Design estratégico aplicado ao setor privado: uma análise da percepção dos profissionais de design com experiência no desenvolvimento de projetos para grandes marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boni, Claudio Roberto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237200
Resumo: Os estudos acerca do design estratégico são escassos no mundo todo, principalmente no meio empresarial. No Brasil, o termo é pouco conhecido pelas empresas e até mesmo pelos profissionais da área, mesmo o país tendo grandes escritórios e consultorias de design, com projetos desenvolvidos para grandes marcas. Com isso, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a forma como o design estratégico é percebido por experientes profissionais da área do design. Para tal, foi realizada uma pesquisa com profissionais com larga experiência no desenvolvimento de projetos de design para grandes corporações do setor privado, e, a partir das suas contribuições, foi realizada uma análise temática de conteúdo. Além disso, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sistemática, somada a uma assistemática, para que se obtivesse maior entendimento sobre os princípios e conceitos relacionados ao design estratégico. Percebe-se que o design estratégico não é um campo claro e objetivo para os entrevistados, mesmo eles apresentando abordagens alinhadas às trazidas pela literatura. De modo geral, o design estratégico, para eles, é o design que tem maior diálogo com os objetivos do negócio para ser estratégico, deixando de ser apenas uma área de projetos de menor porte.
id UNSP_8895574bf813ad88a8196db9b3ffc369
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237200
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Design estratégico aplicado ao setor privado: uma análise da percepção dos profissionais de design com experiência no desenvolvimento de projetos para grandes marcasStrategic design applied to the private sector: an analysis of the perception of design professionals with experience developing projects for great brandsDesign estratégicoSetor privadoProfissionais de designBrasilPercepçãoStrategic designPrivate sectorDesign professionalsPerceptionOs estudos acerca do design estratégico são escassos no mundo todo, principalmente no meio empresarial. No Brasil, o termo é pouco conhecido pelas empresas e até mesmo pelos profissionais da área, mesmo o país tendo grandes escritórios e consultorias de design, com projetos desenvolvidos para grandes marcas. Com isso, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a forma como o design estratégico é percebido por experientes profissionais da área do design. Para tal, foi realizada uma pesquisa com profissionais com larga experiência no desenvolvimento de projetos de design para grandes corporações do setor privado, e, a partir das suas contribuições, foi realizada uma análise temática de conteúdo. Além disso, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sistemática, somada a uma assistemática, para que se obtivesse maior entendimento sobre os princípios e conceitos relacionados ao design estratégico. Percebe-se que o design estratégico não é um campo claro e objetivo para os entrevistados, mesmo eles apresentando abordagens alinhadas às trazidas pela literatura. De modo geral, o design estratégico, para eles, é o design que tem maior diálogo com os objetivos do negócio para ser estratégico, deixando de ser apenas uma área de projetos de menor porte.There are not many studies about strategic design around the world, mainly in the business area. In Brazil, the term is almost unknown to the companies and a lot of design professionals, even many design offices being based in the country, with projects developed for big brands. Therefore, this research aims to analyze the way that strategic design is understood by design professionals. For this, it was made field research with professionals very experienced in design projects developed in big companies in the private sector. And the collected data were analyzed by using content thematic analysis. Besides this, it was developed systematic and unsystematic bibliographic research to obtain more knowledge about the principles and concepts related to strategic design. It has been noticed that the strategic design is not so clear and objective for the interviewed as a term, even though they know the best practices compared with the literature. Ultimately, for them, to be bigger than a design project area in a company, the design of strategies must have more dialogue with business objectives to be strategic.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Landim, Paula da Cruz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Boni, Claudio Roberto2022-10-25T11:08:06Z2022-10-25T11:08:06Z2022-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23720033004056082P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:32:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237200Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T14:32:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Design estratégico aplicado ao setor privado: uma análise da percepção dos profissionais de design com experiência no desenvolvimento de projetos para grandes marcas
Strategic design applied to the private sector: an analysis of the perception of design professionals with experience developing projects for great brands
title Design estratégico aplicado ao setor privado: uma análise da percepção dos profissionais de design com experiência no desenvolvimento de projetos para grandes marcas
spellingShingle Design estratégico aplicado ao setor privado: uma análise da percepção dos profissionais de design com experiência no desenvolvimento de projetos para grandes marcas
Boni, Claudio Roberto
Design estratégico
Setor privado
Profissionais de design
Brasil
Percepção
Strategic design
Private sector
Design professionals
Perception
title_short Design estratégico aplicado ao setor privado: uma análise da percepção dos profissionais de design com experiência no desenvolvimento de projetos para grandes marcas
title_full Design estratégico aplicado ao setor privado: uma análise da percepção dos profissionais de design com experiência no desenvolvimento de projetos para grandes marcas
title_fullStr Design estratégico aplicado ao setor privado: uma análise da percepção dos profissionais de design com experiência no desenvolvimento de projetos para grandes marcas
title_full_unstemmed Design estratégico aplicado ao setor privado: uma análise da percepção dos profissionais de design com experiência no desenvolvimento de projetos para grandes marcas
title_sort Design estratégico aplicado ao setor privado: uma análise da percepção dos profissionais de design com experiência no desenvolvimento de projetos para grandes marcas
author Boni, Claudio Roberto
author_facet Boni, Claudio Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Landim, Paula da Cruz [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Boni, Claudio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Design estratégico
Setor privado
Profissionais de design
Brasil
Percepção
Strategic design
Private sector
Design professionals
Perception
topic Design estratégico
Setor privado
Profissionais de design
Brasil
Percepção
Strategic design
Private sector
Design professionals
Perception
description Os estudos acerca do design estratégico são escassos no mundo todo, principalmente no meio empresarial. No Brasil, o termo é pouco conhecido pelas empresas e até mesmo pelos profissionais da área, mesmo o país tendo grandes escritórios e consultorias de design, com projetos desenvolvidos para grandes marcas. Com isso, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a forma como o design estratégico é percebido por experientes profissionais da área do design. Para tal, foi realizada uma pesquisa com profissionais com larga experiência no desenvolvimento de projetos de design para grandes corporações do setor privado, e, a partir das suas contribuições, foi realizada uma análise temática de conteúdo. Além disso, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sistemática, somada a uma assistemática, para que se obtivesse maior entendimento sobre os princípios e conceitos relacionados ao design estratégico. Percebe-se que o design estratégico não é um campo claro e objetivo para os entrevistados, mesmo eles apresentando abordagens alinhadas às trazidas pela literatura. De modo geral, o design estratégico, para eles, é o design que tem maior diálogo com os objetivos do negócio para ser estratégico, deixando de ser apenas uma área de projetos de menor porte.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-25T11:08:06Z
2022-10-25T11:08:06Z
2022-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237200
33004056082P0
url http://hdl.handle.net/11449/237200
identifier_str_mv 33004056082P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046716447916032