Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, José Cezinaldo Rocha [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138181
Resumo: Na presente tese, objetivamos examinar diálogos que constituem o dizer do jovem pesquisador (no caso, o estudante de mestrado) na escrita de artigos científicos, procurando observar como esses diálogos participam da construção da voz autoral nessa escrita e como colaboram com a constituição do estudante de mestrado como sujeito/pesquisador. O trabalho assume como orientação teórico-metodológica central a teoria/análise dialógica do discurso, em diálogo com contribuições de Maingueneau e Authier-Revuz sobre discurso citado/reportado/representação do discurso outro, e com estudiosos da escrita científica em perspectiva retórica, enunciativa e discursiva, dentre os quais destacamos Swales (1990), Boch (2013), Boch e Grossmann (2002), Hyland (2001, 2005, 2011), Pollet e Piette (2002), Petrić (2007, 2012) e Rinck e Mansour (2013). Privilegiando o enfoque qualitativo e uma análise de natureza interpretativa, nosso trabalho contempla o exame de 10 artigos científicos de estudantes de mestrado da grande área de Letras e Linguística publicados em anais de um evento da ABRALIN. O corpus analisado aponta, dentre outros achados, que, na escrita do artigo científico, o jovem pesquisador constrói o seu dizer utilizando-se de diferentes estratégias de estabelecer diálogo com a palavra do outro, algumas das quais relevam um trabalho criativo complexo e produtivo de apropriação e assimilação dos dizeres dos autores citados, enquanto outras denunciam problemas relativos à manipulação inapropriada do dizer do outro e das fontes citadas. Nossas conclusões reforçam, sobretudo, a complexidade do citar na escrita científica e as dificuldades do sujeito jovem/pesquisador no processo de familiarização com convenções da esfera acadêmico-científica e com o discurso disciplinar.
id UNSP_8b7a236605a8cb3852d779d51674e0ef
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138181
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadoresDialogism and construction of authorship voice in the writing of young researches' scientific textRelações dialógicasDiscurso citadoVoz autoralEscrita científicaJovem pesquisadorDialogical relationsQuoted discourseAuthorial voiceScientific writingYoung researcherNa presente tese, objetivamos examinar diálogos que constituem o dizer do jovem pesquisador (no caso, o estudante de mestrado) na escrita de artigos científicos, procurando observar como esses diálogos participam da construção da voz autoral nessa escrita e como colaboram com a constituição do estudante de mestrado como sujeito/pesquisador. O trabalho assume como orientação teórico-metodológica central a teoria/análise dialógica do discurso, em diálogo com contribuições de Maingueneau e Authier-Revuz sobre discurso citado/reportado/representação do discurso outro, e com estudiosos da escrita científica em perspectiva retórica, enunciativa e discursiva, dentre os quais destacamos Swales (1990), Boch (2013), Boch e Grossmann (2002), Hyland (2001, 2005, 2011), Pollet e Piette (2002), Petrić (2007, 2012) e Rinck e Mansour (2013). Privilegiando o enfoque qualitativo e uma análise de natureza interpretativa, nosso trabalho contempla o exame de 10 artigos científicos de estudantes de mestrado da grande área de Letras e Linguística publicados em anais de um evento da ABRALIN. O corpus analisado aponta, dentre outros achados, que, na escrita do artigo científico, o jovem pesquisador constrói o seu dizer utilizando-se de diferentes estratégias de estabelecer diálogo com a palavra do outro, algumas das quais relevam um trabalho criativo complexo e produtivo de apropriação e assimilação dos dizeres dos autores citados, enquanto outras denunciam problemas relativos à manipulação inapropriada do dizer do outro e das fontes citadas. Nossas conclusões reforçam, sobretudo, a complexidade do citar na escrita científica e as dificuldades do sujeito jovem/pesquisador no processo de familiarização com convenções da esfera acadêmico-científica e com o discurso disciplinar.In this thesis work we aim at examining dialogs that form what is the young researcher sayings (the young researcher here is a master student) when he writes his scientific articles. We search to see how those dialogs take part in authorial-voice-construction and how that writing helps in the constitution of a researcher subject of the master course student. The dialogical analysis/theory of discourse guide the work as central orientation of theoretical-methodology nature, in dialogs with Maingueneau and Authier-Revuz contributions about quoted discourse, reported discourse and discourse representation of others. We also take into account scholars from scientific writing in rhetoric, enunciation and discursive perspectives, among them we stick out Swales (1990), Boch (2013), Boch and Grossmann (2002), Hyland (2001, 2005, 2011), Pollet and Piette (2002), Petrić (2007, 2012) and finally Rinck and Mansour (2013). Our work examines ten scientific essays of master course students of Arts (Letters and Linguistics), these