Misticismo e erotismo: uma leitura de "Apariciones", de Margo Glantz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Luan Cardoso [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181146
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o romance Apariciones (1996), da escritora mexicana Margo Glantz, com a finalidade de compreender, em primeiro lugar, os procedimentos de escrita empregados pela romancista, com destaque para a metaficção e a intertextualidade. Para tanto, contaremos com o apoio teórico da poética sobre o prazer do texto elaborada por Roland Barthes (1973), assim como dos estudos de Tiphaine Samoyault (2008) sobre a intertextualidade, dentre outros autores, procurando demonstrar como Margo Glantz elabora uma (re) escritura a partir do diálogo e da integração de textos, alusões à pinturas e músicas. Outrossim, analisaremos o tema do erotismo presente no romance, investigando como o erotismo sagrado se aproxima do profano, por meio da análise da recriação paródica dos exercícios espirituais de duas monjas e, por outro lado, como o erotismo profano que caracteriza os encontros amorosos de um casal se aproxima do erotismo sagrado. Para tanto, nossa análise será fundamentada de acordo com as teorizações de Georges Bataille (1957) e Octavio Paz (1994) sobre o erotismo, e de Linda Hutcheon (1988) sobre o pós-modernismo e a paródia
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spelling Misticismo e erotismo: uma leitura de "Apariciones", de Margo GlantzMysticism and eroticism: a Reading of Apariciones, by Margo GlantzNarrativa hispano-americana contemporâneaMargo Glantz (1930-)ErotismoParódiaIntertextualidadeContemporary Hispanic-American narrativeMargo Glantz (1930-)ErotismoParodylntertextualityEste trabalho tem como objetivo analisar o romance Apariciones (1996), da escritora mexicana Margo Glantz, com a finalidade de compreender, em primeiro lugar, os procedimentos de escrita empregados pela romancista, com destaque para a metaficção e a intertextualidade. Para tanto, contaremos com o apoio teórico da poética sobre o prazer do texto elaborada por Roland Barthes (1973), assim como dos estudos de Tiphaine Samoyault (2008) sobre a intertextualidade, dentre outros autores, procurando demonstrar como Margo Glantz elabora uma (re) escritura a partir do diálogo e da integração de textos, alusões à pinturas e músicas. Outrossim, analisaremos o tema do erotismo presente no romance, investigando como o erotismo sagrado se aproxima do profano, por meio da análise da recriação paródica dos exercícios espirituais de duas monjas e, por outro lado, como o erotismo profano que caracteriza os encontros amorosos de um casal se aproxima do erotismo sagrado. Para tanto, nossa análise será fundamentada de acordo com as teorizações de Georges Bataille (1957) e Octavio Paz (1994) sobre o erotismo, e de Linda Hutcheon (1988) sobre o pós-modernismo e a paródiaThis work has as objective to analyze the novel Apariciones (1996), of the mexican writer Margo Glantz, with the purpose of understand, at first, the writing procedures used by the writer, highlighting the metafiction and the intertextuality. Therefore, we will have the teoric support of the poetics of pleasure from the text prepared by Roland Barthes (1973), as well as from the studies by Tiphaine Samoyault (2001) about the intertextuality, among other authors, trying to demonstrate how Margo Glantz elaborates a (re)writing from the dialogue and the integration of texts, allusions to paintings and musics. Likewise, we will analyze the theme of erotism presente in the novel, investigating how the sacred erotismo approaches the profane, through the analysis of the parody recreation of the spiritual exercises of two nuns and, on the other hand, how the profane erotismo that caracterizes the love meetings of a couple approaches the sacred erotismo. Therefore, our analysis will be substantiated according to the theorizations of Georges Bataille (1957) and Octavio Paz (1994) about the erotism, and of Linda Hutcheon (1988) about the postmodernism and the parody.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marcari, Maria de Fátima Alves de OliveiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Luan Cardoso [UNESP]2019-03-21T22:29:41Z2019-03-21T22:29:41Z2019-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18114600091402433004048019P1715269358356299porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:58:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181146Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:53:33.409194Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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