Atividade lúdica e de cuidado: análise e intervenção na interação mãe-bebê
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/202185 |
Resumo: | As mães interagem com seus bebês em diferentes contextos, como nas brincadeiras e nos cuidados básicos. Essa dissertação teve como objetivo geral investigar se haveria diferença entre a interação em situação lúdica e de cuidado e, se, uma intervenção implementada a partir de dados de uma situação de interação lúdica, aumentaria a frequência de comportamentos interativos nesta situação e na troca de fraldas e foi estruturada em dois estudos: 1. Comportamentos interativos mãe-bebê em situação livre e na troca fraldas; 2. Intervenção no contexto de interação lúdica mãe-bebê e a influência na interação da díade na troca de fraldas. Em ambos os estudos os dados foram coletados na Clínica de Psicologia Aplicada (CPA) e no Centro de Reabilitação (SORRI) na cidade de Bauru - SP. Foi utilizado o protocolo Intera Díade para codificação dos comportamentos materno-infantis e realizou-se análises estatísticas de comparação e correlação dos comportamentos interativos maternos e dos bebês nas duas situações. O Estudo 1 teve como objetivos a) descrever e comparar comportamentos interativos maternos e dos bebês, aos três meses de vida, em situação lúdica e de cuidados; b) correlacionar comportamentos maternos e dos bebês nas duas condições: lúdica e de cuidados. Participaram 27 díades mãe-bebê e os resultados de comparação dos comportamentos maternos nos dois contextos apontaram que dos oito comportamentos interativos positivos observados, seis tiveram médias significativamente maiores na situação lúdica. Quanto aos bebês, prevaleceram os comportamentos positivos na situação lúdica e os comportamentos negativos e não interativos na troca de fraldas. O Estudo 2 teve como objetivo investigar se uma intervenção, implementada a partir de dados de uma situação de interação lúdica, utilizando vídeo feedback, aumentaria a frequência de comportamentos interativos neste contexto e na troca de fraldas a) Descrever e comparar comportamentos interativos mãe-bebê, em situação lúdica, antes e depois de uma intervenção, em situação lúdica, utilizando vídeo feedback; b) Comparar a duração e frequência de sequências comportamentais interativas, antes e depois de uma intervenção em situação lúdica, utilizando vídeo feedback e, c) Descrever e comparar comportamentos interativos mãe-bebê, em situação de troca de fraldas, antes e depois de uma intervenção em situação lúdica, utilizando vídeo feedback. Participaram 17 díades de mães e bebês aos três meses de idade de um programa de intervenção em vídeo-feedback onde foram filmadas na condição de interação lúdica e na troca de fraldas (pré-teste). Depois, a mãe participou de uma sessão de intervenção utilizando vídeo feedback a partir de sequências interativas da interação livre. Por fim, as díades foram novamente filmadas na interação livre e na troca de fraldas (pós-teste). Foi verificado que na troca de fraldas houve maior frequência do comportamento materno de cuidar não interativo e na interação livre, a reposta de estimulação por objetos. Quanto ao comportamento dos bebês, na interação livre houve mais comportamentos de respostas de interação positivas à estimulação por objetos e na condição de cuidado maior frequência do contato visual. Os resultados das análises de comparação das durações das sequências maternas na situação lúdica apontaram aumento significativo na sequência positiva RE-EST e redução significativa nas sequencias positivas NEB-EST e NEB-RES. O total da duração e frequência das sequências negativas dos bebês reduziu significativamente. Na troca de fraldas foi verificado aumento significativo nos comportamentos da mãe de apresentar o brinquedo e redução significativa em atrair a atenção. Os comportamentos positivos dos bebês de interagir com o brinquedo e responder positivamente aumentaram significativamente e foi verificada redução significativa nos comportamentos negativos de chorar. Observou-se a generalização de comportamentos interativos positivos maternos da condição de interação lúdica para a troca de fraldas. Os resultados, ainda que obtidos com uma amostra pequena, foram promissores, apontando a estratégia de vídeo feedback como uma importante ferramenta e indicando a importância de intervenções para a melhoria da interação mãe-bebê o mais precoce possível como um fator de proteção para o desenvolvimento saudável. |
