Olhares de professores de educação física sobre o ensino de valores e atitudes no desenvolvimento dos esportes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Emanuely Andreoli
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217432
Resumo: Entremeio a tantas mudanças, ainda podemos notar nas aulas de Educação Física que o enfoque segue mais centrado no ensino de como se joga determinado esporte e dos elementos sobre sua origem histórica/fatos relacionados aos dias atuais, do que aos valores. Ou melhor, fala-se do ensino de valores nas aulas, mas este processo costuma ser espontâneo e não sistematizado. Desta maneira, parece que nem sempre se estabelece ligação entre os comportamentos incorporados pelos alunos, no correspondente às atitudes morais, quando aprendem a jogar um determinado esporte. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi compreender como os professores, atuantes nos anos finais do ensino fundamental, ao trabalharem com a unidade temática esportes nas aulas de Educação Física, ensinam valores e atitudes aos estudantes. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caracterizada como descritiva-interpretativa, teve a coleta realizada por meio de entrevista semiestruturada com cinco professores da rede pública estadual que atuavam nos anos finais do ensino fundamental. Foi identificado que os professores se apoiavam nos documentos normativos para desenvolverem esse ensino, mas acabavam se valendo mais de suas experiências devido às poucas informações trazidas por tais documentos.
id UNSP_8bb566bded3b8d3531ea23bd3a426bb5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217432
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Olhares de professores de educação física sobre o ensino de valores e atitudes no desenvolvimento dos esportesPhysical education teachers' views on the teaching of values ​​and attitudes in the development of sportsEducação FísicaValoresAtitudesEsportesEntremeio a tantas mudanças, ainda podemos notar nas aulas de Educação Física que o enfoque segue mais centrado no ensino de como se joga determinado esporte e dos elementos sobre sua origem histórica/fatos relacionados aos dias atuais, do que aos valores. Ou melhor, fala-se do ensino de valores nas aulas, mas este processo costuma ser espontâneo e não sistematizado. Desta maneira, parece que nem sempre se estabelece ligação entre os comportamentos incorporados pelos alunos, no correspondente às atitudes morais, quando aprendem a jogar um determinado esporte. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi compreender como os professores, atuantes nos anos finais do ensino fundamental, ao trabalharem com a unidade temática esportes nas aulas de Educação Física, ensinam valores e atitudes aos estudantes. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caracterizada como descritiva-interpretativa, teve a coleta realizada por meio de entrevista semiestruturada com cinco professores da rede pública estadual que atuavam nos anos finais do ensino fundamental. Foi identificado que os professores se apoiavam nos documentos normativos para desenvolverem esse ensino, mas acabavam se valendo mais de suas experiências devido às poucas informações trazidas por tais documentos.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Emanuely Andreoli2022-03-28T14:36:58Z2022-03-28T14:36:58Z2022-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-23T06:15:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217432Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:32:32.333654Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhares de professores de educação física sobre o ensino de valores e atitudes no desenvolvimento dos esportes
Physical education teachers' views on the teaching of values ​​and attitudes in the development of sports
title Olhares de professores de educação física sobre o ensino de valores e atitudes no desenvolvimento dos esportes
spellingShingle Olhares de professores de educação física sobre o ensino de valores e atitudes no desenvolvimento dos esportes
Monteiro, Emanuely Andreoli
Educação Física
Valores
Atitudes
Esportes
title_short Olhares de professores de educação física sobre o ensino de valores e atitudes no desenvolvimento dos esportes
title_full Olhares de professores de educação física sobre o ensino de valores e atitudes no desenvolvimento dos esportes
title_fullStr Olhares de professores de educação física sobre o ensino de valores e atitudes no desenvolvimento dos esportes
title_full_unstemmed Olhares de professores de educação física sobre o ensino de valores e atitudes no desenvolvimento dos esportes
title_sort Olhares de professores de educação física sobre o ensino de valores e atitudes no desenvolvimento dos esportes
author Monteiro, Emanuely Andreoli
author_facet Monteiro, Emanuely Andreoli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Emanuely Andreoli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Valores
Atitudes
Esportes
topic Educação Física
Valores
Atitudes
Esportes
description Entremeio a tantas mudanças, ainda podemos notar nas aulas de Educação Física que o enfoque segue mais centrado no ensino de como se joga determinado esporte e dos elementos sobre sua origem histórica/fatos relacionados aos dias atuais, do que aos valores. Ou melhor, fala-se do ensino de valores nas aulas, mas este processo costuma ser espontâneo e não sistematizado. Desta maneira, parece que nem sempre se estabelece ligação entre os comportamentos incorporados pelos alunos, no correspondente às atitudes morais, quando aprendem a jogar um determinado esporte. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi compreender como os professores, atuantes nos anos finais do ensino fundamental, ao trabalharem com a unidade temática esportes nas aulas de Educação Física, ensinam valores e atitudes aos estudantes. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caracterizada como descritiva-interpretativa, teve a coleta realizada por meio de entrevista semiestruturada com cinco professores da rede pública estadual que atuavam nos anos finais do ensino fundamental. Foi identificado que os professores se apoiavam nos documentos normativos para desenvolverem esse ensino, mas acabavam se valendo mais de suas experiências devido às poucas informações trazidas por tais documentos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-28T14:36:58Z
2022-03-28T14:36:58Z
2022-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217432
url http://hdl.handle.net/11449/217432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128944389488640