Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jacqueline Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sebastião, Luciana Tavares [UNESP], Viana, Leandro Alves [UNESP], Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0MA==
http://hdl.handle.net/11449/146767
Resumo: Introdução: Na literatura encontramos vários estudos que abordam a saúde vocal dos professores. Entre eles podemos destacar levantamentos das principais patologias laríngeas que afetam a voz do professor, assim como estudos que caracterizam as queixas vocais destes profissionais. As conclusões de muitos desses estudos enfatizam a necessidade de se empreender ações preventivas voltadas a essa população. As estratégias de prevenção incluem palestras, cursos, seminários ou vivências que podem acontecer até mesmo durante a formação acadêmica do professor. Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão intitulado "Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores". Métodos: Este projeto propõe o desenvolvimento de um programa com conteúdo teórico-prático que visa à construção de conhecimentos e à incorporação de hábitos vocais saudáveis, bem como trabalhar a expressividade da voz e comunicação oral do futuro profissional que utiliza a voz como instrumento de trabalho. As atividades desse programa são desenvolvidas no formato de oficinas num total de oito encontros em que são abordados: anatomia e fisiologia da fonoarticulação; conceito de voz profissional; psicodinâmica vocal; saúde vocal entre profissionais da voz; exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal; estratégias para manutenção da qualidade vocal em situação de ensino. Além disso, o projeto inclui o desenvolvimento de pesquisas que visam o estudo da voz e da comunicação oral dos futuros professores. Resultados: As oficinas de voz vêm sendo realizadas desde o ano de 2011 e são oferecidas aos alunos do Curso de Pedagogia da FFC em dois horários diferentes para favorecer a participação dos discentes. Além das oficinas, são realizadas avaliações fonoaudiológicas dos interessados e oferecidas orientações específicas sobre voz. Os dados obtidos nas avaliações fonoaudiológicas constituem o material de estudo de algumas pesquisas que são desenvolvidas no contexto do Projeto de Extensão.Dois projetos de IC Fapesp foram também desenvolvidos a partir do desenvolvimento do Projeto de Extensão. Os resultados dos estudos são divulgados em eventos científicos. O Projeto de Extensão articula-se com o ensino, pois viabiliza aos discentes (bolsistas ou voluntários) aprofundamento teórico e vivência em trabalho com promoção da saúde em voz profissional, bem como contribui para sua formação em pesquisa. Quanto às demandas sociais, o Projeto contribui para a capacitação do futuro professor no que se refere à adoção de estratégias de comunicação efetiva e à adoção de cuidados vocais importantes quando da sua inserção no trabalho docente.
id UNSP_8ac690013ad9d812acb3b57f31aa500b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146767
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professoresPrevençãoComunicaçãoSaúde vocalTreinamento vocalIntrodução: Na literatura encontramos vários estudos que abordam a saúde vocal dos professores. Entre eles podemos destacar levantamentos das principais patologias laríngeas que afetam a voz do professor, assim como estudos que caracterizam as queixas vocais destes profissionais. As conclusões de muitos desses estudos enfatizam a necessidade de se empreender ações preventivas voltadas a essa população. As estratégias de prevenção incluem palestras, cursos, seminários ou vivências que podem acontecer até mesmo durante a formação acadêmica do professor. Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão intitulado "Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores". Métodos: Este projeto propõe o desenvolvimento de um programa com conteúdo teórico-prático que visa à construção de conhecimentos e à incorporação de hábitos vocais saudáveis, bem como trabalhar a expressividade da voz e comunicação oral do futuro profissional que utiliza a voz como instrumento de trabalho. As atividades desse programa são desenvolvidas no formato de oficinas num total de oito encontros em que são abordados: anatomia e fisiologia da fonoarticulação; conceito de voz profissional; psicodinâmica vocal; saúde vocal entre profissionais da voz; exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal; estratégias para manutenção da qualidade vocal em situação de ensino. Além disso, o projeto inclui o desenvolvimento de pesquisas que visam o estudo da voz e da comunicação oral dos futuros professores. Resultados: As oficinas de voz vêm sendo realizadas desde o ano de 2011 e são oferecidas aos alunos do Curso de Pedagogia da FFC em dois horários diferentes para favorecer a participação dos discentes. Além das oficinas, são realizadas avaliações fonoaudiológicas dos interessados e oferecidas orientações específicas sobre voz. Os dados obtidos nas avaliações fonoaudiológicas constituem o material de estudo de algumas pesquisas que são desenvolvidas no contexto do Projeto de Extensão.Dois projetos de IC Fapesp foram também desenvolvidos a partir do desenvolvimento do Projeto de Extensão. Os resultados dos estudos são divulgados em eventos científicos. O Projeto de Extensão articula-se com o ensino, pois viabiliza aos discentes (bolsistas ou voluntários) aprofundamento teórico e vivência em trabalho com promoção da saúde em voz profissional, bem como contribui para sua formação em pesquisa. Quanto às demandas sociais, o Projeto contribui para a capacitação do futuro professor no que se refere à adoção de estratégias de comunicação efetiva e à adoção de cuidados vocais importantes quando da sua inserção no trabalho docente.