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Atividade lúdica e de cuidado: análise e intervenção na interação mãe-bebêFree-play and caregiving activity: analyze and intervention in mother-infant interactionInteração mãe-bebêTroca de fraldasBrincadeira livreVídeo feedbackMother-infant interactionDiaperingFree-playAs mães interagem com seus bebês em diferentes contextos, como nas brincadeiras e nos cuidados básicos. Essa dissertação teve como objetivo geral investigar se haveria diferença entre a interação em situação lúdica e de cuidado e, se, uma intervenção implementada a partir de dados de uma situação de interação lúdica, aumentaria a frequência de comportamentos interativos nesta situação e na troca de fraldas e foi estruturada em dois estudos: 1. Comportamentos interativos mãe-bebê em situação livre e na troca fraldas; 2. Intervenção no contexto de interação lúdica mãe-bebê e a influência na interação da díade na troca de fraldas. Em ambos os estudos os dados foram coletados na Clínica de Psicologia Aplicada (CPA) e no Centro de Reabilitação (SORRI) na cidade de Bauru - SP. Foi utilizado o protocolo Intera Díade para codificação dos comportamentos materno-infantis e realizou-se análises estatísticas de comparação e correlação dos comportamentos interativos maternos e dos bebês nas duas situações. O Estudo 1 teve como objetivos a) descrever e comparar comportamentos interativos maternos e dos bebês, aos três meses de vida, em situação lúdica e de cuidados; b) correlacionar comportamentos maternos e dos bebês nas duas condições: lúdica e de cuidados. Participaram 27 díades mãe-bebê e os resultados de comparação dos comportamentos maternos nos dois contextos apontaram que dos oito comportamentos interativos positivos observados, seis tiveram médias significativamente maiores na situação lúdica. Quanto aos bebês, prevaleceram os comportamentos positivos na situação lúdica e os comportamentos negativos e não interativos na troca de fraldas. O Estudo 2 teve como objetivo investigar se uma intervenção, implementada a partir de dados de uma situação de interação lúdica, utilizando vídeo feedback, aumentaria a frequência de comportamentos interativos neste contexto e na troca de fraldas a) Descrever e comparar comportamentos interativos mãe-bebê, em situação lúdica, antes e depois de uma intervenção, em situação lúdica, utilizando vídeo feedback; b) Comparar a duração e frequência de sequências comportamentais interativas, antes e depois de uma intervenção em situação lúdica, utilizando vídeo feedback e, c) Descrever e comparar comportamentos interativos mãe-bebê, em situação de troca de fraldas, antes e depois de uma intervenção em situação lúdica, utilizando vídeo feedback. Participaram 17 díades de mães e bebês aos três meses de idade de um programa de intervenção em vídeo-feedback onde foram filmadas na condição de interação lúdica e na troca de fraldas (pré-teste). Depois, a mãe participou de uma sessão de intervenção utilizando vídeo feedback a partir de sequências interativas da interação livre. Por fim, as díades foram novamente filmadas na interação livre e na troca de fraldas (pós-teste). Foi verificado que na troca de fraldas houve maior frequência do comportamento materno de cuidar não interativo e na interação livre, a reposta de estimulação por objetos. Quanto ao comportamento dos bebês, na interação livre houve mais comportamentos de respostas de interação positivas à estimulação por objetos e na condição de cuidado maior frequência do contato visual. Os resultados das análises de comparação das durações das sequências maternas na situação lúdica apontaram aumento significativo na sequência positiva RE-EST e redução significativa nas sequencias positivas NEB-EST e NEB-RES. O total da duração e frequência das sequências negativas dos bebês reduziu significativamente. Na troca de fraldas foi verificado aumento significativo nos comportamentos da mãe de apresentar o brinquedo e redução significativa em atrair a atenção. Os comportamentos positivos dos bebês de interagir com o brinquedo e responder positivamente aumentaram significativamente e foi verificada redução significativa nos comportamentos negativos de chorar. Observou-se a generalização de comportamentos interativos positivos maternos da condição de interação lúdica para a troca de fraldas. Os resultados, ainda que obtidos com uma amostra pequena, foram promissores, apontando a estratégia de vídeo feedback como uma importante ferramenta e indicando a importância de intervenções para a melhoria da interação mãe-bebê o mais precoce possível como um fator de proteção para o