRS International. Os dados foram analisados considerando o diagrama proposto para a pesquisa-ação: Planejamento, Desenvolvimento, Descrição e Avaliação do Processo Educativo adotando-se a análise de conteúdo conforme referencial de Graneheim e Lundman. Os resultados revelaram os temas que interferem no Gerenciamento Baseado em Evidências. No tema, Aspectos referentes à organização, os subtemas foram: planejamento, processo de trabalho, estrutura e gestão de pessoas. No tema, Aspectos referentes à equipe, foram desvelados os subtemas: autonomia, comportamento/atitude, sensibilização e problemas sociais. Este estudo mostrou a abrangência de temas que o clube de leitura como estratégia pode abordar em relação ao gerenciamento e o quanto o embasamento científico é importante no cotidiano dos gerentes de enfermagem para melhorar a qualidade da assistência e a capacidade do gerenciamento baseado em evidências.
id UNSP_8851eb0e3496c26a37d11bca9510eab5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153070
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O desenvolvimento de um clube de leitura sobre o processo gerencial: subsídio para o gerenciamento baseado em evidênciaThe development of a reading club on the managerial process: an aid for evidence-based managementenfermagem baseada em evidênciapesquisa em enfermagemeducação continuada em enfermagemgerenciamento da prática profissionalNursing evidence-basedNursing researchprofessional practice managementcontinuing education in NursingRESUMO O objetivo desse estudo é desenvolver um ambiente de aprendizagem para discussão de temas com enfoque nos componentes que possibilitam o Gerenciamento e a Prática baseados em Evidência junto aos gerentes de Enfermagem de unidades hospitalares. O método é a pesquisaação, apoiada em encontros denominados journalclub, ou clube de leitura, meio empregado para a coleta de dados com a participação de enfermeiros em posição gerencial. Tem a finalidade de fomentar discussões e sensibilização para pesquisa científica em um processo educativo sobre gerenciamento baseado em evidências. A técnica de grupo focal foi utilizada para apreender, na perspectiva dos participantes, o significado do processo educativo e as possibilidades de transformação da prática gerencial. Os encontros foram gravados e os discursos transcritos e codificados com ajuda do NVivo9 software© QRS International. Os dados foram analisados considerando o diagrama proposto para a pesquisa-ação: Planejamento, Desenvolvimento, Descrição e Avaliação do Processo Educativo adotando-se a análise de conteúdo conforme referencial de Graneheim e Lundman. Os resultados revelaram os temas que interferem no Gerenciamento Baseado em Evidências. No tema, Aspectos referentes à organização, os subtemas foram: planejamento, processo de trabalho, estrutura e gestão de pessoas. No tema, Aspectos referentes à equipe, foram desvelados os subtemas: autonomia, comportamento/atitude, sensibilização e problemas sociais. Este estudo mostrou a abrangência de temas que o clube de leitura como estratégia pode abordar em relação ao gerenciamento e o quanto o embasamento científico é importante no cotidiano dos gerentes de enfermagem para melhorar a qualidade da assistência e a capacidade do gerenciamento baseado em evidências.ABSTRACT The purpose of this project is to develop a learning environment to discuss the issues based on management concept of hospital device management systems. The method is an action research, through a strategy of meetings called Journal Club, a methodology used for data collection with a participation of nurses in managerial position, aiming to discussions and sensitization for scientific research in an educational process about evidence-based management. The focus group technique was used to understand from the perspective of the participants the meaning of the educational process and the possibilities of transformation of the managerial practice. The meetings were recorded and the speeches were transcribed and decoded with the help of NVivo 9 QRS International software. The data were analyzed considering the proposed diagram for action research: Planning, Development, Delimitation and Evaluation of the Educational Process, adopting a content analysis according to Graneheim and Lundman. The results revealed the issues that interfere with evidence-based management. In the theme, Aspects related to the organization, the sub-themes were: planning, work process, structure and people management. The theme, Aspects referring to the team, revealed the sub-themes: autonomy, behavior / attitude, sensitization and social problems. This study showed the scope of topics that the reading club as a strategy can address in relation to management and how much the scientific background is important in the daily routine of nursing managers to improve the quality of care and the capacity of evidence-based management.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spiri, Wilza Carla [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Viviana Carolina Oyan de2018-03-19T11:47:29Z2018-03-19T11:47:29Z2018-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15307000089842233004064085P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-02T18:08:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153070Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-02T18:08:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de um clube de leitura sobre o processo gerencial: subsídio para o gerenciamento baseado em evidência
