Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Darido, Suraya Cristina [UNESP], Souza Neto, Samuel de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141638
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar as principais dificuldades apresentadas por professores de Educação Física participantes de um processo de construção coletiva de um livro didático sobre alguns conteúdos referentes a esse componente curricular no Ensino Médio. Optou-se pelo estudo qualitativo e a pesquisa-ação, tendo a participação de cinco professores de Educação Física (dois homens; três mulheres) com média de tempo na docência de 13,8 anos. Os dados foram obtidos a partir do discurso dos participantes ao longo dos encontros referentes a um curso de formação continuada. Entre suas atividades tinha como meta desenvolver um livro didático construído coletivamente para subsidiar as ações profissionais. Ao total foram 12 encontros de formação, havendo a transcrição desses dados. A partir da análise de conteúdo realizada, os discursos com relação às dificuldades na elaboração do material foram divididos em duas categorias: a primeira, referente à necessidade de implementação das atividades propostas e, a segunda, correspondente às dificuldades na escrita e na materialização das ideias. Os resultados indicaram que embora haja dificuldades provenientes da construção coletiva de livros didáticos é possível a organização de grupos de trabalho que possam dialogar e elaborar materiais que auxiliem no desenvolvimentos da prática pedagógica. Proposições como a apresentada, por partirem do “terreno” da prática e por terem nos professores seus autores, tendem a ser significativas na medida que desenvolvem uma cultura da colaboração, trabalham os saberes profissionais, concebem a escola como lugar de formação e produção de saberes e contribuem na construção de uma epistemologia da prática docente.
id UNSP_89ee79a80baad421710cd860ea5ffa46
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141638
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médioEste estudo teve como objetivo analisar as principais dificuldades apresentadas por professores de Educação Física participantes de um processo de construção coletiva de um livro didático sobre alguns conteúdos referentes a esse componente curricular no Ensino Médio. Optou-se pelo estudo qualitativo e a pesquisa-ação, tendo a participação de cinco professores de Educação Física (dois homens; três mulheres) com média de tempo na docência de 13,8 anos. Os dados foram obtidos a partir do discurso dos participantes ao longo dos encontros referentes a um curso de formação continuada. Entre suas atividades tinha como meta desenvolver um livro didático construído coletivamente para subsidiar as ações profissionais. Ao total foram 12 encontros de formação, havendo a transcrição desses dados. A partir da análise de conteúdo realizada, os discursos com relação às dificuldades na elaboração do material foram divididos em duas categorias: a primeira, referente à necessidade de implementação das atividades propostas e, a segunda, correspondente às dificuldades na escrita e na materialização das ideias. Os resultados indicaram que embora haja dificuldades provenientes da construção coletiva de livros didáticos é possível a organização de grupos de trabalho que possam dialogar e elaborar materiais que auxiliem no desenvolvimentos da prática pedagógica. Proposições como a apresentada, por partirem do “terreno” da prática e por terem nos professores seus autores, tendem a ser significativas na medida que desenvolvem uma cultura da colaboração, trabalham os saberes profissionais, concebem a escola como lugar de formação e produção de saberes e contribuem na construção de uma epistemologia da prática docente.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP]Darido, Suraya Cristina [UNESP]Souza Neto, Samuel de [UNESP]2016-07-19T12:59:50Z2016-07-19T12:59:50Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10821-10832application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10821-108322357-7819http://hdl.handle.net/11449/141638ISSN2357-7819-2014-10821-10832.pdf7352600571268275porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:14:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141638Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:45:23.273842Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio
title Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio
spellingShingle Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio
Rufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP]
title_short Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio
title_full Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio
title_fullStr Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio
title_full_unstemmed Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio
title_sort Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio
author Rufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP]
author_facet Rufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP]
Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
author_role author
author2 Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP]
Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
description Este estudo teve como objetivo analisar as principais dificuldades apresentadas por professores de Educação Física participantes de um processo de construção coletiva de um livro didático sobre alguns conteúdos referentes a esse componente curricular no Ensino Médio. Optou-se pelo estudo qualitativo e a pesquisa-ação, tendo a participação de cinco professores de Educação Física (dois homens; três mulheres) com média de tempo na docência de 13,8 anos. Os dados foram obtidos a partir do discurso dos participantes ao longo dos encontros referentes a um curso de formação continuada. Entre suas atividades tinha como meta desenvolver um livro didático construído coletivamente para subsidiar as ações profissionais. Ao total foram 12 encontros de formação, havendo a transcrição desses dados. A partir da análise de conteúdo realizada, os discursos com relação às dificuldades na elaboração do material foram divididos em duas categorias: a primeira, referente à necessidade de implementação das atividades propostas e, a segunda, correspondente às dificuldades na escrita e na materialização das ideias. Os resultados indicaram que embora haja dificuldades provenientes da construção coletiva de livros didáticos é possível a organização de grupos de trabalho que possam dialogar e elaborar materiais que auxiliem no desenvolvimentos da prática pedagógica. Proposições como a apresentada, por partirem do “terreno” da prática e por terem nos professores seus autores, tendem a ser significativas na medida que desenvolvem uma cultura da colaboração, trabalham os saberes profissionais, concebem a escola como lugar de formação e produção de saberes e contribuem na construção de uma epistemologia da prática docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:50Z
2016-07-19T12:59:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10821-10832
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141638
ISSN2357-7819-2014-10821-10832.pdf
7352600571268275
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141638
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10821-10832
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-10821-10832.pdf
7352600571268275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10821-10832
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128853989654528