Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha, Lina Maria Ribeiro de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104021
Resumo: Este é um trabalho de história da música que traz um estudo sobre o compositor francês Darius Milhaud, sua inserção no cenário musical nacionalista francês e a conexão com o Brasil. Pretende-se mostrar o lugar de Milhaud como compositor francês sob a ótica das teorias do nacionalismo, do autor inglês Anthony D. Smith, e das teorias sociológicas de Pierre Bourdieu, sobre o campo de produção simbólica no âmbito da música erudita. Aborda-se também a interferência do cenário musical brasileiro na formação de Milhaud como compositor francês cuja obra teve grande repercussão na França durante o período do entreguerras. Destaca-se a importância da estada de Milhaud no Brasil, de 1917 a 1918, como um período decisivo no que concerne às suas experimentações composicionais e ao delineamento da sua carreira como compositor. Aborda-se também sua conexão com a tradição e com o Neoclassicismo. Conecta-se a apropriação da música popular brasileira na sua obra com as concepções da vanguarda europeia da época. Busca-se estabelecer a relação entre Milhaud e Villa-Lobos a partir das diretrizes estéticas trazidas pelo nacionalismo e a estética neoclássica das décadas de 1920 e 1930
id UNSP_89d6a5ec6882235e7b53100b44f36f22
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104021
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o BrasilMilhaud, Darius, 1892-1974Villa-Lobos, Heitor 1887-1959Nacionalismo na musicaCanto orfeonicoNeoclassicismo (Arte)Neoclassicism (Art)Este é um trabalho de história da música que traz um estudo sobre o compositor francês Darius Milhaud, sua inserção no cenário musical nacionalista francês e a conexão com o Brasil. Pretende-se mostrar o lugar de Milhaud como compositor francês sob a ótica das teorias do nacionalismo, do autor inglês Anthony D. Smith, e das teorias sociológicas de Pierre Bourdieu, sobre o campo de produção simbólica no âmbito da música erudita. Aborda-se também a interferência do cenário musical brasileiro na formação de Milhaud como compositor francês cuja obra teve grande repercussão na França durante o período do entreguerras. Destaca-se a importância da estada de Milhaud no Brasil, de 1917 a 1918, como um período decisivo no que concerne às suas experimentações composicionais e ao delineamento da sua carreira como compositor. Aborda-se também sua conexão com a tradição e com o Neoclassicismo. Conecta-se a apropriação da música popular brasileira na sua obra com as concepções da vanguarda europeia da época. Busca-se estabelecer a relação entre Milhaud e Villa-Lobos a partir das diretrizes estéticas trazidas pelo nacionalismo e a estética neoclássica das décadas de 1920 e 1930This is a paper in music history presenting a study on French composer Darius Milhaud, his position in the French Nationalist music scene and his connection with Brazil. The paper will attempt to show Milhaud's status as a French composer as viewed through the lens of the Nationalism theories by English author, Anthony D. Smith, and the sociological theories by Pierre Bourdieu concerning the field of symbolic production in classical music. The pap er also covers the influence of the Brazilian music scene on Milhaud's background as a French composer whose oeuvre attracted attention in France during the Interbellum period. A special emphasis is given to the key role that Milhaud's stay in Brazil between 1917 and 1918 played in his compositional experimentations and in the establishment of his career as a composer. Additionally, the paper looks at his connection with tradition and Neoclassicism, and considers a link between the appropriation of Brazilian popular music in Milhaud's oeuvre and the concepts behind the European avant-garde of the time. The paper also sets out to establish a relationship between Milhaud and Villa-Lobos, based on the aesthetics ideals from both Nationalism and the aesthetics of Neoclassicism, during the 1920s and the 1930sUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Kerr, Dorotéa Machado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Noronha, Lina Maria Ribeiro de [UNESP]2014-06-11T19:32:56Z2014-06-11T19:32:56Z2012-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis163 f. : il.application/pdfNORONHA, Lina Maria Ribeiro de. Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil. 2012. 163 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.http://hdl.handle.net/11449/104021000710899noronha_lmr_dr_ia.pdf33004013066P36082633521601522Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T06:07:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104021Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:00:18.479098Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil
title Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil
spellingShingle Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil
Noronha, Lina Maria Ribeiro de [UNESP]
Milhaud, Darius, 1892-1974
Villa-Lobos, Heitor 1887-1959
Nacionalismo na musica
Canto orfeonico
Neoclassicismo (Arte)
Neoclassicism (Art)
title_short Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil
title_full Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil
title_fullStr Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil
title_full_unstemmed Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil
title_sort Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil
author Noronha, Lina Maria Ribeiro de [UNESP]
author_facet Noronha, Lina Maria Ribeiro de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kerr, Dorotéa Machado [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Noronha, Lina Maria Ribeiro de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Milhaud, Darius, 1892-1974
Villa-Lobos, Heitor 1887-1959
Nacionalismo na musica
Canto orfeonico
Neoclassicismo (Arte)
Neoclassicism (Art)
topic Milhaud, Darius, 1892-1974
Villa-Lobos, Heitor 1887-1959
Nacionalismo na musica
Canto orfeonico
Neoclassicismo (Arte)
Neoclassicism (Art)
description Este é um trabalho de história da música que traz um estudo sobre o compositor francês Darius Milhaud, sua inserção no cenário musical nacionalista francês e a conexão com o Brasil. Pretende-se mostrar o lugar de Milhaud como compositor francês sob a ótica das teorias do nacionalismo, do autor inglês Anthony D. Smith, e das teorias sociológicas de Pierre Bourdieu, sobre o campo de produção simbólica no âmbito da música erudita. Aborda-se também a interferência do cenário musical brasileiro na formação de Milhaud como compositor francês cuja obra teve grande repercussão na França durante o período do entreguerras. Destaca-se a importância da estada de Milhaud no Brasil, de 1917 a 1918, como um período decisivo no que concerne às suas experimentações composicionais e ao delineamento da sua carreira como compositor. Aborda-se também sua conexão com a tradição e com o Neoclassicismo. Conecta-se a apropriação da música popular brasileira na sua obra com as concepções da vanguarda europeia da época. Busca-se estabelecer a relação entre Milhaud e Villa-Lobos a partir das diretrizes estéticas trazidas pelo nacionalismo e a estética neoclássica das décadas de 1920 e 1930
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-05
2014-06-11T19:32:56Z
2014-06-11T19:32:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NORONHA, Lina Maria Ribeiro de. Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil. 2012. 163 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/104021
000710899
noronha_lmr_dr_ia.pdf
33004013066P3
6082633521601522
identifier_str_mv NORONHA, Lina Maria Ribeiro de. Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil. 2012. 163 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
000710899
noronha_lmr_dr_ia.pdf
33004013066P3
6082633521601522
url http://hdl.handle.net/11449/104021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 163 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128736562774016