Tecnologias da informação e comunicação na gestão educacional: possibilidades e contribuições em uma escola técnica estadual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carleto, Nivaldo [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101563
Resumo: As possibilidades da informática na administração educacional é uma realidade no cenário contemporâneo constituído por uma sociedade informacional. Em particular, os recursos oferecidos por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação, quando devidamente utilizados, servem como ferramenta de auxílio ao gerenciamento de informações nas organizações, sejam elas comerciais ou educacionais. O controle de informações acadêmicas, o gerenciamento e o processamento de arquivos eletrônicos de alunos e professores, assim como a otimização na tomada de decisões são contribuições que essas tecnologias apresentam em beneficio de uma escola, principalmente, como instrumento de articulação entre o trabalho administrativo que contempla a secretaria acadêmica e o trabalho pedagógico dos professores e da coordenação de curso. Partindo desse pressuposto, esse trabalho teve como objetivo aplicar o conceito da Tecnologia da Informação em uma unidade de ensino técnico localizada no município de Matão-SP, desenvolvendo e implantando em suas instalações um sistema de gestão da informação. Nesse contexto, considerou-se, entre outros fatores, as necessidades e as limitações da escola, bem como a segurança, a privacidade, a relevância e a disponibilidade das informações no ambiente educacional que ela está inserida. Contextualizado em uma dimensão teórica sobre as políticas e as reformas educacionais no Brasil, bem como nos processos de descentralização da educação e a autonomia escolar, o presente trabalho procurou também abranger questões pertinentes na conquista da qualidade e da equidade da educação pública brasileira. Nesse cenário, enfatizou-se a importância do desenvolvimento de softwares livres na gestão de documentos para a administração pública de sistemas educacionais, pretendendo com isso contribuir com a democracia e com a transparência...
id UNSP_8af7f2f0ef7bd2c6cbf0fe7726b1d27b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101563
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Tecnologias da informação e comunicação na gestão educacional: possibilidades e contribuições em uma escola técnica estadualEducaçãoTecnologia da informaçãoSoftware - DesenvolvimentoPolítica e gestão educacionalGestão da informaçãoEducational politics and gestionAs possibilidades da informática na administração educacional é uma realidade no cenário contemporâneo constituído por uma sociedade informacional. Em particular, os recursos oferecidos por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação, quando devidamente utilizados, servem como ferramenta de auxílio ao gerenciamento de informações nas organizações, sejam elas comerciais ou educacionais. O controle de informações acadêmicas, o gerenciamento e o processamento de arquivos eletrônicos de alunos e professores, assim como a otimização na tomada de decisões são contribuições que essas tecnologias apresentam em beneficio de uma escola, principalmente, como instrumento de articulação entre o trabalho administrativo que contempla a secretaria acadêmica e o trabalho pedagógico dos professores e da coordenação de curso. Partindo desse pressuposto, esse trabalho teve como objetivo aplicar o conceito da Tecnologia da Informação em uma unidade de ensino técnico localizada no município de Matão-SP, desenvolvendo e implantando em suas instalações um sistema de gestão da informação. Nesse contexto, considerou-se, entre outros fatores, as necessidades e as limitações da escola, bem como a segurança, a privacidade, a relevância e a disponibilidade das informações no ambiente educacional que ela está inserida. Contextualizado em uma dimensão teórica sobre as políticas e as reformas educacionais no Brasil, bem como nos processos de descentralização da educação e a autonomia escolar, o presente trabalho procurou também abranger questões pertinentes na conquista da qualidade e da equidade da educação pública brasileira. Nesse cenário, enfatizou-se a importância do desenvolvimento de softwares livres na gestão de documentos para a administração pública de sistemas educacionais, pretendendo com isso contribuir com a democracia e com a transparência...The possibilities of the computers in the educational gestion is a reality in the contemporary scenery constitute for a informational society. In particular, the resources to offer across Technologies of Information and Communication when correct to utilize, to serve as implement of aid to the gestion of information in organization to being commerce or educational. The control of academician information’s, the gestion and the processing of electronics files students and teachers, as well as the optimization in to take decisions are contribution which this technology to present in benefit the an school, principal, since instrument of the articulation between the administrated work which for the sake of academics secretary and the educational work of teachers and course co-ordination. To leave this presuppose, this work to have which purpose to apply the concept of technology of Information in a technical school localized in Matão-SP city, development and implantation in your installations one gestion system information. In that context, to consider between other aspects, the necessity and the limitations of school, as well as the safety, the private, the important and the available of information in educational environment what to insert. In context in a theoretical dimension upon the educational politics and reforms in Brazil, very as the process decentralization education and the autonomies school, the present work to search also to enclose pertinent questions in the obtain of quality and the equity Brazilian public education. In that scenery emphasize the importance of the development of free softwares in gestion document for public management system educationals, to purpose with that contribute with the democrat and transparent in process of the gestion education, benefiting in large part the State and the institution public of teach.