A percepção dos professores sobre o ensino do basquetebol, a participação das meninas e o uso das TICs nas aulas de Educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severino, Cláudio Delunardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191395
Resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar o Basquetebol como conteúdo das aulas de Educação Física e a sua prática por meninas, valendo-se das TICs como contributo constante para as práticas pedagógicas. O estudo consistiu numa análise quanti-qualitativa que se desenvolveu como uma pesquisa de caráter colaborativo na qual foram utilizadas categorias para se verificar como uma opinião se manifesta em relação ao objeto investigado. O procedimento ocorreu a partir de uma coleta de dados realizada por meio de um inquérito por questionário e uma entrevista semiestruturada onde foi traçada a percepção dos professores acerca da prática do Basquetebol por meninas em ambiente escolar. Para a pesquisa, foram selecionados 60 professores de escolas localizadas em Volta Redonda (n=60). Em um segundo momento, as informações resultantes dessa investigação foram disponibilizadas em rede social virtual, no sentido de que fossem oportunizados aos professores subsídios para debates e troca de experiências no que tange ao objeto de estudo. Por fim, o material disponibilizado foi aplicado por 6 professores para uma avaliação quanto à sua aplicabilidade. Após a apresentação e discussão dos resultados, identificou-se que a maioria dos professores entrevistados utiliza o Basquetebol como conteúdo das aulas de Educação Física em uma dimensão procedimental, sendo notória a distinção da participação das aulas entre meninas e meninos. O discurso dos professores apontou para uma falta de clareza quanto à definição dos objetivos a serem alcançados em relação ao desenvolvimento do Basquetebol. Observou-se que esse fato se deve à falta de condições adequadas de trabalho, que envolvem desde o pouco interesse por parte dos alunos até a quantidade/qualidade dos materiais destinados às aulas. Constatou-se que a realidade da Educação Física ainda apresenta características de um modelo baseado no ensino dos esportes de acordo com as concepções subordinadas ao alto rendimento. Dessa forma, há a preocupação com o aprendizado formal da modalidade sem a sua priorização como um conteúdo que contribua para a formação global dos alunos. Mesmo com a crescente participação das mulheres nos esportes e outras atividades físicas, percebem-se ainda, por parte dos alunos, manifestações adversas não somente à presença das meninas nas aulas de Educação Física, mas também acerca de autoconceito e valores. A discriminação em relação às meninas nas aulas de Educação Física demonstra que ainda são marcantes as manifestações vinculadas à construção social alicerçada na diferença entre o masculino e o feminino. No que tange à utilização de um recurso tecnológico como a rede social virtual, esta oportunizou o compartilhamento não somente de informações, mas principalmente a troca de experiências, a interação entre os professores e a criação de um espaço com o intuito de contribuir para que o Basquetebol como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar represente um contributo para o desenvolvimento e o crescimento pessoal para os meninos e meninas.
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O procedimento ocorreu a partir de uma coleta de dados realizada por meio de um inquérito por questionário e uma entrevista semiestruturada onde foi traçada a percepção dos professores acerca da prática do Basquetebol por meninas em ambiente escolar. Para a pesquisa, foram selecionados 60 professores de escolas localizadas em Volta Redonda (n=60). Em um segundo momento, as informações resultantes dessa investigação foram disponibilizadas em rede social virtual, no sentido de que fossem oportunizados aos professores subsídios para debates e troca de experiências no que tange ao objeto de estudo. Por fim, o material disponibilizado foi aplicado por 6 professores para uma avaliação quanto à sua aplicabilidade. Após a apresentação e discussão dos resultados, identificou-se que a maioria dos professores entrevistados utiliza o Basquetebol como conteúdo das aulas de Educação Física em uma dimensão procedimental, sendo notória a distinção da participação das aulas entre meninas e meninos. O discurso dos professores apontou para uma falta de clareza quanto à definição dos objetivos a serem alcançados em relação ao desenvolvimento do Basquetebol. Observou-se que esse fato se deve à falta de condições adequadas de trabalho, que envolvem desde o pouco interesse por parte dos alunos até a quantidade/qualidade dos materiais destinados às aulas. Constatou-se que a realidade da Educação Física ainda apresenta características de um modelo baseado no ensino dos esportes de acordo com as concepções subordinadas ao alto rendimento. Dessa forma, há a preocupação com o aprendizado formal da modalidade sem a sua priorização como um conteúdo que contribua para a formação global dos alunos. Mesmo com a crescente participação das mulheres nos esportes e outras atividades físicas, percebem-se ainda, por parte dos alunos, manifestações adversas não somente à presença das meninas nas aulas de Educação Física, mas também acerca de autoconceito e valores. A discriminação em relação às meninas nas aulas de Educação Física demonstra que ainda são marcantes as manifestações vinculadas à construção social alicerçada na diferença entre o masculino e o feminino. No que tange à utilização de um recurso tecnológico como a rede social virtual, esta oportunizou o compartilhamento não somente de informações, mas principalmente a troca de experiências, a interação entre os professores e a criação de um espaço com o intuito de contribuir para que o Basquetebol como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar represente um contributo para o desenvolvimento e o crescimento pessoal para os meninos e meninas.The aim of this study was to investigate or Basketball, as content of Physical Education classes and their practice for girls, making use of Information and Communication Technologies as a constant attribute for pedagogical practices. The study consists on a quantitative-qualitative which developed as a collaborative research and analysis in which categories where verified as a belief that manifests itself in relation to the investigated objects. The procedure was based on a data collection which were a questionnaire survey and a semi-structured interview where the behaviors of the subjects of the survey and their perception about the practice of Basketball by girls in the environment were traced school. To proceed the research 60 teachers were selected from schools in Volta Redonda (n = 60). In a second moment, the information resulting from this investigation was made available in a virtual social network, in the sense that the teachers should be given subsidies for debates and exchange of experiences regarding the object of study. Finally, the material provided was applied by 6 teachers for an evaluation as to its applicability. After the presentation and discussion of the results, it was identified that most of the interviewed teachers use Basketball as content of the Physical Education classes in a procedural dimension, being well-known the distinction of the participation of the classes between girls and boys. The teachers' speech pointed to a lack of clarity as to the definition of the goals to be achieved in relation to the development of Basketball. It was observed that this happens due to lack of appropriate working conditions, which involve from little interest of the students to the quantity/quality of materials for classes. It was found that the reality of Physical Education in Volta Redonda has characteristics of a model based on teaching sports according to conceptions subordinated to high yield. Thus, there is a concern with formal learning mode without its prioritization as a content that contributes to the overall education of students. Even with the increasing female participation in Sports and other physical activities, the students perception of women practicing sports in Physical Education classes is still adverse. The same happens when it comes to showing values and performing self-concept demonstrations. The discrimination against girls in Physical Education classes shows that there are still outstanding requirements related to the social construction founded on the difference between male and female events. With regard to the use of a technological resource such as the virtual social network, it has enabled the sharing not only of information, but mainly the exchange of experiences and interaction between teachers and the creation of a space with the intention of contributing to Basketball as a content of the Physical Education classes represent a contribution to the development and personal growth for boys and girls.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Francisco José MirandaSeverino, Cláudio Delunardo2020-01-21T18:03:57Z2020-01-21T18:03:57Z2019-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19139500092843833004137066P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-21T19:16:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191395Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:20:46.239772Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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