Educação ambiental na escola: organizando os estudantes para ações ambientais através da pesquisa-ação em Itirapina-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gameiro, Maria Carolina [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e14.htm
http://hdl.handle.net/11449/148300
Resumo: Introdução: A problemática ambiental tem sido tema para muitos debates, sendo uma questão bastante preocupante para o homem. Assim a educação ambiental tem sido proposta como solução para os problemas ambientais, sendo necessário que os cidadãos tornem-se conscientes de sua participação no ambiente, não o degradando em função de prazeres, bem-estar, ganância e ambição, como tem feito nos últimos tempos. Partindo destes princípios este sub-projeto, do Projeto Educação Ambiental na Comunidade, pretende formar um grupo de jovens da Escola Estadual Professor Joaquim Toledo de Camargo, da cidade de Itirapina-SP, para o desenvolvimento de ações ambientais e conscientização da comunidade. Objetivos: formação de um grupo de ação ambiental entre escolares para o desenvolvimento de ações ambientais concretas e significativas, começando por um grupo de pessoas relativamente pequeno e atingir a toda comunidade; contribuir, por meio da educação ambiental, para que alguns problemas ambientais sejam solucionados; incentivar os jovens a buscar soluções para os problemas ambientais por eles identificados; contribuir na conscientização dos sujeitos utilizando-se de situações práticas e significativas para a realidade da comunidade; participação efetiva dos membros do grupo no planejamento e na realização das atividades de proteção ambiental criando oportunidades para a efetiva ação ambiental do grupo de jovens. Métodos: A metodologia aplicada será o que denominamos por pesquisa-ação-participativa. Esta tem como característica um comprometimento com a prática, envolvendo uma ação consciente, no sentido de aliar conhecimento e mudança. Para formar o grupo de ambientalistas será feito o convite na escola pública de Itirapina entre alunos de 8ª série e 3º grau extendendo-se, posteriormente, a outros jovens interessados que sejam da mesma faixa etária. As atividades que se pretende realizar são: dinâmicas de grupo, com o intuito de mostrar a importância do trabalho coletivo e um mapeamento que terá como ponto de partida a própria escola, onde serão levantados os problemas da cidade e região, concretizando-se com a construção de uma maquete e as possíveis soluções que serão apresentadas para a comunidade com o objetivo de sensibiliza-la com os problemas. Resultados: Espera-se como resultados a organização de um grupo diversificado de aproximadamente 20 jovens na faixa etária de 14 a 20 anos oriundos da escola pública e posteriormente de outras escolas, sendo públicas ou não, bem como a realização do mapeamento, do levantamento dos problemas a serem enfrentados e as possíveis soluções, concluindo cada momento com a mobilização da comunidade, e enfim a organização contínua do grupo desenvolvendo as ações ambientais.
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