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Fonoaudiologia, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Fonoaudiologia, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Jacqueline Silva [UNESP]Sebastião, Luciana Tavares [UNESP]Viana, Leandro Alves [UNESP]Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP]2017-01-02T15:39:30Z2017-01-02T15:39:30Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09940application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0MA==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09401http://hdl.handle.net/11449/1467672013-09940-rodrigues.pdf0133020243918631PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:40:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146767Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:40:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores
title Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores
spellingShingle Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores
Rodrigues, Jacqueline Silva [UNESP]
Prevenção
Comunicação
Saúde vocal
Treinamento vocal
title_short Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores
title_full Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores
title_fullStr Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores
title_full_unstemmed Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores
title_sort Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores
author Rodrigues, Jacqueline Silva [UNESP]
author_facet Rodrigues, Jacqueline Silva [UNESP]
Sebastião, Luciana Tavares [UNESP]
Viana, Leandro Alves [UNESP]
Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP]
author_role author
author2 Sebastião, Luciana Tavares [UNESP]
Viana, Leandro Alves [UNESP]
Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jacqueline Silva [UNESP]
Sebastião, Luciana Tavares [UNESP]
Viana, Leandro Alves [UNESP]
Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Prevenção
Comunicação
Saúde vocal
Treinamento vocal
topic Prevenção
Comunicação
Saúde vocal
Treinamento vocal
description Introdução: Na literatura encontramos vários estudos que abordam a saúde vocal dos professores. Entre eles podemos destacar levantamentos das principais patologias laríngeas que afetam a voz do professor, assim como estudos que caracterizam as queixas vocais destes profissionais. As conclusões de muitos desses estudos enfatizam a necessidade de se empreender ações preventivas voltadas a essa população. As estratégias de prevenção incluem palestras, cursos, seminários ou vivências que podem acontecer até mesmo durante a formação acadêmica do professor. Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão intitulado "Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores". Métodos: Este projeto propõe o desenvolvimento de um programa com conteúdo teórico-prático que visa à construção de conhecimentos e à incorporação de hábitos vocais saudáveis, bem como trabalhar a expressividade da voz e comunicação oral do futuro profissional que utiliza a voz como instrumento de trabalho. As atividades desse programa são desenvolvidas no formato de oficinas num total de oito encontros em que são abordados: anatomia e fisiologia da fonoarticulação; conceito de voz profissional; psicodinâmica vocal; saúde vocal entre profissionais da voz; exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal; estratégias para manutenção da qualidade vocal em situação de ensino. Além disso, o projeto inclui o desenvolvimento de pesquisas que visam o estudo da voz e da comunicação oral dos futuros professores. Resultados: As oficinas de voz vêm sendo realizadas desde o ano de 2011 e são oferecidas aos alunos do Curso de Pedagogia da FFC em dois horários diferentes para favorecer a participação dos discentes. Além das oficinas, são realizadas avaliações fonoaudiológicas dos interessados e oferecidas orientações específicas sobre voz. Os dados obtidos nas avaliações fonoaudiológicas constituem o material de estudo de algumas pesquisas que são desenvolvidas no contexto do Projeto de Extensão.Dois projetos de IC Fapesp foram também desenvolvidos a partir do desenvolvimento do Projeto de Extensão. Os resultados dos estudos são divulgados em eventos científicos. O Projeto de Extensão articula-se com o ensino, pois viabiliza aos discentes (bolsistas ou voluntários) aprofundamento teórico e vivência em trabalho com promoção da saúde em voz profissional, bem como contribui para sua formação em pesquisa. Quanto às demandas sociais, o Projeto contribui para a capacitação do futuro professor no que se refere à adoção de estratégias de comunicação efetiva e à adoção de cuidados vocais importantes quando da sua inserção no trabalho docente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:39:30Z
2017-01-02T15:39:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0MA==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09401
http://hdl.handle.net/11449/146767
2013-09940-rodrigues.pdf
0133020243918631
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0MA==
http://hdl.handle.net/11449/146767
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09401
2013-09940-rodrigues.pdf
0133020243918631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09940
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128100187242496