Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0MA== http://hdl.handle.net/11449/146767 |
Resumo: | Introdução: Na literatura encontramos vários estudos que abordam a saúde vocal dos professores. Entre eles podemos destacar levantamentos das principais patologias laríngeas que afetam a voz do professor, assim como estudos que caracterizam as queixas vocais destes profissionais. As conclusões de muitos desses estudos enfatizam a necessidade de se empreender ações preventivas voltadas a essa população. As estratégias de prevenção incluem palestras, cursos, seminários ou vivências que podem acontecer até mesmo durante a formação acadêmica do professor. Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão intitulado "Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores". Métodos: Este projeto propõe o desenvolvimento de um programa com conteúdo teórico-prático que visa à construção de conhecimentos e à incorporação de hábitos vocais saudáveis, bem como trabalhar a expressividade da voz e comunicação oral do futuro profissional que utiliza a voz como instrumento de trabalho. As atividades desse programa são desenvolvidas no formato de oficinas num total de oito encontros em que são abordados: anatomia e fisiologia da fonoarticulação; conceito de voz profissional; psicodinâmica vocal; saúde vocal entre profissionais da voz; exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal; estratégias para manutenção da qualidade vocal em situação de ensino. Além disso, o projeto inclui o desenvolvimento de pesquisas que visam o estudo da voz e da comunicação oral dos futuros professores. Resultados: As oficinas de voz vêm sendo realizadas desde o ano de 2011 e são oferecidas aos alunos do Curso de Pedagogia da FFC em dois horários diferentes para favorecer a participação dos discentes. Além das oficinas, são realizadas avaliações fonoaudiológicas dos interessados e oferecidas orientações específicas sobre voz. Os dados obtidos nas avaliações fonoaudiológicas constituem o material de estudo de algumas pesquisas que são desenvolvidas no contexto do Projeto de Extensão.Dois projetos de IC Fapesp foram também desenvolvidos a partir do desenvolvimento do Projeto de Extensão. Os resultados dos estudos são divulgados em eventos científicos. O Projeto de Extensão articula-se com o ensino, pois viabiliza aos discentes (bolsistas ou voluntários) aprofundamento teórico e vivência em trabalho com promoção da saúde em voz profissional, bem como contribui para sua formação em pesquisa. Quanto às demandas sociais, o Projeto contribui para a capacitação do futuro professor no que se refere à adoção de estratégias de comunicação efetiva e à adoção de cuidados vocais importantes quando da sua inserção no trabalho docente. |
id |
UNSP_8ac690013ad9d812acb3b57f31aa500b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146767 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professoresPrevençãoComunicaçãoSaúde vocalTreinamento vocalIntrodução: Na literatura encontramos vários estudos que abordam a saúde vocal dos professores. Entre eles podemos destacar levantamentos das principais patologias laríngeas que afetam a voz do professor, assim como estudos que caracterizam as queixas vocais destes profissionais. As conclusões de muitos desses estudos enfatizam a necessidade de se empreender ações preventivas voltadas a essa população. As estratégias de prevenção incluem palestras, cursos, seminários ou vivências que podem acontecer até mesmo durante a formação acadêmica do professor. Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão intitulado "Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores". Métodos: Este projeto propõe o desenvolvimento de um programa com conteúdo teórico-prático que visa à construção de conhecimentos e à incorporação de hábitos vocais saudáveis, bem como trabalhar a expressividade da voz e comunicação oral do futuro profissional que utiliza a voz como instrumento de trabalho. As atividades desse programa são desenvolvidas no formato de oficinas num total de oito encontros em que são abordados: anatomia e fisiologia da fonoarticulação; conceito de voz profissional; psicodinâmica vocal; saúde vocal entre profissionais da voz; exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal; estratégias para manutenção da qualidade vocal em situação de ensino. Além disso, o projeto inclui o desenvolvimento de pesquisas que visam o estudo da voz e da comunicação oral dos futuros professores. Resultados: As oficinas de voz vêm sendo realizadas desde o ano de 2011 e são oferecidas aos alunos do Curso de Pedagogia da FFC em dois horários diferentes para favorecer a participação dos discentes. Além das oficinas, são realizadas avaliações fonoaudiológicas dos interessados e oferecidas orientações específicas sobre voz. Os dados obtidos nas avaliações fonoaudiológicas constituem o material de estudo de algumas pesquisas que são desenvolvidas no contexto do Projeto de Extensão.Dois projetos de IC Fapesp foram também desenvolvidos a partir do desenvolvimento do Projeto de Extensão. Os resultados dos estudos são divulgados em eventos científicos. O Projeto de Extensão articula-se com o ensino, pois viabiliza aos discentes (bolsistas ou voluntários) aprofundamento teórico e vivência em trabalho com promoção da saúde em voz profissional, bem como contribui para sua formação em pesquisa. Quanto às demandas sociais, o Projeto contribui para a capacitação do futuro professor no que se refere à adoção de estratégias de comunicação efetiva e à adoção de cuidados vocais importantes quando da sua inserção no trabalho docente.