Envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da web 2.0: um estudo de caso na indústria automobilística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazini, Sergio Ricardo [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92976
Resumo: Atualmente as organizações estão inseridas em um ambiente de competição, no qual a inovação se torna fator essencial para obtenção de vantagens competitivas. A busca por fontes externas de conhecimento, capazes de contribuir com o processo de inovação vem se tornando uma constante entre as organizações e um dos principais atores envolvidos nessa busca são os usuários que frequentemente desempenham um papel importante no desenvolvimento de novos produtos. A presente pesquisa tem por objetivo central desenvolver uma proposta de estrutura para análise do envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da Web 2.0. O método de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, realizado em uma empresa do setor automobilístico que desenvolveu um projeto de construção de um carro conceito envolvendo os usuários por meio da Web 2.0. O estudo de caso apresentado foi analisado segundo a proposta de estrutura para análise desenvolvida na pesquisa. Os resultados obtidos demonstram que os usuários podem contribuir não somente com a geração de idéias, bem como com seu envolvimento no processo de inovação, dependendo de quais etapas do processo de desenvolvimento do novo produto eles participarão. Além disso, nota-se que, cada vez mais, a utilização dos recursos virtuais para o envolvimento desses usuários, sua participação e colaboração são fatores essenciais nesse processo
id UNSP_88d16f3b854b8e4c501ccfd993fa1438
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92976
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da web 2.0: um estudo de caso na indústria automobilísticaDesenvolvimento organizacionalWeb 2.0 - Innovation processAtualmente as organizações estão inseridas em um ambiente de competição, no qual a inovação se torna fator essencial para obtenção de vantagens competitivas. A busca por fontes externas de conhecimento, capazes de contribuir com o processo de inovação vem se tornando uma constante entre as organizações e um dos principais atores envolvidos nessa busca são os usuários que frequentemente desempenham um papel importante no desenvolvimento de novos produtos. A presente pesquisa tem por objetivo central desenvolver uma proposta de estrutura para análise do envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da Web 2.0. O método de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, realizado em uma empresa do setor automobilístico que desenvolveu um projeto de construção de um carro conceito envolvendo os usuários por meio da Web 2.0. O estudo de caso apresentado foi analisado segundo a proposta de estrutura para análise desenvolvida na pesquisa. Os resultados obtidos demonstram que os usuários podem contribuir não somente com a geração de idéias, bem como com seu envolvimento no processo de inovação, dependendo de quais etapas do processo de desenvolvimento do novo produto eles participarão. Além disso, nota-se que, cada vez mais, a utilização dos recursos virtuais para o envolvimento desses usuários, sua participação e colaboração são fatores essenciais nesse processoNowadays, the organizations are inserted into extremely competitive environments, in which innovations becomes essential to the obtainment of competitive advantages. The search for outer sources of Knowledge - capable of contributing to the innovation process - has been presented as an important aspect in the organizations. One of the main actors involved in this search is the user, who frequently performs an important role in the development of new products. Also, a significant share of industrial innovations is directly initiated by requests and needs from users. This research aims to develop a proposal for a central framework for analyzing the involvement of users in the innovation process through Web 2.0. The methodological approach utilized was the case study, performed in a car company, It developed a car construction project involving the users through the We 2.0. The case study was analyzed according to the proposed framework for analysis developed in the research. The results obtained demonstrate that users can not only contribute to the generation of ideas, as well as their involvement in the innovation process, depending on which stages of new product development they participate. Also, note that, increasingly, the use of virtual resources for the involvement of users, their participation and collaboration are key factors in this processCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Júnior, José Alcides Gobbo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mazini, Sergio Ricardo [UNESP]2014-06-11T19:26:15Z2014-06-11T19:26:15Z2011-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis100 p. : il.application/pdfMAZINI, Sergio Ricardo. Envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da web 2.0: um estudo de caso na indústria automobilística. 2011. 100 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/92976000675318mazini_sr_me_bauru.pdf33004056086P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-28T19:04:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92976Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:49:27.214364Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da web 2.0: um estudo de caso na indústria automobilística
title Envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da web 2.0: um estudo de caso na indústria automobilística
spellingShingle Envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da web 2.0: um estudo de caso na indústria automobilística
Mazini, Sergio Ricardo [UNESP]
Desenvolvimento organizacional
Web 2.0 - Innovation process
title_short Envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da web 2.0: um estudo de caso na indústria automobilística
title_full Envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da web 2.0: um estudo de caso na indústria automobilística
title_fullStr Envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da web 2.0: um estudo de caso na indústria automobilística
title_full_unstemmed Envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da web 2.0: um estudo de caso na indústria automobilística
title_sort Envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da web 2.0: um estudo de caso na indústria automobilística
author Mazini, Sergio Ricardo [UNESP]
author_facet Mazini, Sergio Ricardo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júnior, José Alcides Gobbo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazini, Sergio Ricardo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento organizacional
Web 2.0 - Innovation process
topic Desenvolvimento organizacional
Web 2.0 - Innovation process
description Atualmente as organizações estão inseridas em um ambiente de competição, no qual a inovação se torna fator essencial para obtenção de vantagens competitivas. A busca por fontes externas de conhecimento, capazes de contribuir com o processo de inovação vem se tornando uma constante entre as organizações e um dos principais atores envolvidos nessa busca são os usuários que frequentemente desempenham um papel importante no desenvolvimento de novos produtos. A presente pesquisa tem por objetivo central desenvolver uma proposta de estrutura para análise do envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da Web 2.0. O método de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, realizado em uma empresa do setor automobilístico que desenvolveu um projeto de construção de um carro conceito envolvendo os usuários por meio da Web 2.0. O estudo de caso apresentado foi analisado segundo a proposta de estrutura para análise desenvolvida na pesquisa. Os resultados obtidos demonstram que os usuários podem contribuir não somente com a geração de idéias, bem como com seu envolvimento no processo de inovação, dependendo de quais etapas do processo de desenvolvimento do novo produto eles participarão. Além disso, nota-se que, cada vez mais, a utilização dos recursos virtuais para o envolvimento desses usuários, sua participação e colaboração são fatores essenciais nesse processo
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-30
2014-06-11T19:26:15Z
2014-06-11T19:26:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAZINI, Sergio Ricardo. Envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da web 2.0: um estudo de caso na indústria automobilística. 2011. 100 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/92976
000675318
mazini_sr_me_bauru.pdf
33004056086P6
identifier_str_mv MAZINI, Sergio Ricardo. Envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da web 2.0: um estudo de caso na indústria automobilística. 2011. 100 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2011.
000675318
mazini_sr_me_bauru.pdf
33004056086P6
url http://hdl.handle.net/11449/92976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 p. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128567623548928