Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141638 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar as principais dificuldades apresentadas por professores de Educação Física participantes de um processo de construção coletiva de um livro didático sobre alguns conteúdos referentes a esse componente curricular no Ensino Médio. Optou-se pelo estudo qualitativo e a pesquisa-ação, tendo a participação de cinco professores de Educação Física (dois homens; três mulheres) com média de tempo na docência de 13,8 anos. Os dados foram obtidos a partir do discurso dos participantes ao longo dos encontros referentes a um curso de formação continuada. Entre suas atividades tinha como meta desenvolver um livro didático construído coletivamente para subsidiar as ações profissionais. Ao total foram 12 encontros de formação, havendo a transcrição desses dados. A partir da análise de conteúdo realizada, os discursos com relação às dificuldades na elaboração do material foram divididos em duas categorias: a primeira, referente à necessidade de implementação das atividades propostas e, a segunda, correspondente às dificuldades na escrita e na materialização das ideias. Os resultados indicaram que embora haja dificuldades provenientes da construção coletiva de livros didáticos é possível a organização de grupos de trabalho que possam dialogar e elaborar materiais que auxiliem no desenvolvimentos da prática pedagógica. Proposições como a apresentada, por partirem do “terreno” da prática e por terem nos professores seus autores, tendem a ser significativas na medida que desenvolvem uma cultura da colaboração, trabalham os saberes profissionais, concebem a escola como lugar de formação e produção de saberes e contribuem na construção de uma epistemologia da prática docente. |
id |
UNSP_89ee79a80baad421710cd860ea5ffa46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141638 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médioEste estudo teve como objetivo analisar as principais dificuldades apresentadas por professores de Educação Física participantes de um processo de construção coletiva de um livro didático sobre alguns conteúdos referentes a esse componente curricular no Ensino Médio. Optou-se pelo estudo qualitativo e a pesquisa-ação, tendo a participação de cinco professores de Educação Física (dois homens; três mulheres) com média de tempo na docência de 13,8 anos. Os dados foram obtidos a partir do discurso dos participantes ao longo dos encontros referentes a um curso de formação continuada. Entre suas atividades tinha como meta desenvolver um livro didático construído coletivamente para subsidiar as ações profissionais. Ao total foram 12 encontros de formação, havendo a transcrição desses dados. A partir da análise de conteúdo realizada, os discursos com relação às dificuldades na elaboração do material foram divididos em duas categorias: a primeira, referente à necessidade de implementação das atividades propostas e, a segunda, correspondente às dificuldades na escrita e na materialização das ideias. Os resultados indicaram que embora haja dificuldades provenientes da construção coletiva de livros didáticos é possível a organização de grupos de trabalho que possam dialogar e elaborar materiais que auxiliem no desenvolvimentos da prática pedagógica. Proposições como a apresentada, por partirem do “terreno” da prática e por terem nos professores seus autores, tendem a ser significativas na medida que desenvolvem uma cultura da colaboração, trabalham os saberes profissionais, concebem a escola como lugar de formação e produção de saberes e contribuem na construção de uma epistemologia da prática docente.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP]Darido, Suraya Cristina [UNESP]Souza Neto, Samuel de [UNESP]2016-07-19T12:59:50Z2016-07-19T12:59:50Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10821-10832application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10821-108322357-7819http://hdl.handle.net/11449/141638ISSN2357-7819-2014-10821-10832.pdf7352600571268275porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:14:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141638Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:45:23.273842Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio |
title |
Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio |
spellingShingle |
Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio Rufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP] |
title_short |
Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio |
title_full |
Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio |
title_fullStr |
Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio |
title_sort |
Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio |
author |
Rufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP] |
author_facet |
Rufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP] Darido, Suraya Cristina [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Darido, Suraya Cristina [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP] Darido, Suraya Cristina [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
description |
Este estudo teve como objetivo analisar as principais dificuldades apresentadas por professores de Educação Física participantes de um processo de construção coletiva de um livro didático sobre alguns conteúdos referentes a esse componente curricular no Ensino Médio. Optou-se pelo estudo qualitativo e a pesquisa-ação, tendo a participação de cinco professores de Educação Física (dois homens; três mulheres) com média de tempo na docência de 13,8 anos. Os dados foram obtidos a partir do discurso dos participantes ao longo dos encontros referentes a um curso de formação continuada. Entre suas atividades tinha como meta desenvolver um livro didático construído coletivamente para subsidiar as ações profissionais. Ao total foram 12 encontros de formação, havendo a transcrição desses dados. A partir da análise de conteúdo realizada, os discursos com relação às dificuldades na elaboração do material foram divididos em duas categorias: a primeira, referente à necessidade de implementação das atividades propostas e, a segunda, correspondente às dificuldades na escrita e na materialização das ideias. Os resultados indicaram que embora haja dificuldades provenientes da construção coletiva de livros didáticos é possível a organização de grupos de trabalho que possam dialogar e elaborar materiais que auxiliem no desenvolvimentos da prática pedagógica. Proposições como a apresentada, por partirem do “terreno” da prática e por terem nos professores seus autores, tendem a ser significativas na medida que desenvolvem uma cultura da colaboração, trabalham os saberes profissionais, concebem a escola como lugar de formação e produção de saberes e contribuem na construção de uma epistemologia da prática docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:50Z 2016-07-19T12:59:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10821-10832 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141638 ISSN2357-7819-2014-10821-10832.pdf 7352600571268275 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141638 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10821-10832 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-10821-10832.pdf 7352600571268275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
10821-10832 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128853989654528 |