Educação e sexualidade: a discriminação do público trans no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Périco, Lucas [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204122
Resumo: A sexualidade, em toda sua complexidade, se coloca como elemento fundamental da existência humana. Um dos fatores essenciais de sua vivência é o entendimento acerca do gênero sexual, componente esclarecedor das formas de identificar-se e expressar-se no mundo. Viver nos padrões de gênero é o caminho esperado para a maioria das pessoas, mas nem todas se entendem e encaixam-se dentro das demarcações heterocisnormativas. Nesse sentido, a transexualidade atravessa as barreiras de gênero e permite que as pessoas vivam sua integridade sexual, por meio da forma que acreditam coincidir com suas verdades. Por sua vez, a escola tornou-se um espaço não só de educação formal, mas, muitas vezes, de reprodução e reforço dos estereótipos de gênero, perpetuando padrões, mesmo que subjetivamente. Neste sentido, nesse trabalho objetivou-se identificar e analisar as problemáticas do público trans na região de Araraquara – SP, durante sua vivência escolar, a fim de entender os impactos causados pelos estereótipos de gênero. O método de coleta de dados escolhido foi a entrevista semi-estruturada, pelo fato de haver maior grau de liberdade para que o entrevistado pudesse se expressar, sem que houvesse fuga das informações que se esperou obter. Foram coletadas entrevistas de 8 (oito) pessoas trans, sendo duas delas alunas do Ensino Médio, e 6 (seis) que já concluíram a Educação Básica. Notou-se que a vivência do público trans na escola é traçada por inúmeros problemas, como: a rejeição das pessoas à transexualidade, o desrespeito ao nome social, dificuldade no uso dos banheiros públicos, a violência e processos discriminatórios, a falha da atuação docente e da gestão escolar na promoção da diversidade sexual humana, entre outros. É possível observar um avanço no respeito ao direito das(os) transsexuais, transgêneros e travestis, porém ainda há marginalização dessas pessoas e esse fator afeta diretamente em suas experiências como discentes. Também, a partir desse trabalho, produziu-se um documentário biográfico com o intuito de conscientizar as pessoas acerca da temática.
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Por sua vez, a escola tornou-se um espaço não só de educação formal, mas, muitas vezes, de reprodução e reforço dos estereótipos de gênero, perpetuando padrões, mesmo que subjetivamente. Neste sentido, nesse trabalho objetivou-se identificar e analisar as problemáticas do público trans na região de Araraquara – SP, durante sua vivência escolar, a fim de entender os impactos causados pelos estereótipos de gênero. O método de coleta de dados escolhido foi a entrevista semi-estruturada, pelo fato de haver maior grau de liberdade para que o entrevistado pudesse se expressar, sem que houvesse fuga das informações que se esperou obter. Foram coletadas entrevistas de 8 (oito) pessoas trans, sendo duas delas alunas do Ensino Médio, e 6 (seis) que já concluíram a Educação Básica. Notou-se que a vivência do público trans na escola é traçada por inúmeros problemas, como: a rejeição das pessoas à transexualidade, o desrespeito ao nome social, dificuldade no uso dos banheiros públicos, a violência e processos discriminatórios, a falha da atuação docente e da gestão escolar na promoção da diversidade sexual humana, entre outros. É possível observar um avanço no respeito ao direito das(os) transsexuais, transgêneros e travestis, porém ainda há marginalização dessas pessoas e esse fator afeta diretamente em suas experiências como discentes. Também, a partir desse trabalho, produziu-se um documentário biográfico com o intuito de conscientizar as pessoas acerca da temática.Sexuality, in all its complexity, is a fundamental element of human existence. One of the essential factors of his experience is the understanding of sexual gender, an enlightening component of the ways of identifying and expressing himself in the world. Living by gender standards is the path expected for most people, but not everyone understands and fits within heterocisnormative boundaries. In this sense, transsexuality crosses gender barriers and allows people to live their sexual integrity, through the way they believe they coincide with their truths. In turn, the school has become a space not only for formal education, but often for the reproduction and reinforcement of gender stereotypes, perpetuating patterns, even if subjectively. In this sense, this work aimed to identify and analyze the problems of the trans public in the region of Araraquara - SP, during their school experience, in order to understand the impacts caused by gender stereotypes. The method of data collection chosen was the semi-structured interview, due to the fact that there was a greater degree of freedom so that the interviewee could express himself, without any escape from the information that was expected to be obtained. Interviews were collected from 8 (eight) trans people, two of whom were high school students, and 6 (six) who have already completed Basic Education. It was noted that the experience of the trans public at school is traced by numerous problems, such as: people's rejection of transsexuality, disrespect to the social name, difficulty in using public restrooms, violence and discriminatory processes, the failure of teaching performance and school management in promoting human sexual diversity, among others. It is possible to observe an advance in the respect for the rights of transsexuals, transgenders and transvestites, however there is still marginalization of these people and this factor directly affects their experiences as students. Also, from this work, a biographical documentary was produced in order to make people aware of the theme.La sexualidad, en toda su complejidad, es un elemento fundamental de la existencia humana. Uno de los factores esenciales de su experiencia es la comprensión del género sexual, componente esclarecedor de las formas de identificarse y expresarse en el mundo. Vivir según los estándares de género es el camino esperado para la mayoría de las personas, pero no todos entienden y se ajustan a los límites heterocisnormativos. En este sentido, la transexualidad atraviesa las barreras de género y permite a las personas vivir su integridad sexual, a través de la forma en que creen que coinciden con sus verdades. A su vez, la escuela se ha convertido en un espacio no solo para la educación formal, sino muchas veces para la reproducción y refuerzo de los estereotipos de género, perpetuando patrones, aunque sea de manera subjetiva. En este sentido, este trabajo tuvo como objetivo identificar y analizar la problemática del público trans en la región de Araraquara - SP, durante su experiencia escolar, con el fin de comprender los impactos provocados por los estereotipos de género. El método de recogida de datos elegido fue la entrevista semiestructurada, debido a que existía un mayor grado de libertad para que el entrevistado pudiera expresarse, sin escapatoria a la información que se esperaba obtener. Se recolectaron entrevistas de 8 (ocho) personas trans, dos de las cuales eran estudiantes de secundaria y 6 (seis) que ya completaron la Educación Básica. Se señaló que la experiencia del público trans en la escuela está marcada por numerosos problemas, tales como: el rechazo de las personas a la transexualidad, la falta de respeto al nombre social, la dificultad para usar los baños públicos, la violencia y los procesos discriminatorios, el fracaso del desempeño docente y escolar. gestión en la promoción de la diversidad sexual humana, entre otros. Es posible observar un avance en el respeto a los derechos de las personas transexuales, transgénero y travestis, sin embargo aún existe una marginación de estas personas y este factor incide directamente en sus vivencias como estudiantes. Asimismo, a partir de este trabajo se elaboró ​​un documental biográfico con el fin de sensibilizar a la gente sobre el tema.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ricardo Desidério da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Périco, Lucas [UNESP]2021-03-18T12:48:38Z2021-03-18T12:48:38Z2021-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20412233004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204122Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:47:12.149081Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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