Interação discursiva e argumentação dos alunos no ensino de Física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/194450 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta resultados acerca da articulação entre o processo de interação discursiva e a formação de argumentos pelos alunos no Ensino de Física, partindo da premissa de que o processo discursivo entre professor e alunos pode favorecer o desencadeamento de argumentos pelos discentes. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de alunos da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola pública do Estado de São Paulo, na qual a professora da turma é também a pesquisadora deste trabalho. Os dados acerca do processo discursivo e argumentativo foram constituídos durante o desenvolvimento de cinco atividades, por meio de filmagem e pela escrita de textos pelos alunos. Para a análise do processo discursivo desencadeado pela professora-pesquisadora, foi utilizada a ferramenta de Mortimer e Scott (2002) e, acerca do raciocínio argumentativo dos estudantes, foi criado o conceito Linha de Raciocínio Argumentativo (LRA), com base no padrão de argumento de Toulmin e na ideia de linha de raciocínio, apresentada por Martins e Justi (2017). Os resultados indicaram o aprimoramento no grau de qualidade das LRAs construídas pelos estudantes devido ao embasamento em conceitos de Física. Assim, houve evidências de que o processo discursivo, desencadeado entre a professora-pesquisadora e os estudantes, favoreceu a construção de LRA e, dessa forma, os conceitos de Física foram sendo construídos e utilizados para fundamentar os argumentos. Em decorrência disso, o papel da interação discursiva unida com o processo de argumentação pode contribuir para promover a melhoria do Ensino de Física, com o desenvolvimento de estudantes mais participativos e ativos no processo de ensino e de aprendizagem. Nossa questão de pesquisa, acerca das potencialidades da díade “interação discursiva e argumentação” na formação de conceitos de Física pelos alunos, evidenciou dois fatores: o processo de interação discursiva entre professor e alunos favoreceu o desenvolvimento de Linhas de Raciocínio Argumentativo (LRA) que, por sua vez, contribui para a construção de significados relacionados aos conceitos de Física; a construção dessas linhas de raciocínio tornou o processo de ensino e de aprendizagem de Física mais relevante ao professor e ao aluno, pois eles foram inseridos em um ambiente de interação social para desenvolver os conceitos de Física. No entanto, temos indícios de que esse processo pode ser comprometido caso o professor não esteja preparado para desenvolver com os estudantes um processo discursivo, voltado para o desenvolvimento de competências argumentativas. |
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Interação discursiva e argumentação dos alunos no ensino de FísicaStudents' discursive interaction and argumentation during Physics teachingArgumentação.Interação Discursiva.Ensino de Física.ArgumentationDiscursive InteractionPhysics teachingEsta pesquisa apresenta resultados acerca da articulação entre o processo de interação discursiva e a formação de argumentos pelos alunos no Ensino de Física, partindo da premissa de que o processo discursivo entre professor e alunos pode favorecer o desencadeamento de argumentos pelos discentes. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de alunos da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola pública do Estado de São Paulo, na qual a professora da turma é também a pesquisadora deste trabalho. Os dados acerca do processo discursivo e argumentativo foram constituídos durante o desenvolvimento de cinco atividades, por meio de filmagem e pela escrita de textos pelos alunos. Para a análise do processo discursivo desencadeado pela professora-pesquisadora, foi utilizada a ferramenta de Mortimer e Scott (2002) e, acerca do raciocínio argumentativo dos estudantes, foi criado o conceito Linha de Raciocínio Argumentativo (LRA), com base no padrão de argumento de Toulmin e na ideia de linha de raciocínio, apresentada por Martins e Justi (2017). Os resultados indicaram o aprimoramento no grau de qualidade das LRAs construídas pelos estudantes devido ao embasamento em conceitos de Física. Assim, houve evidências de que o processo discursivo, desencadeado entre a professora-pesquisadora e os estudantes, favoreceu a construção de LRA e, dessa forma, os conceitos de Física foram sendo construídos e utilizados para fundamentar os argumentos. Em decorrência disso, o papel da interação discursiva unida com o processo de argumentação pode contribuir para promover a melhoria do Ensino de Física, com o desenvolvimento de estudantes mais participativos e ativos no processo de ensino e de aprendizagem. Nossa questão de pesquisa, acerca das potencialidades da díade “interação discursiva e argumentação” na formação de conceitos de Física pelos alunos, evidenciou dois fatores: o processo de interação discursiva entre professor e alunos favoreceu o desenvolvimento de Linhas de Raciocínio Argumentativo (LRA) que, por sua vez, contribui para a construção de significados relacionados aos conceitos de Física; a construção dessas linhas de raciocínio tornou o processo de ensino e de aprendizagem de Física mais relevante ao professor e ao aluno, pois eles foram inseridos em um ambiente de interação social para desenvolver os conceitos de Física. No entanto, temos indícios de que esse processo pode ser comprometido caso o professor não esteja preparado para desenvolver com os estudantes um processo discursivo, voltado para o desenvolvimento de competências argumentativas.This research presents results about the articulation between the process of discursive interaction and the formation of arguments by students in Physics Teaching, based on the premise that the discursive process between teacher and students can favor the triggering of arguments by students. The research was developed with a group of students from the second grade of High School, from a public school in the State of São Paulo, in which the teacher of the class is also the researcher of this work. The data about the discursive and argumentative process were constituted during the development of five activities, through filming and the writing of texts by the students. For the data analysis of the discursive process triggered by the researcher-teacher, the tool of Mortimer and Scott (2002) was used and, regarding the students' argumentative reasoning, the concept of Argumentative Reasoning (LRA) was created, based on the standard of Toulmin's argument and the idea of line of reasoning, presented by Martins and Justi (2017). The results indicated the improvement in the quality level of the LRAs built by the students due to the foundation in Physics concepts. Thus, there was evidence that the discursive process, triggered between the researcher-teacher- and the students, favored the construction of LRA and, therefore, the the physics concepts were being constructed and used to support the arguments. Therefore, the role of discursive interaction united with the argumentation process can contribute to promote the improvement of Physics Teaching, with the development of more participative and active students in the teaching and learning process. Our research question, about the potentialities of the dyad “discursive interaction and argumentation” in the formation of physics concepts by students, showed two factors: the process of discursive interaction between teacher and students favored the development of Lines of Argumentative Argument (LRA) that , in turn, contributes to the construction of meanings related to the concepts of Physics; the construction of these lines of reasoning made the teaching and learning process of Physics more relevant to the teacher and the student, as they were inserted in an environment of social interaction to develop the concepts of Physics. However, we have evidence that this process can be compromised if the teacher is not prepared to develop a discursive process with students, aimed at developing argumentative skills. Keywords: Argumentation. Discursive Interaction.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kondarzewski, Isabel Cristina de Castro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Galvão, Idmaura Calderaro Martins2020-12-01T01:30:41Z2020-12-01T01:30:41Z2020-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19445033004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-10T06:19:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194450Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:56:55.267197Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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