The development of a reading club on the managerial process: an aid for evidence-based management
title O desenvolvimento de um clube de leitura sobre o processo gerencial: subsídio para o gerenciamento baseado em evidência
spellingShingle O desenvolvimento de um clube de leitura sobre o processo gerencial: subsídio para o gerenciamento baseado em evidência
Moraes, Viviana Carolina Oyan de
enfermagem baseada em evidência
pesquisa em enfermagem
educação continuada em enfermagem
gerenciamento da prática profissional
Nursing evidence-based
Nursing research
professional practice management
continuing education in Nursing
title_short O desenvolvimento de um clube de leitura sobre o processo gerencial: subsídio para o gerenciamento baseado em evidência
title_full O desenvolvimento de um clube de leitura sobre o processo gerencial: subsídio para o gerenciamento baseado em evidência
title_fullStr O desenvolvimento de um clube de leitura sobre o processo gerencial: subsídio para o gerenciamento baseado em evidência
title_full_unstemmed O desenvolvimento de um clube de leitura sobre o processo gerencial: subsídio para o gerenciamento baseado em evidência
title_sort O desenvolvimento de um clube de leitura sobre o processo gerencial: subsídio para o gerenciamento baseado em evidência
author Moraes, Viviana Carolina Oyan de
author_facet Moraes, Viviana Carolina Oyan de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spiri, Wilza Carla [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Viviana Carolina Oyan de
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem baseada em evidência
pesquisa em enfermagem
educação continuada em enfermagem
gerenciamento da prática profissional
Nursing evidence-based
Nursing research
professional practice management
continuing education in Nursing
topic enfermagem baseada em evidência
pesquisa em enfermagem
educação continuada em enfermagem
gerenciamento da prática profissional
Nursing evidence-based
Nursing research
professional practice management
continuing education in Nursing
description RESUMO O objetivo desse estudo é desenvolver um ambiente de aprendizagem para discussão de temas com enfoque nos componentes que possibilitam o Gerenciamento e a Prática baseados em Evidência junto aos gerentes de Enfermagem de unidades hospitalares. O método é a pesquisaação, apoiada em encontros denominados journalclub, ou clube de leitura, meio empregado para a coleta de dados com a participação de enfermeiros em posição gerencial. Tem a finalidade de fomentar discussões e sensibilização para pesquisa científica em um processo educativo sobre gerenciamento baseado em evidências. A técnica de grupo focal foi utilizada para apreender, na perspectiva dos participantes, o significado do processo educativo e as possibilidades de transformação da prática gerencial. Os encontros foram gravados e os discursos transcritos e codificados com ajuda do NVivo9 software© QRS International. Os dados foram analisados considerando o diagrama proposto para a pesquisa-ação: Planejamento, Desenvolvimento, Descrição e Avaliação do Processo Educativo adotando-se a análise de conteúdo conforme referencial de Graneheim e Lundman. Os resultados revelaram os temas que interferem no Gerenciamento Baseado em Evidências. No tema, Aspectos referentes à organização, os subtemas foram: planejamento, processo de trabalho, estrutura e gestão de pessoas. No tema, Aspectos referentes à equipe, foram desvelados os subtemas: autonomia, comportamento/atitude, sensibilização e problemas sociais. Este estudo mostrou a abrangência de temas que o clube de leitura como estratégia pode abordar em relação ao gerenciamento e o quanto o embasamento científico é importante no cotidiano dos gerentes de enfermagem para melhorar a qualidade da assistência e a capacidade do gerenciamento baseado em evidências.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-19T11:47:29Z
2018-03-19T11:47:29Z
2018-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153070
000898422
33004064085P5
url http://hdl.handle.net/11449/153070
identifier_str_mv 000898422
33004064085P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021411679371264