Formar professores que ensinam matemática: uma história do movimento das licenciaturas parceladas no Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzales, Kátia Guerchi [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151327
Resumo: Esta pesquisa busca compreender aspectos das Licenciaturas Parceladas que habilitavam professores para ensinar Matemática oferecidas pela Universidade Estadual do Mato Grosso – UEMT e pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, respectivamente, nas décadas de 1970 e 1990. As perspectivas associadas às metodologias da História Oral e da Hermenêutica de Profundidade fornecem a sustentação teórica e metodológica do trabalho. Desse modo, mobilizamos fontes escritas disponíveis e também narrativas constituídas a partir da realização de entrevistas com pessoas que estiveram envolvidas de alguma forma com a idealização, criação e desenvolvimento desse modo de formação. Emergem deste estudo discussões acerca de situações particulares do contexto educacional da região em estudo, como a divisão de Mato Grosso Uno, a criação do Mato Grosso do Sul, as influências e disputas políticas; e as carências e urgências que permitiram que cursos como as Licenciaturas Parceladas fizessem parte da formação de professores de Matemática antes e depois da divisão do estado.
id UNSP_8c49c7770ad4657d78c8d330b9303dbd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151327
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formar professores que ensinam matemática: uma história do movimento das licenciaturas parceladas no Mato Grosso do SulTo train teachers who teach mathematics: a history of the movement of the parceled graduation in Mato Grosso do SulHistória da Educação MatemáticaHermenêutica de profundidadeFormação de professoresMato Grosso UnoHistória oralHistory of Mathematics EducationCritical hermeneuticsTeacher educationOral historyEsta pesquisa busca compreender aspectos das Licenciaturas Parceladas que habilitavam professores para ensinar Matemática oferecidas pela Universidade Estadual do Mato Grosso – UEMT e pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, respectivamente, nas décadas de 1970 e 1990. As perspectivas associadas às metodologias da História Oral e da Hermenêutica de Profundidade fornecem a sustentação teórica e metodológica do trabalho. Desse modo, mobilizamos fontes escritas disponíveis e também narrativas constituídas a partir da realização de entrevistas com pessoas que estiveram envolvidas de alguma forma com a idealização, criação e desenvolvimento desse modo de formação. Emergem deste estudo discussões acerca de situações particulares do contexto educacional da região em estudo, como a divisão de Mato Grosso Uno, a criação do Mato Grosso do Sul, as influências e disputas políticas; e as carências e urgências que permitiram que cursos como as Licenciaturas Parceladas fizessem parte da formação de professores de Matemática antes e depois da divisão do estado.The main goal of this research to understand the creation and development of the so called Parceled Graduation which main focus was the formation of math teachers. Such courses were offered by Universidade Estadual de Mato Grosso – UEMT- and Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, respectively in the 70's and 90's. The methodological framework was given by Oral History and Thompson’s Hermeneutics of the Depth. Particular remarks on the regional context emerge from the analytic process: the division of Mato Grosso state, the creation of Mato Grosso do Sul state, the influences and political disputes, deficiencies and urgencies that allowed graduations like Parceled Graduation to be essential for Mathematics teachers formation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonzales, Kátia Guerchi [UNESP]2017-08-18T19:07:07Z2017-08-18T19:07:07Z2017-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15132700089058033004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-15T06:06:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151327Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-15T06:06:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formar professores que ensinam matemática: uma história do movimento das licenciaturas parceladas no Mato Grosso do Sul
To train teachers who teach mathematics: a history of the movement of the parceled graduation in Mato Grosso do Sul
title Formar professores que ensinam matemática: uma história do movimento das licenciaturas parceladas no Mato Grosso do Sul
spellingShingle Formar professores que ensinam matemática: uma história do movimento das licenciaturas parceladas no Mato Grosso do Sul
Gonzales, Kátia Guerchi [UNESP]
História da Educação Matemática
Hermenêutica de profundidade
Formação de professores
Mato Grosso Uno
História oral
History of Mathematics Education
Critical hermeneutics
Teacher education
Oral history
title_short Formar professores que ensinam matemática: uma história do movimento das licenciaturas parceladas no Mato Grosso do Sul
title_full Formar professores que ensinam matemática: uma história do movimento das licenciaturas parceladas no Mato Grosso do Sul
title_fullStr Formar professores que ensinam matemática: uma história do movimento das licenciaturas parceladas no Mato Grosso do Sul
title_full_unstemmed Formar professores que ensinam matemática: uma história do movimento das licenciaturas parceladas no Mato Grosso do Sul
title_sort Formar professores que ensinam matemática: uma história do movimento das licenciaturas parceladas no Mato Grosso do Sul
author Gonzales, Kátia Guerchi [UNESP]
author_facet Gonzales, Kátia Guerchi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzales, Kátia Guerchi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Hermenêutica de profundidade
Formação de professores
Mato Grosso Uno
História oral
History of Mathematics Education
Critical hermeneutics
Teacher education
Oral history
topic História da Educação Matemática
Hermenêutica de profundidade
Formação de professores
Mato Grosso Uno
História oral
History of Mathematics Education
Critical hermeneutics
Teacher education
Oral history
description Esta pesquisa busca compreender aspectos das Licenciaturas Parceladas que habilitavam professores para ensinar Matemática oferecidas pela Universidade Estadual do Mato Grosso – UEMT e pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, respectivamente, nas décadas de 1970 e 1990. As perspectivas associadas às metodologias da História Oral e da Hermenêutica de Profundidade fornecem a sustentação teórica e metodológica do trabalho. Desse modo, mobilizamos fontes escritas disponíveis e também narrativas constituídas a partir da realização de entrevistas com pessoas que estiveram envolvidas de alguma forma com a idealização, criação e desenvolvimento desse modo de formação. Emergem deste estudo discussões acerca de situações particulares do contexto educacional da região em estudo, como a divisão de Mato Grosso Uno, a criação do Mato Grosso do Sul, as influências e disputas políticas; e as carências e urgências que permitiram que cursos como as Licenciaturas Parceladas fizessem parte da formação de professores de Matemática antes e depois da divisão do estado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18T19:07:07Z
2017-08-18T19:07:07Z
2017-06-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151327
000890580
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/151327
identifier_str_mv 000890580
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964571422687232