Hélio Vianna em três faces: produzir, orientar e ensinar história no Brasil (1935-1959)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ozelin, Laura Duarte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251465
Resumo: O século XX representou, para a historiografia brasileira, um tempo de dinamismo e complexidade. Renova-se o interesse pela história e por outras interpretações sobre o país, novos modos de se produzir e pensar a história se impõem e espaços institucionais e de divulgação da produção se expandem como lugares privilegiados para o debate de questões caras à área. Esta pesquisa visa contribuir com a área de História da Historiografia a partir do estudo de escritos do historiador e professor catedrático de História do Brasil Hélio Vianna (1908-1972), comumente associado, na historiografia, a uma forma tradicional e conservadora de se escrever e ensinar história. Com a análise de suas obras, materiais didáticos e de suas críticas historiográficas, objetiva-se compreender o que é ser um historiador no Brasil nas décadas de 1930 a 1960, entre institutos, universidades e outras instituições de produção e divulgação do saber histórico. Pretende-se, portanto, por meio do estudo de Hélio Vianna, problematizar este período, muitas vezes caracterizado como de transição da produção historiográfica.
id UNSP_8e452a003963450eb319dbd8cde3fb5d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251465
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Hélio Vianna em três faces: produzir, orientar e ensinar história no Brasil (1935-1959)Hélio Vianna in three faces: producing, guiding and teaching history in Brazil (1935-1959)Hélio ViannaHistoriografia BrasileiraSéculo XXSer historiadorRegimes historiográficosEnsino de históriaHélio ViannaBrazilian Historiography20th CenturyBeing a historianHistoriographical RegimesHistory teachingO século XX representou, para a historiografia brasileira, um tempo de dinamismo e complexidade. Renova-se o interesse pela história e por outras interpretações sobre o país, novos modos de se produzir e pensar a história se impõem e espaços institucionais e de divulgação da produção se expandem como lugares privilegiados para o debate de questões caras à área. Esta pesquisa visa contribuir com a área de História da Historiografia a partir do estudo de escritos do historiador e professor catedrático de História do Brasil Hélio Vianna (1908-1972), comumente associado, na historiografia, a uma forma tradicional e conservadora de se escrever e ensinar história. Com a análise de suas obras, materiais didáticos e de suas críticas historiográficas, objetiva-se compreender o que é ser um historiador no Brasil nas décadas de 1930 a 1960, entre institutos, universidades e outras instituições de produção e divulgação do saber histórico. Pretende-se, portanto, por meio do estudo de Hélio Vianna, problematizar este período, muitas vezes caracterizado como de transição da produção historiográfica.For Brazilian historiography, the 20th century was a period of dynamism and complexity. The interest in history and other interpretations about the country was renewed. New ways of producing and thinking history are imposed, and institutional and dissemination of production spaces expand as privileged places for the debate about particular questions of the area. This research aims to contribute in History of Historiography by the study of writings of historian and professor of History of Brazil Hélio Vianna (1908-1972), commonly associated, in historiography, to a traditional and conservative way of writing and teaching history. With the analysis - based on the notions of historiographic regime and historiographical operation - of his works, didactic materials and his historiographic criticism, it aims to understand what it is to be a historian in Brazil in the decades of 1930 to 1960, between institutes, universities and other institutions of production and dissemination of historical knowledge. Therefore, the study of the work of Hélio Vianna allows us to problematize the period, often characterized as the transition of the historiographic production.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2021/07406-9Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araujo, Karina Anhezini de [UNESP]Ozelin, Laura Duarte2023-11-24T17:27:41Z2023-11-24T17:27:41Z2023-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOZELIN, Laura Duarte. Hélio Vianna em três faces: produzir, orientar e ensinar história no Brasil (1935-1959). 2023. 154 f. Dissertação (Mestrado em História). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2514653806623858184509porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-15T06:22:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251465Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:27:06.871534Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hélio Vianna em três faces: produzir, orientar e ensinar história no Brasil (1935-1959)
Hélio Vianna in three faces: producing, guiding and teaching history in Brazil (1935-1959)
title Hélio Vianna em três faces: produzir, orientar e ensinar história no Brasil (1935-1959)
spellingShingle Hélio Vianna em três faces: produzir, orientar e ensinar história no Brasil (1935-1959)
Ozelin, Laura Duarte
Hélio Vianna
Historiografia Brasileira
Século XX
Ser historiador
Regimes historiográficos
Ensino de história
Hélio Vianna
Brazilian Historiography
20th Century
Being a historian
Historiographical Regimes
History teaching
title_short Hélio Vianna em três faces: produzir, orientar e ensinar história no Brasil (1935-1959)
title_full Hélio Vianna em três faces: produzir, orientar e ensinar história no Brasil (1935-1959)
title_fullStr Hélio Vianna em três faces: produzir, orientar e ensinar história no Brasil (1935-1959)
title_full_unstemmed Hélio Vianna em três faces: produzir, orientar e ensinar história no Brasil (1935-1959)
title_sort Hélio Vianna em três faces: produzir, orientar e ensinar história no Brasil (1935-1959)
author Ozelin, Laura Duarte
author_facet Ozelin, Laura Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Karina Anhezini de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Ozelin, Laura Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Hélio Vianna
Historiografia Brasileira
Século XX
Ser historiador
Regimes historiográficos
Ensino de história
Hélio Vianna
Brazilian Historiography
20th Century
Being a historian
Historiographical Regimes
History teaching
topic Hélio Vianna
Historiografia Brasileira
Século XX
Ser historiador
Regimes historiográficos
Ensino de história
Hélio Vianna
Brazilian Historiography
20th Century
Being a historian
Historiographical Regimes
History teaching
description O século XX representou, para a historiografia brasileira, um tempo de dinamismo e complexidade. Renova-se o interesse pela história e por outras interpretações sobre o país, novos modos de se produzir e pensar a história se impõem e espaços institucionais e de divulgação da produção se expandem como lugares privilegiados para o debate de questões caras à área. Esta pesquisa visa contribuir com a área de História da Historiografia a partir do estudo de escritos do historiador e professor catedrático de História do Brasil Hélio Vianna (1908-1972), comumente associado, na historiografia, a uma forma tradicional e conservadora de se escrever e ensinar história. Com a análise de suas obras, materiais didáticos e de suas críticas historiográficas, objetiva-se compreender o que é ser um historiador no Brasil nas décadas de 1930 a 1960, entre institutos, universidades e outras instituições de produção e divulgação do saber histórico. Pretende-se, portanto, por meio do estudo de Hélio Vianna, problematizar este período, muitas vezes caracterizado como de transição da produção historiográfica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24T17:27:41Z
2023-11-24T17:27:41Z
2023-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OZELIN, Laura Duarte. Hélio Vianna em três faces: produzir, orientar e ensinar história no Brasil (1935-1959). 2023. 154 f. Dissertação (Mestrado em História). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251465
3806623858184509
identifier_str_mv OZELIN, Laura Duarte. Hélio Vianna em três faces: produzir, orientar e ensinar história no Brasil (1935-1959). 2023. 154 f. Dissertação (Mestrado em História). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2023.
3806623858184509
url https://hdl.handle.net/11449/251465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129203164413952