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Cláudio Benedito Gomide [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carleto, Nivaldo [UNESP]2014-06-11T19:31:31Z2014-06-11T19:31:31Z2009-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis287 f. : il. (algumas color)application/pdfCARLETO, Nivaldo. Tecnologias da informação e comunicação na gestão educacional: possibilidades e contribuições em uma escola técnica estadual. 2009. 287 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.http://hdl.handle.net/11449/101563000603779carleto_n_dr_arafcl.pdf33004030079P24812459071221541Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:10:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101563Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:10:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação na gestão educacional: possibilidades e contribuições em uma escola técnica estadual
title Tecnologias da informação e comunicação na gestão educacional: possibilidades e contribuições em uma escola técnica estadual
spellingShingle Tecnologias da informação e comunicação na gestão educacional: possibilidades e contribuições em uma escola técnica estadual
Carleto, Nivaldo [UNESP]
Educação
Tecnologia da informação
Software - Desenvolvimento
Política e gestão educacional
Gestão da informação
Educational politics and gestion
title_short Tecnologias da informação e comunicação na gestão educacional: possibilidades e contribuições em uma escola técnica estadual
title_full Tecnologias da informação e comunicação na gestão educacional: possibilidades e contribuições em uma escola técnica estadual
title_fullStr Tecnologias da informação e comunicação na gestão educacional: possibilidades e contribuições em uma escola técnica estadual
title_full_unstemmed Tecnologias da informação e comunicação na gestão educacional: possibilidades e contribuições em uma escola técnica estadual
title_sort Tecnologias da informação e comunicação na gestão educacional: possibilidades e contribuições em uma escola técnica estadual
author Carleto, Nivaldo [UNESP]
author_facet Carleto, Nivaldo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Cláudio Benedito Gomide [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carleto, Nivaldo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologia da informação
Software - Desenvolvimento
Política e gestão educacional
Gestão da informação
Educational politics and gestion
topic Educação
Tecnologia da informação
Software - Desenvolvimento
Política e gestão educacional
Gestão da informação
Educational politics and gestion
description As possibilidades da informática na administração educacional é uma realidade no cenário contemporâneo constituído por uma sociedade informacional. Em particular, os recursos oferecidos por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação, quando devidamente utilizados, servem como ferramenta de auxílio ao gerenciamento de informações nas organizações, sejam elas comerciais ou educacionais. O controle de informações acadêmicas, o gerenciamento e o processamento de arquivos eletrônicos de alunos e professores, assim como a otimização na tomada de decisões são contribuições que essas tecnologias apresentam em beneficio de uma escola, principalmente, como instrumento de articulação entre o trabalho administrativo que contempla a secretaria acadêmica e o trabalho pedagógico dos professores e da coordenação de curso. Partindo desse pressuposto, esse trabalho teve como objetivo aplicar o conceito da Tecnologia da Informação em uma unidade de ensino técnico localizada no município de Matão-SP, desenvolvendo e implantando em suas instalações um sistema de gestão da informação. Nesse contexto, considerou-se, entre outros fatores, as necessidades e as limitações da escola, bem como a segurança, a privacidade, a relevância e a disponibilidade das informações no ambiente educacional que ela está inserida. Contextualizado em uma dimensão teórica sobre as políticas e as reformas educacionais no Brasil, bem como nos processos de descentralização da educação e a autonomia escolar, o presente trabalho procurou também abranger questões pertinentes na conquista da qualidade e da equidade da educação pública brasileira. Nesse cenário, enfatizou-se a importância do desenvolvimento de softwares livres na gestão de documentos para a administração pública de sistemas educacionais, pretendendo com isso contribuir com a democracia e com a transparência...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-23
2014-06-11T19:31:31Z
2014-06-11T19:31:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARLETO, Nivaldo. Tecnologias da informação e comunicação na gestão educacional: possibilidades e contribuições em uma escola técnica estadual. 2009. 287 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/101563
000603779
carleto_n_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
4812459071221541
identifier_str_mv CARLETO, Nivaldo. Tecnologias da informação e comunicação na gestão educacional: possibilidades e contribuições em uma escola técnica estadual. 2009. 287 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
000603779
carleto_n_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
4812459071221541
url http://hdl.handle.net/11449/101563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 287 f. : il. (algumas color)
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045469207658496