Projeto Achiropita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ilsa Kawall Leal [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Atividades_Art_stico-Culturais/Trabalho18.htm
http://hdl.handle.net/11449/148071
Resumo: No estudo e análise da obra de arte, através dos séculos, podemos identificar algumas formas de expressão que são recorrentes: o realismo, o expressionismo, o surrealismo, o construtivismo. Sem nos referimos a algumas outras cujo grau de parentesco estético é bastante próximo às primeiras, e que por esta razão, deixam neste projeto se serem citadas, por já estarem desta forma nele incluídas. Trata-se portanto de saber, através de trabalhos diversificados (desenhos, pinturas, colagens, montagens, composições interdisciplinares, movimentos corporais, sons e ruídos) se as crianças de idade em torno dos 8 a 10, 11 anos de idade, já evidenciam (mesmo em forma apenas de indicações), algum tipo de tendência de criação artística, que conduza essa criação preferencialmente mais para uma destas modalidades de expressão citada, ou seja, se a maneira de se expressarem, é ainda indiferenciada, de forma a ser englobada na categoria de arte infantil. Este experimento está sendo desenvolvido durante aproximadamente 20 semanas o que resultará provavelmente em 15 trabalhos de cada criança. Deve-se notar que o término de um trabalho não se dá, via de regra, em um dia de aula. A experiência está inserida na atividade do Centro Educacional "Dom Orione", pertencente à Igreja de nossa Senhora de Achiropita, localizada no bairro do Bixiga, uma região próxima ao centro velho da cidade, que apresenta uma concentração de restaurantes italianos. Esse centro educacional, de atuação do tipo de uma ONG, oferece aos alunos do bairro, de manhã e à tarde, uma programação que objetiva complementar o ensino da escola pública a crianças de baixo poder aquisitivo. A implementação tem sido facilitada pelos coordenadores do centro educacional, que evidenciam assim, um amplo conhecimento das possibilidades que um projeto de extensão como esse do Instituto de Artes, está oferecendo. Dessa forma, temos encontrado condições favoráveis para o desenvolvimento da programação. O Centro Dom Orione possui salas apropriadas, e fornece o material necessário para as aulas. Apenas temos a constatar que o número de crianças que podemos atender é muito pequeno, uma das razões sendo que atividades com Artes requerem espaços grandes. Alguma dificuldade que está sendo cuidada, refere-se principalmente quanto à capacidade de atenção e concentração da parte das crianças. A medida que vão gradativamente se sentido seguras no seu trabalho, sua atitude modifica-se bastante, demonstrando um interesse crescente nele. Para isso, além do envolvimento que as atividades em Artes propiciam, o conhecimento que desenvolvem é bastante gratificante, para elas e para nós também. Os resultados obtidos podem atuar verdadeiramente na atuação posterior desses alunos quanto à sua escolha profissional, que será enriquecida por esse desenvolvimento com o aprendizado em Artes. Sua visão de mundo será ampliada, e sua atuação como cidadão naturalmente enriquecida pelo acréscimo do conhecimento que acrescentou à sua formação. A Universidade, atuando também na formação de indivíduos mais carentes, cumpre de maneira bem mais ampla, seus propósitos e realizações educacionais, atendendo assim às necessidades da sociedade como um todo.
id UNSP_8b00e0d5f61c86cfcc0bfac1f2180775
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148071
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeto AchiropitaNo estudo e análise da obra de arte, através dos séculos, podemos identificar algumas formas de expressão que são recorrentes: o realismo, o expressionismo, o surrealismo, o construtivismo. Sem nos referimos a algumas outras cujo grau de parentesco estético é bastante próximo às primeiras, e que por esta razão, deixam neste projeto se serem citadas, por já estarem desta forma nele incluídas. Trata-se portanto de saber, através de trabalhos diversificados (desenhos, pinturas, colagens, montagens, composições interdisciplinares, movimentos corporais, sons e ruídos) se as crianças de idade em torno dos 8 a 10, 11 anos de idade, já evidenciam (mesmo em forma apenas de indicações), algum tipo de tendência de criação artística, que conduza essa criação preferencialmente mais para uma destas modalidades de expressão citada, ou seja, se a maneira de se expressarem, é ainda indiferenciada, de forma a ser englobada na categoria de arte infantil. Este experimento está sendo desenvolvido durante aproximadamente 20 semanas o que resultará provavelmente em 15 trabalhos de cada criança. Deve-se notar que o término de um trabalho não se dá, via de regra, em um dia de aula. A experiência está inserida na atividade do Centro Educacional "Dom Orione", pertencente à Igreja de nossa Senhora de Achiropita, localizada no bairro do Bixiga, uma região próxima ao centro velho da cidade, que apresenta uma concentração de restaurantes italianos. Esse centro educacional, de atuação do tipo de uma ONG, oferece aos alunos do bairro, de manhã e à tarde, uma programação que objetiva complementar o ensino da escola pública a crianças de baixo poder aquisitivo. A implementação tem sido facilitada pelos coordenadores do centro educacional, que evidenciam assim, um amplo conhecimento das possibilidades que um projeto de extensão como esse do Instituto de Artes, está oferecendo. Dessa forma, temos encontrado condições favoráveis para o desenvolvimento da programação. O Centro Dom Orione possui salas apropriadas, e fornece o material necessário para as aulas. Apenas temos a constatar que o número de crianças que podemos atender é muito pequeno, uma das razões sendo que