Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/issue/view/422 http://hdl.handle.net/11449/127044 |
Resumo: | This article presents a study about the reading/formation of readers in the public school of São Paulo. To make this study the most present material in the school and the activities proposed in them are analized. What it is intended is to show that, many times, the difficulties of reading presented by the students in the external evaluations may be resulting from the kind of reading practiced in the scholar institution. |
id |
UNSP_88c00aee0e19efcb97bbd2be19da0f52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/127044 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulistaIs it possible to learn how to read? a study about the learning of reading in the public schoolReadingSchoolDidactic materialsLeituraEscolaMaterial didáticoThis article presents a study about the reading/formation of readers in the public school of São Paulo. To make this study the most present material in the school and the activities proposed in them are analized. What it is intended is to show that, many times, the difficulties of reading presented by the students in the external evaluations may be resulting from the kind of reading practiced in the scholar institution.Este artigo apresenta um estudo a respeito da leitura/formação de leitores na escola pública paulista. Para realizar este estudo são analisados os materiais didáticos mais presentes na escola e as atividades neles propostas. O que se pretende mostrar é que, muitas vezes, as dificuldades de leitura apresentadas pelos alunos nas avaliações externas podem ser decorrentes do tipo de leitura praticada na instituição escolar.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antonio, 2100, Jardim Universitário, CEP 19808-173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antonio, 2100, Jardim Universitário, CEP 19808-173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO)Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP]Nicácio, Rosemary Trabold2015-08-21T17:53:47Z2015-08-21T17:53:47Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article147-160http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/issue/view/422Revista Todas as Letras, v. 16, n. 2, p. 147-160, 2014.1980-6914http://hdl.handle.net/11449/12704410.15529/1980-6914/letras.v16n2p149-16207346506281546870000-0002-7688-8486Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Todas as Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127044Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:31:46.330707Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista Is it possible to learn how to read? a study about the learning of reading in the public school |
title |
Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista |
spellingShingle |
Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP] Reading School Didactic materials Leitura Escola Material didático |
title_short |
Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista |
title_full |
Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista |
title_fullStr |
Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista |
title_full_unstemmed |
Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista |
title_sort |
Aprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista |
author |
Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP] |
author_facet |
Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP] Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP] Nicácio, Rosemary Trabold |
author_role |
author |
author2 |
Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP] Nicácio, Rosemary Trabold |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP] Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP] Nicácio, Rosemary Trabold |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reading School Didactic materials Leitura Escola Material didático |
topic |
Reading School Didactic materials Leitura Escola Material didático |
description |
This article presents a study about the reading/formation of readers in the public school of São Paulo. To make this study the most present material in the school and the activities proposed in them are analized. What it is intended is to show that, many times, the difficulties of reading presented by the students in the external evaluations may be resulting from the kind of reading practiced in the scholar institution. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-08-21T17:53:47Z 2015-08-21T17:53:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/issue/view/422 Revista Todas as Letras, v. 16, n. 2, p. 147-160, 2014. 1980-6914 http://hdl.handle.net/11449/127044 10.15529/1980-6914/letras.v16n2p149-162 0734650628154687 0000-0002-7688-8486 |
url |
http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/issue/view/422 http://hdl.handle.net/11449/127044 |
identifier_str_mv |
Revista Todas as Letras, v. 16, n. 2, p. 147-160, 2014. 1980-6914 10.15529/1980-6914/letras.v16n2p149-162 0734650628154687 0000-0002-7688-8486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Todas as Letras |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
147-160 |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129331652722688 |