Avanços na fabricação de superfícies interrompidas pela aplicação de diferentes técnicas de lubrirrefrigeração no processo de retificação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/243078 |
Resumo: | A retificação de geometrias interrompidas apresenta dificuldades técnicas como impactos mecânicos e maiores gradientes térmicos em relação á retificação de geometrias contínuas, resultando em diminuição da qualidade da peça, desgaste prematuro da ferramenta e aumento de custos. No entanto, poucos estudos sobre retificação interrompida estão disponíveis. Nesse contexto, a presente pesquisa avalia a retificação cilíndrica de mergulho de peças com diferentes geometrias (0, 2, 6 e 12 ranhuras), feitas de aço AISI 4340 temperado e revenido, retificadas com rebolo de CBN. Foram usados o sistema convencional de lubrirrefrigeração e o sistema otimizado com bocal convergente, aplicados em três velocidades de avanço (0,25 0,50 e 0,75 mm/min). Os parâmetros de saída analisados formam rugosidade superficial, desvio de circularidade, desgaste diametral do rebolo, razão G, potência de retificação, análise metalográfica e custo do rebolo. O método de lubrirrefrigeração por jato convergente apresentou melhor desempenho que o método convencional em todas as condições testadas, reduzindo em até 25% a rugosidade superficial, 20% o desvio de circularidade, 11% o desgaste diametral do rebolo, 11% a potência de retificação e 23% o custo do rebolo, indicando sua viabilidade para a retificação de geometrias interrompidas. |
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Avanços na fabricação de superfícies interrompidas pela aplicação de diferentes técnicas de lubrirrefrigeração no processo de retificaçãoAdvances in the interrupted surface manufacturing by applying different lubri-refrigeration techniques in the grinding processRetificaçãoCorte interrompidoLubrirrefrigeração otimizadaEstimativa de custoGrindingInterrupted cuttingOptimized lubri-refrigerationCost analysisA retificação de geometrias interrompidas apresenta dificuldades técnicas como impactos mecânicos e maiores gradientes térmicos em relação á retificação de geometrias contínuas, resultando em diminuição da qualidade da peça, desgaste prematuro da ferramenta e aumento de custos. No entanto, poucos estudos sobre retificação interrompida estão disponíveis. Nesse contexto, a presente pesquisa avalia a retificação cilíndrica de mergulho de peças com diferentes geometrias (0, 2, 6 e 12 ranhuras), feitas de aço AISI 4340 temperado e revenido, retificadas com rebolo de CBN. Foram usados o sistema convencional de lubrirrefrigeração e o sistema otimizado com bocal convergente, aplicados em três velocidades de avanço (0,25 0,50 e 0,75 mm/min). Os parâmetros de saída analisados formam rugosidade superficial, desvio de circularidade, desgaste diametral do rebolo, razão G, potência de retificação, análise metalográfica e custo do rebolo. O método de lubrirrefrigeração por jato convergente apresentou melhor desempenho que o método convencional em todas as condições testadas, reduzindo em até 25% a rugosidade superficial, 20% o desvio de circularidade, 11% o desgaste diametral do rebolo, 11% a potência de retificação e 23% o custo do rebolo, indicando sua viabilidade para a retificação de geometrias interrompidas.Grinding of interrupted geometries has technical difficulties, such as mechanical impacts and higher thermal gradients in relation to the continuous grinding geometries, resulting in decreased workpiece quality, premature wheel wear and cost increases. However, few interrupted grinding studies are available. In this context, this research evaluates the different feed rates applied to the plunge grinding with different geometries (0, 2, 6, and 12 grooves), made of seasoned and revealed AISI 4340 steel, using CBN wheel. The flood lubri-refrigeration system and the converging nozzle-optimized system were applied at three feed rates (0.25 0.50 and 0.75 mm/min). The analyzed output parameters were: surface roughness, roundness error, diametrical wheel wear, G-ratio, grinding power, metallographic analysis and grinding cost. The convergent jet lubri-refrigeration method showed better performance than the conventional method under all tested conditions, reducing surface roughness by up to 25%, 20% roundness error, 11% diametrical wheel wear, 11% grinding power, and 23% grinding cost, indicating its feasibility for the grinding of interrupted geometries.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, José Claudio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Hélio Aparecido de2023-04-24T11:16:03Z2023-04-24T11:16:03Z2023-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24307833004056080P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-23T06:17:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243078Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-23T06:17:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A retificação de geometrias interrompidas apresenta dificuldades técnicas como impactos mecânicos e maiores gradientes térmicos em relação á retificação de geometrias contínuas, resultando em diminuição da qualidade da peça, desgaste prematuro da ferramenta e aumento de custos. No entanto, poucos estudos sobre retificação interrompida estão disponíveis. Nesse contexto, a presente pesquisa avalia a retificação cilíndrica de mergulho de peças com diferentes geometrias (0, 2, 6 e 12 ranhuras), feitas de aço AISI 4340 temperado e revenido, retificadas com rebolo de CBN. Foram usados o sistema convencional de lubrirrefrigeração e o sistema otimizado com bocal convergente, aplicados em três velocidades de avanço (0,25 0,50 e 0,75 mm/min). Os parâmetros de saída analisados formam rugosidade superficial, desvio de circularidade, desgaste diametral do rebolo, razão G, potência de retificação, análise metalográfica e custo do rebolo. O método de lubrirrefrigeração por jato convergente apresentou melhor desempenho que o método convencional em todas as condições testadas, reduzindo em até 25% a rugosidade superficial, 20% o desvio de circularidade, 11% o desgaste diametral do rebolo, 11% a potência de retificação e 23% o custo do rebolo, indicando sua viabilidade para a retificação de geometrias interrompidas. |
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