atividades com Artes requerem espaços grandes. Alguma dificuldade que está sendo cuidada, refere-se principalmente quanto à capacidade de atenção e concentração da parte das crianças. A medida que vão gradativamente se sentido seguras no seu trabalho, sua atitude modifica-se bastante, demonstrando um interesse crescente nele. Para isso, além do envolvimento que as atividades em Artes propiciam, o conhecimento que desenvolvem é bastante gratificante, para elas e para nós também. Os resultados obtidos podem atuar verdadeiramente na atuação posterior desses alunos quanto à sua escolha profissional, que será enriquecida por esse desenvolvimento com o aprendizado em Artes. Sua visão de mundo será ampliada, e sua atuação como cidadão naturalmente enriquecida pelo acréscimo do conhecimento que acrescentou à sua formação. A Universidade, atuando também na formação de indivíduos mais carentes, cumpre de maneira bem mais ampla, seus propósitos e realizações educacionais, atendendo assim às necessidades da sociedade como um todo.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, Instituto de Artes de São PauloUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, Instituto de Artes de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Ilsa Kawall Leal [UNESP]2017-01-18T15:22:16Z2017-01-18T15:22:16Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Atividades_Art_stico-Culturais/Trabalho18.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148071PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T09:20:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148071Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:32:26.467007Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Achiropita
title Projeto Achiropita
spellingShingle Projeto Achiropita
Ferreira, Ilsa Kawall Leal [UNESP]
title_short Projeto Achiropita
title_full Projeto Achiropita
title_fullStr Projeto Achiropita
title_full_unstemmed Projeto Achiropita
title_sort Projeto Achiropita
author Ferreira, Ilsa Kawall Leal [UNESP]
author_facet Ferreira, Ilsa Kawall Leal [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ilsa Kawall Leal [UNESP]
description No estudo e análise da obra de arte, através dos séculos, podemos identificar algumas formas de expressão que são recorrentes: o realismo, o expressionismo, o surrealismo, o construtivismo. Sem nos referimos a algumas outras cujo grau de parentesco estético é bastante próximo às primeiras, e que por esta razão, deixam neste projeto se serem citadas, por já estarem desta forma nele incluídas. Trata-se portanto de saber, através de trabalhos diversificados (desenhos, pinturas, colagens, montagens, composições interdisciplinares, movimentos corporais, sons e ruídos) se as crianças de idade em torno dos 8 a 10, 11 anos de idade, já evidenciam (mesmo em forma apenas de indicações), algum tipo de tendência de criação artística, que conduza essa criação preferencialmente mais para uma destas modalidades de expressão citada, ou seja, se a maneira de se expressarem, é ainda indiferenciada, de forma a ser englobada na categoria de arte infantil. Este experimento está sendo desenvolvido durante aproximadamente 20 semanas o que resultará provavelmente em 15 trabalhos de cada criança. Deve-se notar que o término de um trabalho não se dá, via de regra, em um dia de aula. A experiência está inserida na atividade do Centro Educacional "Dom Orione", pertencente à Igreja de nossa Senhora de Achiropita, localizada no bairro do Bixiga, uma região próxima ao centro velho da cidade, que apresenta uma concentração de restaurantes italianos. Esse centro educacional, de atuação do tipo de uma ONG, oferece aos alunos do bairro, de manhã e à tarde, uma programação que objetiva complementar o ensino da escola pública a crianças de baixo poder aquisitivo. A implementação tem sido facilitada pelos coordenadores do centro educacional, que evidenciam assim, um amplo conhecimento das possibilidades que um projeto de extensão como esse do Instituto de Artes, está oferecendo. Dessa forma, temos encontrado condições favoráveis para o desenvolvimento da programação. O Centro Dom Orione possui salas apropriadas, e fornece o material necessário para as aulas. Apenas temos a constatar que o número de crianças que podemos atender é muito pequeno, uma das razões sendo que atividades com Artes requerem espaços grandes. Alguma dificuldade que está sendo cuidada, refere-se principalmente quanto à capacidade de atenção e concentração da parte das crianças. A medida que vão gradativamente se sentido seguras no seu trabalho, sua atitude modifica-se bastante, demonstrando um interesse crescente nele. Para isso, além do envolvimento que as atividades em Artes propiciam, o conhecimento que desenvolvem é bastante gratificante, para elas e para nós também. Os resultados obtidos podem atuar verdadeiramente na atuação posterior desses alunos quanto à sua escolha profissional, que será enriquecida por esse desenvolvimento com o aprendizado em Artes. Sua visão de mundo será ampliada, e sua atuação como cidadão naturalmente enriquecida pelo acréscimo do conhecimento que acrescentou à sua formação. A Universidade, atuando também na formação de indivíduos mais carentes, cumpre de maneira bem mais ampla, seus propósitos e realizações educacionais, atendendo assim às necessidades da sociedade como um todo.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2017-01-18T15:22:16Z
2017-01-18T15:22:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Atividades_Art_stico-Culturais/Trabalho18.htm
http://hdl.handle.net/11449/148071
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Atividades_Art_stico-Culturais/Trabalho18.htm
http://hdl.handle.net/11449/148071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129435292925952