Usabilidade de sites e gestão da informação online de atividades recreativas em resorts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guarizo, Marília Amábile [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153635
Resumo: A recreação representa um diferencial a ser oferecido em hotéis e, principalmente, nos resorts, os quais têm por finalidade oferecer atividades para preencher o tempo destinado ao lazer dos hóspedes. Nesse sentido, o programa de atividades recreativas se apresenta como um elemento a ser explorado como ferramenta de venda. No entanto, a divulgação desse produto nos sites nem sempre é feita de forma atrativa e funcional, havendo, muitas vezes, dificuldade em encontrar informações nesses sites. Devido a essa falta de divulgação, muito pouco se sabe sobre a atuação nesse setor. O presente estudo teve por objetivo investigar o programa de atividades recreativas em sites de resorts, com base na gestão das informações e na usabilidade de sites. O estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido em duas fases. A primeira referente a uma pesquisa bibliográfica, realizada com base em revisão sistemática, acerca das temáticas: usabilidade de sites, lazer, turismo, hospitalidade e resorts. A segunda fase se deu por meio de uma pesquisa exploratória, na qual foram analisados sites de resorts, os quais foram escolhidos por conveniência. Os dados coletados foram analisados descritivamente, por meio da utilização da Técnica de Análise de Conteúdo, com categorias estabelecidas a priori. Com base na Teoria da Usabilidade de sites foram levados em consideração 3 categorias para análise dos dados: A- conteúdo, B- layout, C- operacionalização. Baseado na Teoria da Gestão da Informação, as categorias de análise dos dados foram: 1 - identificação dos tipos de atividades ofertadas, 2 - descrição das atividades recreativas, 3 – Período de oferta das atividades. Os resultados indicam que os resorts não se apropriam de forma adequada do programa de atividades recreativas como ferramenta de marketing, uma vez que poucos resorts divulgam os programas em seus sites e quando o fazem, as informações veiculadas são incompletas e as formas de apresentação e distribuição destas nos sites são pouco atrativas e ineficientes. Além disso, notou-se que, nem todos os atributos de usabilidade são levados em consideração na elaboração dos sites, fazendo com que haja prejuízos, não só na divulgação das atividades recreativas, mas também, no que tange à permanência de usuários nos sites, o que pode impactar de forma negativa na venda de um resort. Recomenda-se a adequação dos sites dos resorts, com base nos princípios da usabilidade de sites e da gestão da informação, a fim de que estes sejam voltados a diversos tipos de usuários, com diferentes necessidades e expectativas. Desta forma, torna-se importante minimizar essas lacunas e falhas encontradas nos sites de resorts, para que haja melhor aproveitamento destes como ferramenta de divulgação dos atrativos e, em especial, do programa de atividades, o qual pode influenciar no momento da escolha por um resort.
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O presente estudo teve por objetivo investigar o programa de atividades recreativas em sites de resorts, com base na gestão das informações e na usabilidade de sites. O estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido em duas fases. A primeira referente a uma pesquisa bibliográfica, realizada com base em revisão sistemática, acerca das temáticas: usabilidade de sites, lazer, turismo, hospitalidade e resorts. A segunda fase se deu por meio de uma pesquisa exploratória, na qual foram analisados sites de resorts, os quais foram escolhidos por conveniência. Os dados coletados foram analisados descritivamente, por meio da utilização da Técnica de Análise de Conteúdo, com categorias estabelecidas a priori. Com base na Teoria da Usabilidade de sites foram levados em consideração 3 categorias para análise dos dados: A- conteúdo, B- layout, C- operacionalização. Baseado na Teoria da Gestão da Informação, as categorias de análise dos dados foram: 1 - identificação dos tipos de atividades ofertadas, 2 - descrição das atividades recreativas, 3 – Período de oferta das atividades. Os resultados indicam que os resorts não se apropriam de forma adequada do programa de atividades recreativas como ferramenta de marketing, uma vez que poucos resorts divulgam os programas em seus sites e quando o fazem, as informações veiculadas são incompletas e as formas de apresentação e distribuição destas nos sites são pouco atrativas e ineficientes. Além disso, notou-se que, nem todos os atributos de usabilidade são levados em consideração na elaboração dos sites, fazendo com que haja prejuízos, não só na divulgação das atividades recreativas, mas também, no que tange à permanência de usuários nos sites, o que pode impactar de forma negativa na venda de um resort. Recomenda-se a adequação dos sites dos resorts, com base nos princípios da usabilidade de sites e da gestão da informação, a fim de que estes sejam voltados a diversos tipos de usuários, com diferentes necessidades e expectativas. Desta forma, torna-se importante minimizar essas lacunas e falhas encontradas nos sites de resorts, para que haja melhor aproveitamento destes como ferramenta de divulgação dos atrativos e, em especial, do programa de atividades, o qual pode influenciar no momento da escolha por um resort.Recreation represents a differential to be offered in hotels and, mainly, in the resorts, which have as purpose to offer activities to fill leisure time of the guests. In this sense, the program of recreational activities presents itself as an element to be explored as a sales tool. However, the disclosure of this product in the sites is not always attractive and functional, which difficult to find information on these sites. Due to this lack of disclosure, very little is known about the performance in this sector. The present study aimed to investigate resorts sites containing information about the program of recreational activities, based on information management and site usability Theories. This qualitative study was developed in two phases. The first one refers to a bibliographical research, carried out based on a systematic review on the topics: usability of sites, leisure, tourism, hospitality and resorts. The second phase was an exploratory survey, in which a sample selected for convenience among resorts sites was analyzed. The collected data were descriptively analyzed through Content Analysis Technique, with categories established a priori. Based on the Information Management Theory, data analysis categories were: 1 - identification of the types of activities offered, 2 - clarity and ease of information understanding, 3 - updating of data. Based on the Usability Theory of sites, three categories were established: A- content, B- layout, C- operation. Results indicate that resorts do not adequately appropriate the recreation program as a marketing tool, few resorts divulged the recreation program on their sites, and when they do so, the information provided is incomplete and the ways in which they are presented and distributed at the sites are unattractive and inefficient. In addition, it was noticed that not all usability attributes are taken into consideration in the elaboration of the sites, causing damages, not only in the divulgation of the recreational activities, but also, as far as the permanence of users in the sites, which can negatively impact the sale of a resort. It is important that the resorts could create sites based on the principles of site usability and information management, in order to attend different types of users, with different needs and expectations. In this way, it is also important to minimize these gaps and failures found in these resort sites, so that they could be used as an efficient tool to publicize the attractions and, especially, the program of activities, which can influence choosing for a resort.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schwartz, Gisele Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guarizo, Marília Amábile [UNESP]2018-04-19T19:31:32Z2018-04-19T19:31:32Z2018-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15363500090031033004137066P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-08T06:02:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153635Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:18:22.145805Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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