desenvolvimento saudável.In different contexts, like free play and care settings, mothers are interacting with their babies. This work aimed to investigate if there is difference between playful and care settings and, if an intervention implemented based on data from a ludic interaction situation, via video feedback would enhance the frequency of interactive behaviors in this situation and in changing diapers and was structured in two studies: 1. Interactive mother-infant behaviors in a free setting and when changing diapers; 2. Intervention in the context of playful mother-infant interaction and the influence of the interaction on the dyad diapering interaction. In both studies, data were collected in CPA and SORRI, in Bauru – SP. The Intera Díade protocol was used for mother-infant behaviors codification. Were done statistical analysis of comparison and correlation about mother and child interactive behaviors in both situations. The first study aimed to a) describe and compare maternal and infant interactive behaviors at the age of three month and correlate maternal and infant behaviors in both conditions: ludic and care b) Correlate maternal and infant behavior in two conditions: playful and care. Participated 27 mother-infant dyads and results showed that comparing both settings, from eight positive interactive parameters observed, six of them had higher averages in the ludic than in diaper change. When changing diapers, maternal behavior of interactive care prevailed, followed by non-interactive care, specific to the situation. About infant, prevailed positive interactive behavior in ludic situation and negative and non-interactive behavior in diaper change. The second study aimed to investigate whether an intervention implemented based on data from a ludic setting, would increase the frequency of interactive behavior in this setting and diapering settings, a) describe and compare interactive mother-infant behaviors in a playful situation using video feedback , b) compare duration and frequency of interactive sequences, before and after an intervention in a playful situation using video feedback, c) describe and compare interactive mother-infant behaviors, in a diaper change situation before and after an intervention in a playful situation, using video feedback. Seventeen mother-infant dyads with three months-old infant participated in a video feedback program and were filmed in free play and care settings (pretest). Afterwards, the mothers participated in an intervention session from the video feedback. Finally, pairs were filmed again in both settings (posttest). The results showed that they were differences in both situations, mainly when related to non-interactive care behavior, more frequent in diaper changes and stimulations by objects and the most frequent in free play situations. About babies behavior it was observed more positive interactive behavior related to stimulation in free play setting and more visual contact in diapering. Comparison analyses of maternal sequences duration in playful situation showed a significant increase in the positive sequence RE-EST and a significant reduction in the positive sequence NEB-EST and NEB-RES. Total duration and frequency of negative baby sequences significantly reduced. There was significant increase in mother’s behavior of presenting toy and a significant reduction in attracting attention. Babies positive behaviors of interacting with toy and responding positively increased significantly and there was a significant reduction in negative behaviors of crying. Furthermore, a generalization of positive maternal interactive behaviors, from the ludic and diapering settings, were observed. The results, although obtained with relatively small sample size, were promising, pointing to video feedbacks as an important tool. The data pointed to the importance of interventions to improve mother-infant interactions as early as possible as a protective factor for healthy development.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)18/09825-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Luiza Machado dos2020-12-21T18:18:33Z2020-12-21T18:18:33Z2020-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20218533004056085P081496505938770420000-0002-5332-256Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:23:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202185Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:49:28.350127Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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