Avaliação e afetividade numa perspectiva emancipatória: construindo possibilidades a partir da produção científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murari, Gabrielly Luiza Isabela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238096
Resumo: As experiências avaliativas permeiam a vida do ser humano desde os primeiros aprendizados e ao longo da vida, entretanto, no âmbito escolar, os conteúdos que, tradicionalmente, são ministrados, não incluem o exercício de todos os conhecimentos e vivências necessárias para que o indivíduo possa se desenvolver de forma autônoma na sociedade e em sua vida pessoal – sendo aplicadas e avaliadas de maneira reprodutiva, centrados na memorização e distantes da dimensão afetiva, assumindo um papel classificatório, repleto de punições e ameaças gerando medo e apreensão nos alunos. Contudo, há notória falta de obras acadêmicas que abordem esse assunto de forma conjunta e enfatizem a importância de professores embarcados no sentido amplo da afetividade, que, através das suas avaliações, ofereçam um espaço de reflexão individual e provoque um processo de emancipação e reconhecimento de que o ser humano está em constante processo de formação. Nessa perspectiva, a reflexão acerca da avaliação da aprendizagem como processo de emancipação dos sujeitos se faz necessária e esta pesquisa analisa as produções científicas educacionais nacionais encontradas online que evidenciam a importância da avaliação e afetividade como forma de construção do conhecimento e emancipação do ser humano. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica em que se observou como a produção científica tem apresentado os conceitos e as práticas de avaliação relacionada à afetividade, a importância da avaliação para a construção da emancipação social/pessoal, as relações entre avaliação e afetividade e a contribuição da afetividade para uma avaliação emancipatória. Espera-se dessa forma, contribuir com as reflexões e um aprofundamento dos estudos que relacionam a questão da avaliação e afetividade para a melhoria da formação dos indivíduos em direção à emancipação.
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