Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Giselle Sampaio [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/140166
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-13/000865944.pdf
Resumo: This project aims to investigate the competence in organizational communication as a facilitator of the process of generating and managing innovation in micro and small enterprises (MSEs); dom inant segment in the market that, however, still very poor with respect to those identified themes. Part has been assumed that the incorporation of the culture of innovation in key business structure, when backed by an effective system of communication involving all its components, is a strong factor in obtaining crucial competitive advantages for the development of micro and small businesses and their rise in the market. Therefore, we intend to analyze and understand the contemporary scenario of (MSEs), identify obstacles to the development of communicative competence and understand the interaction between innovating and communicating -to contribute with models and practices that utilize the potential of both action towards success and continuous improvement of small businesses. For this, we opted for the implementation of field research in MSEs in Bauru-SP, aiming, in short, to investigate the communication process of the companies surveyed; and identify processes of generating innovation and barriers to the creation of an innovative organizational culture
id UNSP_8909ced1352c6df9b426050649ad5d7c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/140166
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresasPequenas e médias empresasComunicaçãoCompetencia comunicativaDesenvolvimento organizacionalSmall businessThis project aims to investigate the competence in organizational communication as a facilitator of the process of generating and managing innovation in micro and small enterprises (MSEs); dom inant segment in the market that, however, still very poor with respect to those identified themes. Part has been assumed that the incorporation of the culture of innovation in key business structure, when backed by an effective system of communication involving all its components, is a strong factor in obtaining crucial competitive advantages for the development of micro and small businesses and their rise in the market. Therefore, we intend to analyze and understand the contemporary scenario of (MSEs), identify obstacles to the development of communicative competence and understand the interaction between innovating and communicating -to contribute with models and practices that utilize the potential of both action towards success and continuous improvement of small businesses. For this, we opted for the implementation of field research in MSEs in Bauru-SP, aiming, in short, to investigate the communication process of the companies surveyed; and identify processes of generating innovation and barriers to the creation of an innovative organizational cultureO presente estudo se propõe a pesquisar a competência em comunicação organizacional como facilitadora dos processos de geração de inovação e gestão em Micro e pequenas empresas (MPEs); segmento predominante no mercado, porém, ainda bastante carente no que se refere aos temas apontados. Parte-se do pressuposto que a incorporação da cultura de inovação na estrutura fundamental das empresas -quando respaldada por um sistema de comunicação que envolva a todos os seus componentes-constitui um forte fator de obtenção de vantagens competitivas cruciais para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e sua ascensão no mercado. Portanto, pretendeu-se analisar e compreender o cenário contemporâneo das MPEs, identificar obstáculos ao desenvolvimento de competência comunicativa e entender a interação entre inovar e comunicar -a fim de contribuir com modelos e práticas que utilizem o potencial de ambas as ações em prol do sucesso e melhoria contínua das empresas de micro pequeno porte. Para isso, optou-se pela aplicação da pesquisa de campo em MPEs da cidade de Bauru-SP, objetivando, em suma, investigar como se dá o processo de comunicação das empresas pesquisadas; bem como identificar processos de geração de inovação e barreiras à criação de uma cultura organizacional inovadoraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Porém, Maria Eugenia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carneiro, Giselle Sampaio [UNESP]2016-07-01T13:09:38Z2016-07-01T13:09:38Z2016-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARNEIRO, Giselle Sampaio. Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2016.http://hdl.handle.net/11449/140166865944http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-13/000865944.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:19:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140166Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:42:20.765842Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas
title Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas
spellingShingle Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas
Carneiro, Giselle Sampaio [UNESP]
Pequenas e médias empresas
Comunicação
Competencia comunicativa
Desenvolvimento organizacional
Small business
title_short Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas
title_full Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas
title_fullStr Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas
title_full_unstemmed Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas
title_sort Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas
author Carneiro, Giselle Sampaio [UNESP]
author_facet Carneiro, Giselle Sampaio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Porém, Maria Eugenia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Giselle Sampaio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pequenas e médias empresas
Comunicação
Competencia comunicativa
Desenvolvimento organizacional
Small business
topic Pequenas e médias empresas
Comunicação
Competencia comunicativa
Desenvolvimento organizacional
Small business
description This project aims to investigate the competence in organizational communication as a facilitator of the process of generating and managing innovation in micro and small enterprises (MSEs); dom inant segment in the market that, however, still very poor with respect to those identified themes. Part has been assumed that the incorporation of the culture of innovation in key business structure, when backed by an effective system of communication involving all its components, is a strong factor in obtaining crucial competitive advantages for the development of micro and small businesses and their rise in the market. Therefore, we intend to analyze and understand the contemporary scenario of (MSEs), identify obstacles to the development of communicative competence and understand the interaction between innovating and communicating -to contribute with models and practices that utilize the potential of both action towards success and continuous improvement of small businesses. For this, we opted for the implementation of field research in MSEs in Bauru-SP, aiming, in short, to investigate the communication process of the companies surveyed; and identify processes of generating innovation and barriers to the creation of an innovative organizational culture
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-01T13:09:38Z
2016-07-01T13:09:38Z
2016-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEIRO, Giselle Sampaio. Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/140166
865944
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-13/000865944.pdf
identifier_str_mv CARNEIRO, Giselle Sampaio. Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2016.
865944
url http://hdl.handle.net/11449/140166
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-13/000865944.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129349093687296