Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP], Nicácio, Rosemary Trabold
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/issue/view/422
http://hdl.handle.net/11449/127044
Resumo: This article presents a study about the reading/formation of readers in the public school of São Paulo. To make this study the most present material in the school and the activities proposed in them are analized. What it is intended is to show that, many times, the difficulties of reading presented by the students in the external evaluations may be resulting from the kind of reading practiced in the scholar institution.
id UNSP_88c00aee0e19efcb97bbd2be19da0f52
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127044
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulistaIs it possible to learn how to read? a study about the learning of reading in the public schoolReadingSchoolDidactic materialsLeituraEscolaMaterial didáticoThis article presents a study about the reading/formation of readers in the public school of São Paulo. To make this study the most present material in the school and the activities proposed in them are analized. What it is intended is to show that, many times, the difficulties of reading presented by the students in the external evaluations may be resulting from the kind of reading practiced in the scholar institution.Este artigo apresenta um estudo a respeito da leitura/formação de leitores na escola pública paulista. Para realizar este estudo são analisados os materiais didáticos mais presentes na escola e as atividades neles propostas. O que se pretende mostrar é que, muitas vezes, as dificuldades de leitura apresentadas pelos alunos nas avaliações externas podem ser decorrentes do tipo de leitura praticada na instituição escolar.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antonio, 2100, Jardim Universitário, CEP 19808-173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antonio, 2100, Jardim Universitário, CEP 19808-173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO)Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP]Nicácio, Rosemary Trabold2015-08-21T17:53:47Z2015-08-21T17:53:47Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article147-160http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/issue/view/422Revista Todas as Letras, v. 16, n. 2, p. 147-160, 2014.1980-6914http://hdl.handle.net/11449/12704410.15529/1980-6914/letras.v16n2p149-16207346506281546870000-0002-7688-8486Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Todas as Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127044Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:31:46.330707Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista
Is it possible to learn how to read? a study about the learning of reading in the public school
title Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista
spellingShingle Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista
Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Reading
School
Didactic materials
Leitura
Escola
Material didático
title_short Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista
title_full Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista
title_fullStr Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista
title_full_unstemmed Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista
title_sort Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista
author Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
author_facet Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP]
Nicácio, Rosemary Trabold
author_role author
author2 Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP]
Nicácio, Rosemary Trabold
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP]
Nicácio, Rosemary Trabold
dc.subject.por.fl_str_mv Reading
School
Didactic materials
Leitura
Escola
Material didático
topic Reading
School
Didactic materials
Leitura
Escola
Material didático
description This article presents a study about the reading/formation of readers in the public school of São Paulo. To make this study the most present material in the school and the activities proposed in them are analized. What it is intended is to show that, many times, the difficulties of reading presented by the students in the external evaluations may be resulting from the kind of reading practiced in the scholar institution.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-08-21T17:53:47Z
2015-08-21T17:53:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/issue/view/422
Revista Todas as Letras, v. 16, n. 2, p. 147-160, 2014.
1980-6914
http://hdl.handle.net/11449/127044
10.15529/1980-6914/letras.v16n2p149-162
0734650628154687
0000-0002-7688-8486
url http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/issue/view/422
http://hdl.handle.net/11449/127044
identifier_str_mv Revista Todas as Letras, v. 16, n. 2, p. 147-160, 2014.
1980-6914
10.15529/1980-6914/letras.v16n2p149-162
0734650628154687
0000-0002-7688-8486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Todas as Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147-160
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129331652722688