As potencialidades e os desafios de uma proposta formativa em mídia-educação para estudantes de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Camila Venceslau [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191101
Resumo: A presente pesquisa de mestrado, vinculada à linha “Processos formativos, ensino e aprendizagem”, tem como objetivo geral investigar e analisar as potencialidades e os desafios de uma proposta formativa em mídia-educação para estudantes de licenciatura. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, seu caráter é descritivo-explicativo, com delineamento metodológico do tipo pesquisa-intervenção. A investigação se justifica à medida que busca contribuir para o processo de apropriação crítica, criativa, autônoma e reflexiva dos licenciandos em relação às mídias e porque pretende ampliar o debate sobre a necessidade da presença da mídia-educação no contexto da formação superior, sobretudo, nos cursos de licenciatura. Com as novas demandas sociais, em tempos de cultura digital, entendemos que a postura mídia-educativa deve ser pensada como um propósito de todos os educadores. Desse modo, a pesquisa contou com duas etapas de coleta de dados. A primeira foi constituída pela aplicação de um questionário visando compreender o perfil do público-alvo e os seus conhecimentos sobre a mídia. Em um segundo momento, nos dedicamos à proposta formativa, a partir dos pressupostos da mídia-educação, que compreende um trabalho de educação para os meios, com os meios e através deles. As fases de análise, interpretação e triangulação dos dados coletados foram orientadas pelo referencial teórico e metodológico da análise de conteúdo. Entre os resultados da pesquisa, destacamos que a proposta formativa se mostrou significativa, pois permitiu potencializar o debate sobre a mídia em um espaço dedicado à formação de professores e revelou a transversalidade característica da mídia-educação, capaz de dialogar com outras áreas do saber.
id UNSP_8da2dabb37f79d986c8df40e4a35d497
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191101
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As potencialidades e os desafios de uma proposta formativa em mídia-educação para estudantes de licenciaturaThe potentialities and the challenges from a formative proposition in media education for licentiate studentsEducação e ComunicaçãoMídia-educaçãoLeitura críticaProposta formativaEducation and CommunicationMedia educationCritical readingFormative propositionA presente pesquisa de mestrado, vinculada à linha “Processos formativos, ensino e aprendizagem”, tem como objetivo geral investigar e analisar as potencialidades e os desafios de uma proposta formativa em mídia-educação para estudantes de licenciatura. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, seu caráter é descritivo-explicativo, com delineamento metodológico do tipo pesquisa-intervenção. A investigação se justifica à medida que busca contribuir para o processo de apropriação crítica, criativa, autônoma e reflexiva dos licenciandos em relação às mídias e porque pretende ampliar o debate sobre a necessidade da presença da mídia-educação no contexto da formação superior, sobretudo, nos cursos de licenciatura. Com as novas demandas sociais, em tempos de cultura digital, entendemos que a postura mídia-educativa deve ser pensada como um propósito de todos os educadores. Desse modo, a pesquisa contou com duas etapas de coleta de dados. A primeira foi constituída pela aplicação de um questionário visando compreender o perfil do público-alvo e os seus conhecimentos sobre a mídia. Em um segundo momento, nos dedicamos à proposta formativa, a partir dos pressupostos da mídia-educação, que compreende um trabalho de educação para os meios, com os meios e através deles. As fases de análise, interpretação e triangulação dos dados coletados foram orientadas pelo referencial teórico e metodológico da análise de conteúdo. Entre os resultados da pesquisa, destacamos que a proposta formativa se mostrou significativa, pois permitiu potencializar o debate sobre a mídia em um espaço dedicado à formação de professores e revelou a transversalidade característica da mídia-educação, capaz de dialogar com outras áreas do saber.The present research from this Master Degree, attached to the line “Formative processes, teaching and learning”, has as a general objective to investigate and analyze the potentialities and the challenges from a formative proposition.ruled by the media education, on a licentiate course. This study presents a qualitative approach, its character is descriptive-explanatory, with methodological outline having as a kind intervention research. The investigation justifies itself as long as it searches to contribute to the critic appropriation process, creative, autonomous and reflexive from the licentiate students related to the medias and because it intends to enhance the debate about the necessity of the presence of the media education in the context of the degree formation, specially related to the licentiate courses. With the new social demands, at the digital culture time, it is understood that the posture media education must be thought as a purpose of all educators. Like this, the research had two stages related to data collect. The first