Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Guilherme Francisco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191772
Resumo: Baseados em estudos que apontam instrumentalismo e determinismo tecnológico como perspectivas orientadoras do discurso sobre tecnologia no âmbito educacional, produzimos uma análise sobre as implicações e limitações de tais perspectivas, focando a Educação Matemática, e indicamos o conceito de tecnologia de Álvaro Vieira Pinto como possibilidade a elas. A partir dessas considerações, discutimos a produção de conhecimento com tecnologia, por esse se mostrar um tema significativo a partir dos referenciais com que trabalhos, de um modo a problematizar as implicações do determinismo e do instrumentalismo no âmbito educacional, focando na Educação Matemática. Nesse exercício, nos fundamentamos no Modelo dos Campos Semânticos, na análise referida e nas considerações de Álvaro Vieira Pinto sobre tecnologia. Após as análises, apontamos a necessidade de nos aprofundarmos em relação à dimensão política da tecnologia e suas implicações para a Educação Matemática e enfatizamos a relevância de mais pesquisas que tomem tecnologia não apenas como recurso pedagógico, mas como objeto de estudo.
id UNSP_89d35615d3f99d7e45026a720bf80959
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191772
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Por uma epistemologia da tecnologia na Educação MatemáticaTowards an epistemology of technology in Mathematics EducationO conceito de tecnologiaModelo dos campos semânticosFilosofia da tecnologiaProdução de conhecimento com tecnologiaConcept of technologyModel of semantic fieldsPhilosophy of technologyKnowledge production with technologyBaseados em estudos que apontam instrumentalismo e determinismo tecnológico como perspectivas orientadoras do discurso sobre tecnologia no âmbito educacional, produzimos uma análise sobre as implicações e limitações de tais perspectivas, focando a Educação Matemática, e indicamos o conceito de tecnologia de Álvaro Vieira Pinto como possibilidade a elas. A partir dessas considerações, discutimos a produção de conhecimento com tecnologia, por esse se mostrar um tema significativo a partir dos referenciais com que trabalhos, de um modo a problematizar as implicações do determinismo e do instrumentalismo no âmbito educacional, focando na Educação Matemática. Nesse exercício, nos fundamentamos no Modelo dos Campos Semânticos, na análise referida e nas considerações de Álvaro Vieira Pinto sobre tecnologia. Após as análises, apontamos a necessidade de nos aprofundarmos em relação à dimensão política da tecnologia e suas implicações para a Educação Matemática e enfatizamos a relevância de mais pesquisas que tomem tecnologia não apenas como recurso pedagógico, mas como objeto de estudo.Based on the studies that point out technological instrumentalism and technological determinism as guiding perspectives of the discourse on technology in the educational scope, this study has produced an analysis about the implications and limitations of these perspectives, focusing on Mathematics Education, and we indicate the concept of technology by Álvaro Vieira Pinto as a possibility for technological instrumentalism and technological determinism. Based on these considerations, this research discuss the production of knowledge with technology, as it is a significant theme based on the references with which we have drawn from, in order to problematize the implications of determinism and instrumentalism in the educational sphere, focusing on Mathematics Education. In this exercise, this study has been grounded on the Model of Semantic Fields, on the referred analysis and on the considerations of Álvaro Vieira Pinto on technology. After the analyses, we pointed out the need to deepen in relation to the political dimension of technology and its implications for Mathematics Education and we emphasize the relevance of more research that takes technology not only as a pedagogical resource, but as an object of study.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vianna, Carlos Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Guilherme Francisco2020-03-06T16:34:34Z2020-03-06T16:34:34Z2020-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19177200092946633004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-29T06:25:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191772Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-29T06:25:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática
Towards an epistemology of technology in Mathematics Education
title Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática
spellingShingle Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática
Ferreira, Guilherme Francisco
O conceito de tecnologia
Modelo dos campos semânticos
Filosofia da tecnologia
Produção de conhecimento com tecnologia
Concept of technology
Model of semantic fields
Philosophy of technology
Knowledge production with technology
title_short Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática
title_full Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática
title_fullStr Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática
title_full_unstemmed Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática
title_sort Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática
author Ferreira, Guilherme Francisco
author_facet Ferreira, Guilherme Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vianna, Carlos Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Guilherme Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv O conceito de tecnologia
Modelo dos campos semânticos
Filosofia da tecnologia
Produção de conhecimento com tecnologia
Concept of technology
Model of semantic fields
Philosophy of technology
Knowledge production with technology
topic O conceito de tecnologia
Modelo dos campos semânticos
Filosofia da tecnologia
Produção de conhecimento com tecnologia
Concept of technology
Model of semantic fields
Philosophy of technology
Knowledge production with technology
description Baseados em estudos que apontam instrumentalismo e determinismo tecnológico como perspectivas orientadoras do discurso sobre tecnologia no âmbito educacional, produzimos uma análise sobre as implicações e limitações de tais perspectivas, focando a Educação Matemática, e indicamos o conceito de tecnologia de Álvaro Vieira Pinto como possibilidade a elas. A partir dessas considerações, discutimos a produção de conhecimento com tecnologia, por esse se mostrar um tema significativo a partir dos referenciais com que trabalhos, de um modo a problematizar as implicações do determinismo e do instrumentalismo no âmbito educacional, focando na Educação Matemática. Nesse exercício, nos fundamentamos no Modelo dos Campos Semânticos, na análise referida e nas considerações de Álvaro Vieira Pinto sobre tecnologia. Após as análises, apontamos a necessidade de nos aprofundarmos em relação à dimensão política da tecnologia e suas implicações para a Educação Matemática e enfatizamos a relevância de mais pesquisas que tomem tecnologia não apenas como recurso pedagógico, mas como objeto de estudo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-06T16:34:34Z
2020-03-06T16:34:34Z
2020-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191772
000929466
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/191772
identifier_str_mv 000929466
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650381877608448