Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191772 |
Resumo: | Baseados em estudos que apontam instrumentalismo e determinismo tecnológico como perspectivas orientadoras do discurso sobre tecnologia no âmbito educacional, produzimos uma análise sobre as implicações e limitações de tais perspectivas, focando a Educação Matemática, e indicamos o conceito de tecnologia de Álvaro Vieira Pinto como possibilidade a elas. A partir dessas considerações, discutimos a produção de conhecimento com tecnologia, por esse se mostrar um tema significativo a partir dos referenciais com que trabalhos, de um modo a problematizar as implicações do determinismo e do instrumentalismo no âmbito educacional, focando na Educação Matemática. Nesse exercício, nos fundamentamos no Modelo dos Campos Semânticos, na análise referida e nas considerações de Álvaro Vieira Pinto sobre tecnologia. Após as análises, apontamos a necessidade de nos aprofundarmos em relação à dimensão política da tecnologia e suas implicações para a Educação Matemática e enfatizamos a relevância de mais pesquisas que tomem tecnologia não apenas como recurso pedagógico, mas como objeto de estudo. |
id |
UNSP_89d35615d3f99d7e45026a720bf80959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/191772 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Por uma epistemologia da tecnologia na Educação MatemáticaTowards an epistemology of technology in Mathematics EducationO conceito de tecnologiaModelo dos campos semânticosFilosofia da tecnologiaProdução de conhecimento com tecnologiaConcept of technologyModel of semantic fieldsPhilosophy of technologyKnowledge production with technologyBaseados em estudos que apontam instrumentalismo e determinismo tecnológico como perspectivas orientadoras do discurso sobre tecnologia no âmbito educacional, produzimos uma análise sobre as implicações e limitações de tais perspectivas, focando a Educação Matemática, e indicamos o conceito de tecnologia de Álvaro Vieira Pinto como possibilidade a elas. A partir dessas considerações, discutimos a produção de conhecimento com tecnologia, por esse se mostrar um tema significativo a partir dos referenciais com que trabalhos, de um modo a problematizar as implicações do determinismo e do instrumentalismo no âmbito educacional, focando na Educação Matemática. Nesse exercício, nos fundamentamos no Modelo dos Campos Semânticos, na análise referida e nas considerações de Álvaro Vieira Pinto sobre tecnologia. Após as análises, apontamos a necessidade de nos aprofundarmos em relação à dimensão política da tecnologia e suas implicações para a Educação Matemática e enfatizamos a relevância de mais pesquisas que tomem tecnologia não apenas como recurso pedagógico, mas como objeto de estudo.Based on the studies that point out technological instrumentalism and technological determinism as guiding perspectives of the discourse on technology in the educational scope, this study has produced an analysis about the implications and limitations of these perspectives, focusing on Mathematics Education, and we indicate the concept of technology by Álvaro Vieira Pinto as a possibility for technological instrumentalism and technological determinism. Based on these considerations, this research discuss the production of knowledge with technology, as it is a significant theme based on the references with which we have drawn from, in order to problematize the implications of determinism and instrumentalism in the educational sphere, focusing on Mathematics Education. In this exercise, this study has been grounded on the Model of Semantic Fields, on the referred analysis and on the considerations of Álvaro Vieira Pinto on technology. After the analyses, we pointed out the need to deepen in relation to the political dimension of technology and its implications for Mathematics Education and we emphasize the relevance of more research that takes technology not only as a pedagogical resource, but as an object of study.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vianna, Carlos Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Guilherme Francisco2020-03-06T16:34:34Z2020-03-06T16:34:34Z2020-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19177200092946633004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-29T06:25:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191772Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-29T06:25:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática Towards an epistemology of technology in Mathematics Education |
title |
Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática |
spellingShingle |
Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática Ferreira, Guilherme Francisco O conceito de tecnologia Modelo dos campos semânticos Filosofia da tecnologia Produção de conhecimento com tecnologia Concept of technology Model of semantic fields Philosophy of technology Knowledge production with technology |
title_short |
Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática |
title_full |
Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática |
title_fullStr |
Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática |
title_sort |
Por uma epistemologia da tecnologia na Educação Matemática |
author |
Ferreira, Guilherme Francisco |
author_facet |
Ferreira, Guilherme Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vianna, Carlos Roberto [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Guilherme Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
O conceito de tecnologia Modelo dos campos semânticos Filosofia da tecnologia Produção de conhecimento com tecnologia Concept of technology Model of semantic fields Philosophy of technology Knowledge production with technology |
topic |
O conceito de tecnologia Modelo dos campos semânticos Filosofia da tecnologia Produção de conhecimento com tecnologia Concept of technology Model of semantic fields Philosophy of technology Knowledge production with technology |
description |
Baseados em estudos que apontam instrumentalismo e determinismo tecnológico como perspectivas orientadoras do discurso sobre tecnologia no âmbito educacional, produzimos uma análise sobre as implicações e limitações de tais perspectivas, focando a Educação Matemática, e indicamos o conceito de tecnologia de Álvaro Vieira Pinto como possibilidade a elas. A partir dessas considerações, discutimos a produção de conhecimento com tecnologia, por esse se mostrar um tema significativo a partir dos referenciais com que trabalhos, de um modo a problematizar as implicações do determinismo e do instrumentalismo no âmbito educacional, focando na Educação Matemática. Nesse exercício, nos fundamentamos no Modelo dos Campos Semânticos, na análise referida e nas considerações de Álvaro Vieira Pinto sobre tecnologia. Após as análises, apontamos a necessidade de nos aprofundarmos em relação à dimensão política da tecnologia e suas implicações para a Educação Matemática e enfatizamos a relevância de mais pesquisas que tomem tecnologia não apenas como recurso pedagógico, mas como objeto de estudo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-06T16:34:34Z 2020-03-06T16:34:34Z 2020-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/191772 000929466 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/191772 |
identifier_str_mv |
000929466 33004137031P7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803650381877608448 |