Direito à educação e atendimento a crianças de 0 a 3 anos, filhas de mulheres presas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Carla Mayara dos Santos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236319
Resumo: A Constituição Federal Brasileira e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelecerama gratuidade da educação infantil na faixa etária de 0 a 3 anos e as creches passaram a integrar os sistemas de ensino. Ao longo da história da educação infantil, é notável um recente olhar para o entendimento de que as crianças são sujeitos em desenvolvimento que necessitam, não apenas do cuidar, como também do educar. Segundo a Teoria HistóricoCultural, as crianças, desde que nascem, se humanizam por meio das vivências experienciadas. Portanto, devem ter acesso a um ambiente rico, de modo a se apropriam da cultura, aprendendo e se desenvolvendo. Assim, estudos sobre como as crianças se desenvolvem vêm sendo realizados, buscando aprimorar o trabalho oferecido nas creches. Porém, infelizmente tal direito não abrange toda a população. Dentre inúmeras discrepâncias de acesso à educação no país, encontramos esquecidas e menosprezadas, as crianças que vivem nos presídios. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo geral mapear o atendimento oferecido a crianças de 0 a 3 anos que vivem em penitenciárias no Brasil. Essas crianças são assistidas de forma integral, tendo acesso a seus direitos que, claramente, estão descritos na legislação educacional? Também foram sistematizados os direitos das crianças de 0 a 3 anos, caracterizando os espaços e os tipos de atendimento aos bebês, filhos de mulheres presas. Através da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, o trabalho expôs a situação em que vivem e são atendidos os bebês nos presídios. Com o embasamento da Teoria Histórico-Cultural, analisou-se em quais âmbitos essas crianças encontram-se em desvantagem, não tendo garantias de possibilidades efetivas de desenvolvimento integral.
id UNSP_8a82e4f81cba1db19f9faf7d12e8bd13
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236319
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Direito à educação e atendimento a crianças de 0 a 3 anos, filhas de mulheres presasRight to education and care for children from 0 to 3 years old, daughters of imprisoned womenEducação infantilCrechePresídio femininoEarly childhood educationDaycareWomen's prisonA Constituição Federal Brasileira e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelecerama gratuidade da educação infantil na faixa etária de 0 a 3 anos e as creches passaram a integrar os sistemas de ensino. Ao longo da história da educação infantil, é notável um recente olhar para o entendimento de que as crianças são sujeitos em desenvolvimento que necessitam, não apenas do cuidar, como também do educar. Segundo a Teoria HistóricoCultural, as crianças, desde que nascem, se humanizam por meio das vivências experienciadas. Portanto, devem ter acesso a um ambiente rico, de modo a se apropriam da cultura, aprendendo e se desenvolvendo. Assim, estudos sobre como as crianças se desenvolvem vêm sendo realizados, buscando aprimorar o trabalho oferecido nas creches. Porém, infelizmente tal direito não abrange toda a população. Dentre inúmeras discrepâncias de acesso à educação no país, encontramos esquecidas e menosprezadas, as crianças que vivem nos presídios. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo geral mapear o atendimento oferecido a crianças de 0 a 3 anos que vivem em penitenciárias no Brasil. Essas crianças são assistidas de forma integral, tendo acesso a seus direitos que, claramente, estão descritos na legislação educacional? Também foram sistematizados os direitos das crianças de 0 a 3 anos, caracterizando os espaços e os tipos de atendimento aos bebês, filhos de mulheres presas. Através da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, o trabalho expôs a situação em que vivem e são atendidos os bebês nos presídios. Com o embasamento da Teoria Histórico-Cultural, analisou-se em quais âmbitos essas crianças encontram-se em desvantagem, não tendo garantias de possibilidades efetivas de desenvolvimento integral.Throughout the history of baby education, a recent perspective at understanding they are developing subjects who need not only care, but also education is noteworthy. According to the Historical-Cultural Theory, babies are humanized through the experiences they undergo. Therefore, they must have access to a rich environment in order to appropriate culture by learning and developing. The Brazilian Federal Constitution and the National Education Guidelines and Framework Law established free early childhood education in the age group from 0 to 3 years, and daycare centers became part of the education systems. Thus, studies on how babies develop have been carried out, seeking to improve the work offered in daycare centers. However, unfortunately this right does not reach the entire population. Among countless discrepancies in access to education in the country, we find children who live in prisons forgotten and despised. Thus, the present research mapped the care offered to children aged 0 to 3 years old who live in prisons in Brazil. Are these children fully assisted, with access to their rights clearly described in the educational legislation? Through bibliographic research and documentary research, the investigation revealed the situation in which babies live and are cared for in prisons. Based on the Historical-Cultural Theory, the study analyzed in which areas these children are at disadvantage, without guarantees of effective possibilities for integral development.