Objetos poéticos em contação de histórias: de mãos em mãos, novas ficções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomas, Larissa Monteiro Gonçalves [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238051
Resumo: O presente trabalho apresenta o encontro entre uma jovem educadora e a contação de histórias. O intuito aqui é percorrer o trajeto até então trilhado na relação da educadora com o ato de narrar: abordando desde o primeiro contato com uma narrativa, o processo de assimilação, preparo, contação e repercussões; e fundamentada por algumas literaturas existentes sobre o tema, discorrer sobre o assunto revisitando tal trajeto e levantando considerações. Partindo do princípio de que vivenciar, partilhar e ouvir experiências são construtores de conhecimento, o desenvolvimento da pesquisa é norteado pelo entendimento de que este trabalho em si é uma história narrada. O texto, além de ser composto por uma contextualização de onde parte o que será compartilhado e por memórias e registros de vivências da autora, também trata de pensar as potências da contação de histórias, como ato pedagógico e artístico, na formação estética, identitária, social, emocional e cognitiva das crianças e da própria educadora que narra. No decorrer da narrativa, um recurso de apoio para a prática da contação se expande para além da sua função inicial, se tornando um desencadeador de vivências poéticas nas mãos das crianças e ganha destaque neste trabalho: recurso este que aqui se opta por nomear como objeto poético. Se descobre a força que as narrativas exercem sobre o imaginário e a função social da contação de histórias, de possibilitar o aprendizado de outras ficções, de refutar uma única ficção hegemônica e encorajar a invenção de novas.
id UNSP_8b3de532211952288a14ab90554cf84f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238051
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Objetos poéticos em contação de histórias: de mãos em mãos, novas ficçõesObjetos poéticos y la narración: de mano en mano, nuevas ficcionesContação de históriasArte e educaçãoNarrativasExperiênciaInfânciaObjeto poéticoO presente trabalho apresenta o encontro entre uma jovem educadora e a contação de histórias. O intuito aqui é percorrer o trajeto até então trilhado na relação da educadora com o ato de narrar: abordando desde o primeiro contato com uma narrativa, o processo de assimilação, preparo, contação e repercussões; e fundamentada por algumas literaturas existentes sobre o tema, discorrer sobre o assunto revisitando tal trajeto e levantando considerações. Partindo do princípio de que vivenciar, partilhar e ouvir experiências são construtores de conhecimento, o desenvolvimento da pesquisa é norteado pelo entendimento de que este trabalho em si é uma história narrada. O texto, além de ser composto por uma contextualização de onde parte o que será compartilhado e por memórias e registros de vivências da autora, também trata de pensar as potências da contação de histórias, como ato pedagógico e artístico, na formação estética, identitária, social, emocional e cognitiva das crianças e da própria educadora que narra. No decorrer da narrativa, um recurso de apoio para a prática da contação se expande para além da sua função inicial, se tornando um desencadeador de vivências poéticas nas mãos das crianças e ganha destaque neste trabalho: recurso este que aqui se opta por nomear como objeto poético. Se descobre a força que as narrativas exercem sobre o imaginário e a função social da contação de histórias, de possibilitar o aprendizado de outras ficções, de refutar uma única ficção hegemônica e encorajar a invenção de novas.El presente trabajo presenta el encuentro entre una joven educadora y la narración. Se pretende aquí seguir el camino recorrido hasta ahora en la relación del educador con el acto de narrar: transitar desde el primer contacto con un cuento, el proceso de asimilación, elaboración, narración y repercusiones; y fundamentado en algunas literaturas existentes sobre el tema, traer discusiones revisitando tal camino y planteando consideraciones. Asumiendo que vivir, compartir y escuchar experiencias construyen conocimiento, el desarrollo de la investigación se guía por la comprensión de que este trabajo es en sí mismo una historia narrada. El texto, además de estar compuesto por una contextualización de donde parte lo que se compartirá y por memorias y registros de las vivencias del autor, también trata de pensar el poder que la narración, como acto pedagógico y artístico, puede tener en la formación de los niños y del docente que narra. En el transcurso de la escritura de este trabajo, un recurso de apoyo a la práctica de la narración se expande más allá de su función inicial, convirtiéndose en disparador de experiencias poéticas en manos de los niños y gana protagonismo en esta obra: recurso que se elige aquí como objeto poético. Se descubre el poder que ejercen las narrativas sobre el imaginario y la función social de la narración, posibilitando el aprendizaje de otras ficciones, refutando una única ficción hegemónica y fomentando la invención de otras nuevas.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tomas, Larissa Monteiro Gonçalves [UNESP]2022-12-06T15:34:08Z2022-12-06T15:34:08Z2022-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238051porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-05T06:07:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238051Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:05:40.927315Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos poéticos em contação de histórias: de mãos em mãos, novas ficções
Objetos poéticos y la narración: de mano en mano, nuevas ficciones
title Objetos poéticos em contação de histórias: de mãos em mãos, novas ficções
spellingShingle Objetos poéticos em contação de histórias: de mãos em mãos, novas ficções
Tomas, Larissa Monteiro Gonçalves [UNESP]
Contação de histórias
Arte e educação
Narrativas
Experiência
Infância
Objeto poético
title_short Objetos poéticos em contação de histórias: de mãos em mãos, novas ficções
title_full Objetos poéticos em contação de histórias: de mãos em mãos, novas ficções
title_fullStr Objetos poéticos em contação de histórias: de mãos em mãos, novas ficções
title_full_unstemmed Objetos poéticos em contação de histórias: de mãos em mãos, novas ficções
title_sort Objetos poéticos em contação de histórias: de mãos em mãos, novas ficções
author Tomas, Larissa Monteiro Gonçalves [UNESP]
author_facet Tomas, Larissa Monteiro Gonçalves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomas, Larissa Monteiro Gonçalves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Contação de histórias
Arte e educação
Narrativas
Experiência
Infância
Objeto poético
topic Contação de histórias
Arte e educação
Narrativas
Experiência
Infância
Objeto poético
description O presente trabalho apresenta o encontro entre uma jovem educadora e a contação de histórias. O intuito aqui é percorrer o trajeto até então trilhado na relação da educadora com o ato de narrar: abordando desde o primeiro contato com uma narrativa, o processo de assimilação, preparo, contação e repercussões; e fundamentada por algumas literaturas existentes sobre o tema, discorrer sobre o assunto revisitando tal trajeto e levantando considerações. Partindo do princípio de que vivenciar, partilhar e ouvir experiências são construtores de conhecimento, o desenvolvimento da pesquisa é norteado pelo entendimento de que este trabalho em si é uma história narrada. O texto, além de ser composto por uma contextualização de onde parte o que será compartilhado e por memórias e registros de vivências da autora, também trata de pensar as potências da contação de histórias, como ato pedagógico e artístico, na formação estética, identitária, social, emocional e cognitiva das crianças e da própria educadora que narra. No decorrer da narrativa, um recurso de apoio para a prática da contação se expande para além da sua função inicial, se tornando um desencadeador de vivências poéticas nas mãos das crianças e ganha destaque neste trabalho: recurso este que aqui se opta por nomear como objeto poético. Se descobre a força que as narrativas exercem sobre o imaginário e a função social da contação de histórias, de possibilitar o aprendizado de outras ficções, de refutar uma única ficção hegemônica e encorajar a invenção de novas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06T15:34:08Z
2022-12-06T15:34:08Z
2022-11-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238051
url http://hdl.handle.net/11449/238051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128315176779776