A alfabetização como ingresso no mundo da cultura escrita: contribuições de Antonio Gramsci para os estudos sobre alfabetização na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/237084 |
Resumo: | Esta tese de doutorado em educação escolar se situa na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e tem por objetivo contribuir para a construção de uma proposta metodológica de alfabetização na qual o ingresso sistemático da criança no mundo da cultura escrita se constitua em momento do processo caracterizado por Dermeval Saviani como passagem do senso comum à consciência filosófica. Essa passagem se relaciona à alfabetização pelo fato de que o domínio da elaboração escrita do pensamento é necessário ao processo de superação das formas assistemáticas de elaboração e difusão das ideias. Antonio Gramsci deu grande contribuição à compreensão das relações entre o senso comum e as formas mais desenvolvidas de pensamento e, também, entre o pensamento como atividade espontânea e o pensamento como atividade autodirigida de forma sistemática. Existem muitos estudos sobre as ideias gramscianas relativas à educação e não pretendemos apresentar uma leitura original da obra desse autor, mas procuramos situar a concepção de alfabetização como ingresso sistemático no mundo da cultura escrita no interior da perspectiva gramsciana da unidade entre a educação das massas e a elaboração de uma visão de mundo mais avançada que todas as filosofias burguesas. Trata-se da ideia gramsciana de reforma intelectual e moral como uma síntese e, ao mesmo tempo, uma superação, do que significaram na história europeia o Renascimento e a Reforma. Situar a alfabetização nessa perspectiva pode unir o momento da aprendizagem do ler e do escrever ao momento situado na outra ponta do percurso educacional que é o da formação de intelectuais de alto nível. A alfabetização como ingresso sistemático no mundo da cultura escrita torna-se, dessa forma, uma parte da luta pela superação da divisão social entre trabalho manual e trabalho intelectual ou entre os indivíduos que pensam e os que executam. Nesse sentido, são apresentados argumentos em favor da utilização dos clássicos da literatura infantil como textos a serem pedagogicamente trabalhados no processo de alfabetização. Nessa perspectiva, os clássicos não são vistos como algo do interesse exclusivo de intelectuais, mas sim como patrimônio humano que deve ser integrado à vida de todos, incluindo-se as crianças em fase de alfabetização. |
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A alfabetização como ingresso no mundo da cultura escrita: contribuições de Antonio Gramsci para os estudos sobre alfabetização na perspectiva da pedagogia histórico-críticaLiteracy as an entry into the world of written culture: Antonio Gramsci's contributions to literacy studies from the perspective of historical-critical pedagogyAlfabetizaçãoAntonio GramsciSenso comumPedagogia histórico- críticaClássicosLiteracyCommon senseHistorical-critical pedagogyClassicsEsta tese de doutorado em educação escolar se situa na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e tem por objetivo contribuir para a construção de uma proposta metodológica de alfabetização na qual o ingresso sistemático da criança no mundo da cultura escrita se constitua em momento do processo caracterizado por Dermeval Saviani como passagem do senso comum à consciência filosófica. Essa passagem se relaciona à alfabetização pelo fato de que o domínio da elaboração escrita do pensamento é necessário ao processo de superação das formas assistemáticas de elaboração e difusão das ideias. Antonio Gramsci deu grande contribuição à compreensão das relações entre o senso comum e as formas mais desenvolvidas de pensamento e, também, entre o pensamento como atividade espontânea e o pensamento como atividade autodirigida de forma sistemática. Existem muitos estudos sobre as ideias gramscianas relativas à educação e não pretendemos apresentar uma leitura original da obra desse autor, mas procuramos situar a concepção de alfabetização como ingresso sistemático no mundo da cultura escrita no interior da perspectiva gramsciana da unidade entre a educação das massas e a elaboração de uma visão de mundo mais avançada que todas as filosofias burguesas. Trata-se da ideia gramsciana de reforma intelectual e moral como uma síntese e, ao mesmo tempo, uma superação, do que significaram na história europeia o Renascimento e a Reforma. Situar a alfabetização nessa perspectiva pode unir o momento da aprendizagem do ler e do escrever ao momento situado na outra ponta do percurso educacional que é o da formação de intelectuais de alto nível. A alfabetização como ingresso sistemático no mundo da cultura escrita torna-se, dessa forma, uma parte da luta pela superação da divisão social entre trabalho manual e trabalho intelectual ou entre os indivíduos que pensam e os que executam. Nesse sentido, são apresentados argumentos em favor da utilização dos clássicos da literatura infantil como textos a serem pedagogicamente trabalhados no processo de alfabetização. Nessa perspectiva, os clássicos não são vistos como algo do interesse exclusivo de intelectuais, mas sim como patrimônio humano que deve ser integrado à vida de todos, incluindo-se as crianças em fase de alfabetização.This doctoral dissertation in school education adopts the perspective of historical-critical pedagogy and aims to contribute to the construction of a methodological proposal for literacy in which the systematic entry of children into the world of written culture is conceived as a moment of the process characterized by Dermeval Saviani as a passage from common sense to philosophical consciousness. This passage is related to literacy because the mastery of the written elaboration of thought is necessary for the process of overcoming the unsystematic forms of elaboration and dissemination of ideas. Antonio Gramsci made a great contribution to the understanding of the relationships between common sense and the most developed forms of thinking and also between thinking as a spontaneous activity and thinking as a self-directed activity in a systematic way. There are many studies on Gramscian ideas related to education and we do not intend to present an original reading of this author's work, but we try to situate the concept of literacy as an entry into the world of written culture within the Gramscian perspective of the unity between mass education and elaboration of a worldview more advanced than all the bourgeois philosophies. It is the Gramscian idea of intellectual and moral reform as a synthesis and, at the same time, an overcoming of what the Renaissance and the Reformation meant in European history. Situating literacy in this perspective can link the moment of learning to read and write to the moment located at the opposite point of the educational path, which is the formation of high-level intellectuals. Literacy as a systematic entry into the world of written culture thus becomes a part of the struggle to overcome the social division between manual work and intellectual work or between individuals who just think and those who just toil. In this sense, arguments are presented in favor of using the classics of children's literature as texts to be pedagogically worked on in the literacy process. From this perspective, the classics are not seen as something of exclusive interest to intellectuals, but as a human heritage that must be integrated into everyone's lives, including children in the literacy phase.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887596071202000Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Elaine Cristina Melo2022-10-17T22:40:53Z2022-10-17T22:40:53Z2022-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23708433004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237084Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:53:50.597763Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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