Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Campos, Daniela Gonçalves dos Santos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300005
http://hdl.handle.net/11449/29530
Resumo: Esse artigo analisa o manual didático Processologia na Escola Primária, de autoria de Caio de Figueiredo Silva, publicado em 1956, com o objetivo de compreender o processo de incorporação das concepções pedagógicas da Escola Nova nas prescrições para a prática pedagógica. O método empregado foi a análise do discurso expresso na fonte primária aliada a um conjunto de referências bibliográficas de cunho historiográfico que possibilitaram comentar o processo de inovação e permanência na educação, ressaltando as influências de tradições já estabelecidas e a importância dos textos didáticos como instrumentos mediadores para a difusão e circulação de idéias.
id UNSP_8b6746f9a4065d790d92d9d0deca9d48
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29530
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola PrimáriaConcepciones pedagogicas y metodo de enseñanza: el manual Processologia na Escola PrimáriaPedagogical conceptions and method of teaching: the textbook Processologia na Escola PrimáriaManual didáticoConcepções pedagógicasEscola novaManual didácticoConcepciones pedagógicasEducación nuevaTextbookPedagogical knowledgesProgressive educationEsse artigo analisa o manual didático Processologia na Escola Primária, de autoria de Caio de Figueiredo Silva, publicado em 1956, com o objetivo de compreender o processo de incorporação das concepções pedagógicas da Escola Nova nas prescrições para a prática pedagógica. O método empregado foi a análise do discurso expresso na fonte primária aliada a um conjunto de referências bibliográficas de cunho historiográfico que possibilitaram comentar o processo de inovação e permanência na educação, ressaltando as influências de tradições já estabelecidas e a importância dos textos didáticos como instrumentos mediadores para a difusão e circulação de idéias.Ese artículo analiza el manual didáctico Processologia na Escola Primária, de autoría de Caio de Figueiredo Silva, publicado en 1956, con el objetivo de verificar la articulación entre prácticas preescritas y concepciones teóricas. El método usado fue la análisis del discurso expreso en la fuente primaria con analices históricas que posibilitaran comentar el proceso de innovación y permanencia en la educación resaltando la influencia de tradiciones ya establecidas y la importancia de los textos como instrumentos didácticos mediadores para la difusión y circulación de ideas.The article focuses on the analysis of the textbook Processologia in Primary School, by Caio de Figueiredo Silva, published in 1956. The goal is to understand the process of incorporating pedagogical conceptions from the Progressive School in prescriptions to the pedagogical practice. The method used was the analysis of speech expressed in primary sources allied to historical references. The textbook allows to elucidate aspects of innovating pedagogical ideas and maintenance processes in education. It seems to be possible to show the influence of established tradition and the importance of textbooks used as instruments for the diffusion and circulation of ideas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]Campos, Daniela Gonçalves dos Santos [UNESP]2014-05-20T15:15:16Z2014-05-20T15:15:16Z2007-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article343-356application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300005Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 17, n. 38, p. 343-356, 2007.0103-863Xhttp://hdl.handle.net/11449/2953010.1590/S0103-863X2007000300005S0103-863X2007000300005S0103-863X2007000300005.pdf9701075189282146SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPaidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29530Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:49:06.002118Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária
Concepciones pedagogicas y metodo de enseñanza: el manual Processologia na Escola Primária
Pedagogical conceptions and method of teaching: the textbook Processologia na Escola Primária
title Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária
spellingShingle Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
Manual didático
Concepções pedagógicas
Escola nova
Manual didáctico
Concepciones pedagógicas
Educación nueva
Textbook
Pedagogical knowledges
Progressive education
title_short Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária
title_full Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária
title_fullStr Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária
title_full_unstemmed Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária
title_sort Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária
author Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
author_facet Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
Campos, Daniela Gonçalves dos Santos [UNESP]
author_role author
author2 Campos, Daniela Gonçalves dos Santos [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
Campos, Daniela Gonçalves dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Manual didático
Concepções pedagógicas
Escola nova
Manual didáctico
Concepciones pedagógicas
Educación nueva
Textbook
Pedagogical knowledges
Progressive education
topic Manual didático
Concepções pedagógicas
Escola nova
Manual didáctico
Concepciones pedagógicas
Educación nueva
Textbook
Pedagogical knowledges
Progressive education
description Esse artigo analisa o manual didático Processologia na Escola Primária, de autoria de Caio de Figueiredo Silva, publicado em 1956, com o objetivo de compreender o processo de incorporação das concepções pedagógicas da Escola Nova nas prescrições para a prática pedagógica. O método empregado foi a análise do discurso expresso na fonte primária aliada a um conjunto de referências bibliográficas de cunho historiográfico que possibilitaram comentar o processo de inovação e permanência na educação, ressaltando as influências de tradições já estabelecidas e a importância dos textos didáticos como instrumentos mediadores para a difusão e circulação de idéias.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
2014-05-20T15:15:16Z
2014-05-20T15:15:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300005
Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 17, n. 38, p. 343-356, 2007.
0103-863X
http://hdl.handle.net/11449/29530
10.1590/S0103-863X2007000300005
S0103-863X2007000300005
S0103-863X2007000300005.pdf
9701075189282146
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300005
http://hdl.handle.net/11449/29530
identifier_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 17, n. 38, p. 343-356, 2007.
0103-863X
10.1590/S0103-863X2007000300005
S0103-863X2007000300005
S0103-863X2007000300005.pdf
9701075189282146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 343-356
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129555095879680