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Fonoaudiologia, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Fonoaudiologia, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Jacqueline Silva [UNESP]Sebastião, Luciana Tavares [UNESP]Viana, Leandro Alves [UNESP]Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP]2017-01-02T15:39:30Z2017-01-02T15:39:30Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09940application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0MA==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09401http://hdl.handle.net/11449/1467672013-09940-rodrigues.pdf0133020243918631PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:40:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146767Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:40:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores |
title |
Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores |
spellingShingle |
Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores Rodrigues, Jacqueline Silva [UNESP] Prevenção Comunicação Saúde vocal Treinamento vocal |
title_short |
Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores |
title_full |
Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores |
title_fullStr |
Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores |
title_sort |
Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores |
author |
Rodrigues, Jacqueline Silva [UNESP] |
author_facet |
Rodrigues, Jacqueline Silva [UNESP] Sebastião, Luciana Tavares [UNESP] Viana, Leandro Alves [UNESP] Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Sebastião, Luciana Tavares [UNESP] Viana, Leandro Alves [UNESP] Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Jacqueline Silva [UNESP] Sebastião, Luciana Tavares [UNESP] Viana, Leandro Alves [UNESP] Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prevenção Comunicação Saúde vocal Treinamento vocal |
topic |
Prevenção Comunicação Saúde vocal Treinamento vocal |
description |
Introdução: Na literatura encontramos vários estudos que abordam a saúde vocal dos professores. Entre eles podemos destacar levantamentos das principais patologias laríngeas que afetam a voz do professor, assim como estudos que caracterizam as queixas vocais destes profissionais. As conclusões de muitos desses estudos enfatizam a necessidade de se empreender ações preventivas voltadas a essa população. As estratégias de prevenção incluem palestras, cursos, seminários ou vivências que podem acontecer até mesmo durante a formação acadêmica do professor. Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão intitulado "Ações educativas sobre voz no contexto da formação inicial de professores". Métodos: Este projeto propõe o desenvolvimento de um programa com conteúdo teórico-prático que visa à construção de conhecimentos e à incorporação de hábitos vocais saudáveis, bem como trabalhar a expressividade da voz e comunicação oral do futuro profissional que utiliza a voz como instrumento de trabalho. As atividades desse programa são desenvolvidas no formato de oficinas num total de oito encontros em que são abordados: anatomia e fisiologia da fonoarticulação; conceito de voz profissional; psicodinâmica vocal; saúde vocal entre profissionais da voz; exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal; estratégias para manutenção da qualidade vocal em situação de ensino. Além disso, o projeto inclui o desenvolvimento de pesquisas que visam o estudo da voz e da comunicação oral dos futuros professores. Resultados: As oficinas de voz vêm sendo realizadas desde o ano de 2011 e são oferecidas aos alunos do Curso de Pedagogia da FFC em dois horários diferentes para favorecer a participação dos discentes. Além das oficinas, são realizadas avaliações fonoaudiológicas dos interessados e oferecidas orientações específicas sobre voz. Os dados obtidos nas avaliações fonoaudiológicas constituem o material de estudo de algumas pesquisas que são desenvolvidas no contexto do Projeto de Extensão.Dois projetos de IC Fapesp foram também desenvolvidos a partir do desenvolvimento do Projeto de Extensão. Os resultados dos estudos são divulgados em eventos científicos. O Projeto de Extensão articula-se com o ensino, pois viabiliza aos discentes (bolsistas ou voluntários) aprofundamento teórico e vivência em trabalho com promoção da saúde em voz profissional, bem como contribui para sua formação em pesquisa. Quanto às demandas sociais, o Projeto contribui para a capacitação do futuro professor no que se refere à adoção de estratégias de comunicação efetiva e à adoção de cuidados vocais importantes quando da sua inserção no trabalho docente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:39:30Z 2017-01-02T15:39:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0MA== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09401 http://hdl.handle.net/11449/146767 2013-09940-rodrigues.pdf 0133020243918631 |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0MA== http://hdl.handle.net/11449/146767 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09401 2013-09940-rodrigues.pdf 0133020243918631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09940 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128100187242496 |