works were published at ABRALIN (A national meeting of Linguistics) and we gave focus a kind of qualitative and interpretative nature to the analysis. The analyzed corpora point out that in writing a scientific essay the young researcher constructs his "sayings" using different strategies to establish dialog with others' words, some of those strategies reveal a kind of creative complex work, and it is productive in appropriate and assimilate of saying from scholars quoted, while others strategies show problems related to inappropriate manipulation of others' saying and resources quoted. Our conclusions reinforce the complex activity in quote when writing, during scientific production. We also show the difficulties young researcher has in the process of familiarization with conventions in scientific academic environment and disciplinary discourse.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 141408/2012-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marchezan, Renata Maria Facuri Coelho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bessa, José Cezinaldo Rocha [UNESP]2016-05-02T13:29:58Z2016-05-02T13:29:58Z2016-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13818100086773433004030009P488276984773732120000-0001-7453-1734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:21:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138181Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:58:34.119643Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores
Dialogism and construction of authorship voice in the writing of young researches' scientific text
title Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores
spellingShingle Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores
Bessa, José Cezinaldo Rocha [UNESP]
Relações dialógicas
Discurso citado
Voz autoral
Escrita científica
Jovem pesquisador
Dialogical relations
Quoted discourse
Authorial voice
Scientific writing
Young researcher
title_short Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores
title_full Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores
title_fullStr Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores
title_full_unstemmed Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores
title_sort Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores
author Bessa, José Cezinaldo Rocha [UNESP]
author_facet Bessa, José Cezinaldo Rocha [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marchezan, Renata Maria Facuri Coelho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa, José Cezinaldo Rocha [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Relações dialógicas
Discurso citado
Voz autoral
Escrita científica
Jovem pesquisador
Dialogical relations
Quoted discourse
Authorial voice
Scientific writing
Young researcher
topic Relações dialógicas
Discurso citado
Voz autoral
Escrita científica
Jovem pesquisador
Dialogical relations
Quoted discourse
Authorial voice
Scientific writing
Young researcher
description Na presente tese, objetivamos examinar diálogos que constituem o dizer do jovem pesquisador (no caso, o estudante de mestrado) na escrita de artigos científicos, procurando observar como esses diálogos participam da construção da voz autoral nessa escrita e como colaboram com a constituição do estudante de mestrado como sujeito/pesquisador. O trabalho assume como orientação teórico-metodológica central a teoria/análise dialógica do discurso, em diálogo com contribuições de Maingueneau e Authier-Revuz sobre discurso citado/reportado/representação do discurso outro, e com estudiosos da escrita científica em perspectiva retórica, enunciativa e discursiva, dentre os quais destacamos Swales (1990), Boch (2013), Boch e Grossmann (2002), Hyland (2001, 2005, 2011), Pollet e Piette (2002), Petrić (2007, 2012) e Rinck e Mansour (2013). Privilegiando o enfoque qualitativo e uma análise de natureza interpretativa, nosso trabalho contempla o exame de 10 artigos científicos de estudantes de mestrado da grande área de Letras e Linguística publicados em anais de um evento da ABRALIN. O corpus analisado aponta, dentre outros achados, que, na escrita do artigo científico, o jovem pesquisador constrói o seu dizer utilizando-se de diferentes estratégias de estabelecer diálogo com a palavra do outro, algumas das quais relevam um trabalho criativo complexo e produtivo de apropriação e assimilação dos dizeres dos autores citados, enquanto outras denunciam problemas relativos à manipulação inapropriada do dizer do outro e das fontes citadas. Nossas conclusões reforçam, sobretudo, a complexidade do citar na escrita científica e as dificuldades do sujeito jovem/pesquisador no processo de familiarização com convenções da esfera acadêmico-científica e com o discurso disciplinar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-02T13:29:58Z
2016-05-02T13:29:58Z
2016-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/138181
000867734
33004030009P4
8827698477373212
0000-0001-7453-1734
url http://hdl.handle.net/11449/138181
identifier_str_mv 000867734
33004030009P4
8827698477373212
0000-0001-7453-1734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129005910491136