Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300005 http://hdl.handle.net/11449/29530 |
Resumo: | Esse artigo analisa o manual didático Processologia na Escola Primária, de autoria de Caio de Figueiredo Silva, publicado em 1956, com o objetivo de compreender o processo de incorporação das concepções pedagógicas da Escola Nova nas prescrições para a prática pedagógica. O método empregado foi a análise do discurso expresso na fonte primária aliada a um conjunto de referências bibliográficas de cunho historiográfico que possibilitaram comentar o processo de inovação e permanência na educação, ressaltando as influências de tradições já estabelecidas e a importância dos textos didáticos como instrumentos mediadores para a difusão e circulação de idéias. |
id |
UNSP_8b6746f9a4065d790d92d9d0deca9d48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/29530 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola PrimáriaConcepciones pedagogicas y metodo de enseñanza: el manual Processologia na Escola PrimáriaPedagogical conceptions and method of teaching: the textbook Processologia na Escola PrimáriaManual didáticoConcepções pedagógicasEscola novaManual didácticoConcepciones pedagógicasEducación nuevaTextbookPedagogical knowledgesProgressive educationEsse artigo analisa o manual didático Processologia na Escola Primária, de autoria de Caio de Figueiredo Silva, publicado em 1956, com o objetivo de compreender o processo de incorporação das concepções pedagógicas da Escola Nova nas prescrições para a prática pedagógica. O método empregado foi a análise do discurso expresso na fonte primária aliada a um conjunto de referências bibliográficas de cunho historiográfico que possibilitaram comentar o processo de inovação e permanência na educação, ressaltando as influências de tradições já estabelecidas e a importância dos textos didáticos como instrumentos mediadores para a difusão e circulação de idéias.Ese artículo analiza el manual didáctico Processologia na Escola Primária, de autoría de Caio de Figueiredo Silva, publicado en 1956, con el objetivo de verificar la articulación entre prácticas preescritas y concepciones teóricas. El método usado fue la análisis del discurso expreso en la fuente primaria con analices históricas que posibilitaran comentar el proceso de innovación y permanencia en la educación resaltando la influencia de tradiciones ya establecidas y la importancia de los textos como instrumentos didácticos mediadores para la difusión y circulación de ideas.The article focuses on the analysis of the textbook Processologia in Primary School, by Caio de Figueiredo Silva, published in 1956. The goal is to understand the process of incorporating pedagogical conceptions from the Progressive School in prescriptions to the pedagogical practice. The method used was the analysis of speech expressed in primary sources allied to historical references. The textbook allows to elucidate aspects of innovating pedagogical ideas and maintenance processes in education. It seems to be possible to show the influence of established tradition and the importance of textbooks used as instruments for the diffusion and circulation of ideas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]Campos, Daniela Gonçalves dos Santos [UNESP]2014-05-20T15:15:16Z2014-05-20T15:15:16Z2007-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article343-356application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300005Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 17, n. 38, p. 343-356, 2007.0103-863Xhttp://hdl.handle.net/11449/2953010.1590/S0103-863X2007000300005S0103-863X2007000300005S0103-863X2007000300005.pdf9701075189282146SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPaidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29530Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:49:06.002118Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária Concepciones pedagogicas y metodo de enseñanza: el manual Processologia na Escola Primária Pedagogical conceptions and method of teaching: the textbook Processologia na Escola Primária |
title |
Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária |
spellingShingle |
Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] Manual didático Concepções pedagógicas Escola nova Manual didáctico Concepciones pedagógicas Educación nueva Textbook Pedagogical knowledges Progressive education |
title_short |
Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária |
title_full |
Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária |
title_fullStr |
Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária |
title_full_unstemmed |
Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária |
title_sort |
Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária |
author |
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] |
author_facet |
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] Campos, Daniela Gonçalves dos Santos [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Daniela Gonçalves dos Santos [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] Campos, Daniela Gonçalves dos Santos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manual didático Concepções pedagógicas Escola nova Manual didáctico Concepciones pedagógicas Educación nueva Textbook Pedagogical knowledges Progressive education |
topic |
Manual didático Concepções pedagógicas Escola nova Manual didáctico Concepciones pedagógicas Educación nueva Textbook Pedagogical knowledges Progressive education |
description |
Esse artigo analisa o manual didático Processologia na Escola Primária, de autoria de Caio de Figueiredo Silva, publicado em 1956, com o objetivo de compreender o processo de incorporação das concepções pedagógicas da Escola Nova nas prescrições para a prática pedagógica. O método empregado foi a análise do discurso expresso na fonte primária aliada a um conjunto de referências bibliográficas de cunho historiográfico que possibilitaram comentar o processo de inovação e permanência na educação, ressaltando as influências de tradições já estabelecidas e a importância dos textos didáticos como instrumentos mediadores para a difusão e circulação de idéias. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 2014-05-20T15:15:16Z 2014-05-20T15:15:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300005 Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 17, n. 38, p. 343-356, 2007. 0103-863X http://hdl.handle.net/11449/29530 10.1590/S0103-863X2007000300005 S0103-863X2007000300005 S0103-863X2007000300005.pdf 9701075189282146 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300005 http://hdl.handle.net/11449/29530 |
identifier_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 17, n. 38, p. 343-356, 2007. 0103-863X 10.1590/S0103-863X2007000300005 S0103-863X2007000300005 S0103-863X2007000300005.pdf 9701075189282146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
343-356 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129555095879680 |