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Parente, Cláudia da Mota DarósUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Jesus, Carla Mayara dos Santos de2022-08-26T13:38:38Z2022-08-26T13:38:38Z2022-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJESUS, Carla Mayara dos Santos de. Direito à educação e atendimento a crianças de 0 a 3 anos, filhas de mulheres presas. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23631933004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:09:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236319Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Direito à educação e atendimento a crianças de 0 a 3 anos, filhas de mulheres presas
Right to education and care for children from 0 to 3 years old, daughters of imprisoned women
title Direito à educação e atendimento a crianças de 0 a 3 anos, filhas de mulheres presas
spellingShingle Direito à educação e atendimento a crianças de 0 a 3 anos, filhas de mulheres presas
Jesus, Carla Mayara dos Santos de
Educação infantil
Creche
Presídio feminino
Early childhood education
Daycare
Women's prison
title_short Direito à educação e atendimento a crianças de 0 a 3 anos, filhas de mulheres presas
title_full Direito à educação e atendimento a crianças de 0 a 3 anos, filhas de mulheres presas
title_fullStr Direito à educação e atendimento a crianças de 0 a 3 anos, filhas de mulheres presas
title_full_unstemmed Direito à educação e atendimento a crianças de 0 a 3 anos, filhas de mulheres presas
title_sort Direito à educação e atendimento a crianças de 0 a 3 anos, filhas de mulheres presas
author Jesus, Carla Mayara dos Santos de
author_facet Jesus, Carla Mayara dos Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Cláudia da Mota Darós
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Carla Mayara dos Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Creche
Presídio feminino
Early childhood education
Daycare
Women's prison
topic Educação infantil
Creche
Presídio feminino
Early childhood education
Daycare
Women's prison
description A Constituição Federal Brasileira e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelecerama gratuidade da educação infantil na faixa etária de 0 a 3 anos e as creches passaram a integrar os sistemas de ensino. Ao longo da história da educação infantil, é notável um recente olhar para o entendimento de que as crianças são sujeitos em desenvolvimento que necessitam, não apenas do cuidar, como também do educar. Segundo a Teoria HistóricoCultural, as crianças, desde que nascem, se humanizam por meio das vivências experienciadas. Portanto, devem ter acesso a um ambiente rico, de modo a se apropriam da cultura, aprendendo e se desenvolvendo. Assim, estudos sobre como as crianças se desenvolvem vêm sendo realizados, buscando aprimorar o trabalho oferecido nas creches. Porém, infelizmente tal direito não abrange toda a população. Dentre inúmeras discrepâncias de acesso à educação no país, encontramos esquecidas e menosprezadas, as crianças que vivem nos presídios. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo geral mapear o atendimento oferecido a crianças de 0 a 3 anos que vivem em penitenciárias no Brasil. Essas crianças são assistidas de forma integral, tendo acesso a seus direitos que, claramente, estão descritos na legislação educacional? Também foram sistematizados os direitos das crianças de 0 a 3 anos, caracterizando os espaços e os tipos de atendimento aos bebês, filhos de mulheres presas. Através da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, o trabalho expôs a situação em que vivem e são atendidos os bebês nos presídios. Com o embasamento da Teoria Histórico-Cultural, analisou-se em quais âmbitos essas crianças encontram-se em desvantagem, não tendo garantias de possibilidades efetivas de desenvolvimento integral.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-26T13:38:38Z
2022-08-26T13:38:38Z
2022-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JESUS, Carla Mayara dos Santos de. Direito à educação e atendimento a crianças de 0 a 3 anos, filhas de mulheres presas. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
http://hdl.handle.net/11449/236319
33004110040P5
identifier_str_mv JESUS, Carla Mayara dos Santos de. Direito à educação e atendimento a crianças de 0 a 3 anos, filhas de mulheres presas. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/236319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128142284423168