was built by the application of a questionnaire for our understanding of the public target profile and about their knowledge about the media. On a second moment, we dedicated the formative proposition, having as a beginning the assumption from the media education, that contains a education work to the ways, with the ways and through the ways. The analyses phases, interpretation, triangulation from the collected data were oriented by the theorical reference and methodological of the content analyses. Among the research results, we highlight that the formative proposition showed itself significant because it allowed to enhance the debate about the media in a space dedicated to the teachers formation and revealed the transversality characteristic of the media education, able to dialogue with other knowledge areas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Claudia Maria de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Meira, Camila Venceslau [UNESP]2019-11-26T11:00:12Z2019-11-26T11:00:12Z2019-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19110100092731233004129044P659314687970763740000-0003-4979-5070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191101Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:28:03.379652Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades e os desafios de uma proposta formativa em mídia-educação para estudantes de licenciatura
The potentialities and the challenges from a formative proposition in media education for licentiate students
title As potencialidades e os desafios de uma proposta formativa em mídia-educação para estudantes de licenciatura
spellingShingle As potencialidades e os desafios de uma proposta formativa em mídia-educação para estudantes de licenciatura
Meira, Camila Venceslau [UNESP]
Educação e Comunicação
Mídia-educação
Leitura crítica
Proposta formativa
Education and Communication
Media education
Critical reading
Formative proposition
title_short As potencialidades e os desafios de uma proposta formativa em mídia-educação para estudantes de licenciatura
title_full As potencialidades e os desafios de uma proposta formativa em mídia-educação para estudantes de licenciatura
title_fullStr As potencialidades e os desafios de uma proposta formativa em mídia-educação para estudantes de licenciatura
title_full_unstemmed As potencialidades e os desafios de uma proposta formativa em mídia-educação para estudantes de licenciatura
title_sort As potencialidades e os desafios de uma proposta formativa em mídia-educação para estudantes de licenciatura
author Meira, Camila Venceslau [UNESP]
author_facet Meira, Camila Venceslau [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Claudia Maria de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Meira, Camila Venceslau [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Comunicação
Mídia-educação
Leitura crítica
Proposta formativa
Education and Communication
Media education
Critical reading
Formative proposition
topic Educação e Comunicação
Mídia-educação
Leitura crítica
Proposta formativa
Education and Communication
Media education
Critical reading
Formative proposition
description A presente pesquisa de mestrado, vinculada à linha “Processos formativos, ensino e aprendizagem”, tem como objetivo geral investigar e analisar as potencialidades e os desafios de uma proposta formativa em mídia-educação para estudantes de licenciatura. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, seu caráter é descritivo-explicativo, com delineamento metodológico do tipo pesquisa-intervenção. A investigação se justifica à medida que busca contribuir para o processo de apropriação crítica, criativa, autônoma e reflexiva dos licenciandos em relação às mídias e porque pretende ampliar o debate sobre a necessidade da presença da mídia-educação no contexto da formação superior, sobretudo, nos cursos de licenciatura. Com as novas demandas sociais, em tempos de cultura digital, entendemos que a postura mídia-educativa deve ser pensada como um propósito de todos os educadores. Desse modo, a pesquisa contou com duas etapas de coleta de dados. A primeira foi constituída pela aplicação de um questionário visando compreender o perfil do público-alvo e os seus conhecimentos sobre a mídia. Em um segundo momento, nos dedicamos à proposta formativa, a partir dos pressupostos da mídia-educação, que compreende um trabalho de educação para os meios, com os meios e através deles. As fases de análise, interpretação e triangulação dos dados coletados foram orientadas pelo referencial teórico e metodológico da análise de conteúdo. Entre os resultados da pesquisa, destacamos que a proposta formativa se mostrou significativa, pois permitiu potencializar o debate sobre a mídia em um espaço dedicado à formação de professores e revelou a transversalidade característica da mídia-educação, capaz de dialogar com outras áreas do saber.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T11:00:12Z
2019-11-26T11:00:12Z
2019-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191101
000927312
33004129044P6
5931468797076374
0000-0003-4979-5070
url http://hdl.handle.net/11449/191101
identifier_str_mv 000927312
33004129044P6
5931468797076374
0000-0003-4979-5070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128363680759808