Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos com paralisia cerebral sem oralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aldine Nogueira da [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91195
Resumo: As estratégias de mediação utilizadas pelo mediador nas atividades de ensino favorecem o aprendizado do aluno. Dentre as diversas atividades que podem ser realizadas pelo mediador com seu aluno, destaca-se a atividade de recontar histórias. As estratégias de ensino que envolvem a elaboração da estrutura narrativa proporcionam o desenvolvimento linguístico do aluno, pois essa estrutura pode conectar elementos semânticos diversos e promover a construção de sentenças verticais e horizontais para a posterior elaboração do discurso narrativo. Torna-se fundamental a realização de estratégias de mediação que proporcione ao aluno sem oralidade o desenvolvimento dessas habilidades lingüísticas por meio de recursos comunicativos e/ou pedagógicos. Nesse sentido, o papel do mediador é de suma importância para utilizar estratégias de ensino eficazes e aliadas ao uso adequado dos recursos. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu em identificar e analisar as estratégias de mediação em atividades de reconto de histórias com alunos sem oralidade acometidos por paralisia cerebral. Participaram deste estudo sete sujeitos sendo três mediadoras e quatro alunos. As três mediadoras eram fonoaudiólogas que trabalhavam no Projeto de Comunicação Alternativa que estava inserido no setor de linguagem de uma universidade estadual paulista no qual atendiam os alunos selecionados para essa pesquisa. Os alunos não apresentavam oralidade, eram usuários de recurso suplementar e alternativo de comunicação e freqüentavam sala especial para deficientes físicos. Na coleta de dados, foi selecionada e adaptada uma história lúdica com cada aluno participante, para que todos eles pudessem realizar o reconto diante da mediação. As sessões das atividades de reconto foram filmadas e, posteriormente, transcritas, analisadas e discutidas. Os resultados indicaram a recorrência de nove...
id UNSP_8e5c91e766742f05205dc5ad6348ce86
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91195
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos com paralisia cerebral sem oralidadeEducação especialParalisia cerebralComunicação suplementar e alternativaRetelling StoriesSupplementary and Alternative CommunicationCerebral PalsyAs estratégias de mediação utilizadas pelo mediador nas atividades de ensino favorecem o aprendizado do aluno. Dentre as diversas atividades que podem ser realizadas pelo mediador com seu aluno, destaca-se a atividade de recontar histórias. As estratégias de ensino que envolvem a elaboração da estrutura narrativa proporcionam o desenvolvimento linguístico do aluno, pois essa estrutura pode conectar elementos semânticos diversos e promover a construção de sentenças verticais e horizontais para a posterior elaboração do discurso narrativo. Torna-se fundamental a realização de estratégias de mediação que proporcione ao aluno sem oralidade o desenvolvimento dessas habilidades lingüísticas por meio de recursos comunicativos e/ou pedagógicos. Nesse sentido, o papel do mediador é de suma importância para utilizar estratégias de ensino eficazes e aliadas ao uso adequado dos recursos. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu em identificar e analisar as estratégias de mediação em atividades de reconto de histórias com alunos sem oralidade acometidos por paralisia cerebral. Participaram deste estudo sete sujeitos sendo três mediadoras e quatro alunos. As três mediadoras eram fonoaudiólogas que trabalhavam no Projeto de Comunicação Alternativa que estava inserido no setor de linguagem de uma universidade estadual paulista no qual atendiam os alunos selecionados para essa pesquisa. Os alunos não apresentavam oralidade, eram usuários de recurso suplementar e alternativo de comunicação e freqüentavam sala especial para deficientes físicos. Na coleta de dados, foi selecionada e adaptada uma história lúdica com cada aluno participante, para que todos eles pudessem realizar o reconto diante da mediação. As sessões das atividades de reconto foram filmadas e, posteriormente, transcritas, analisadas e discutidas. Os resultados indicaram a recorrência de nove...The intercession strategies used by the mediator in the education activities are in favor of student’s learning. Among several activities that can done by the mediator with the students, the retelling stories is stand out. The learning strategies that involve the elaboration of the narrative structure provide the linguistic development of the student, because this structure can connect several semantic elements and provide the building of vertical and horizontal sentences to the further elaboration of the narrative speech. It’s essential to do intercession strategies that provide the no speaking student the development of these linguistics abilities through communicative and/or pedagogical tools. This way, the mediator hole is very important to use effective educational strategies and join to the correct use of these tools. Therefore, the objective of this paper was to identify and analyze the intercession strategies in retelling stories activities with no speaking students with cerebral palsy. Seven people participated in this study, three mediators and four students. The three mediators were speech and language therapists who worked in the “Projeto de Comunicação Alternativa”, placed in the language sector in a paulista public university, where they cared selected students to this research. The students didn’t speak. They used supplementary and alternative communication resource and attended special classes to physically handicapped person. On the data collection, it was selected and adapted a ludic story with each participating student, so that everyone could retell the story in front of the mediator. These retelling sessions were filmed and later transcripted, analyzed and discussed. The results showed nine intercession strategies which were used by all the mediators, used occasionally and according to the development of the students during the retelling. The strategies... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzini, Eduardo José [UNESP]Deliberato, Débora [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Aldine Nogueira da [UNESP]2014-06-11T19:24:56Z2014-06-11T19:24:56Z2009-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis74 f.application/pdfSILVA, Aldine Nogueira da. Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos com paralisia cerebral sem oralidade. 2009. 74 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/91195000584268silva_an_me_mar.pdf33004110040P591552955949958765154063375333536Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91195Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos com paralisia cerebral sem oralidade
title Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos com paralisia cerebral sem oralidade
spellingShingle Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos com paralisia cerebral sem oralidade
Silva, Aldine Nogueira da [UNESP]
Educação especial
Paralisia cerebral
Comunicação suplementar e alternativa
Retelling Stories
Supplementary and Alternative Communication
Cerebral Palsy
title_short Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos com paralisia cerebral sem oralidade
title_full Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos com paralisia cerebral sem oralidade
title_fullStr Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos com paralisia cerebral sem oralidade
title_full_unstemmed Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos com paralisia cerebral sem oralidade
title_sort Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos com paralisia cerebral sem oralidade
author Silva, Aldine Nogueira da [UNESP]
author_facet Silva, Aldine Nogueira da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manzini, Eduardo José [UNESP]
Deliberato, Débora [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aldine Nogueira da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Paralisia cerebral
Comunicação suplementar e alternativa
Retelling Stories
Supplementary and Alternative Communication
Cerebral Palsy
topic Educação especial
Paralisia cerebral
Comunicação suplementar e alternativa
Retelling Stories
Supplementary and Alternative Communication
Cerebral Palsy
description As estratégias de mediação utilizadas pelo mediador nas atividades de ensino favorecem o aprendizado do aluno. Dentre as diversas atividades que podem ser realizadas pelo mediador com seu aluno, destaca-se a atividade de recontar histórias. As estratégias de ensino que envolvem a elaboração da estrutura narrativa proporcionam o desenvolvimento linguístico do aluno, pois essa estrutura pode conectar elementos semânticos diversos e promover a construção de sentenças verticais e horizontais para a posterior elaboração do discurso narrativo. Torna-se fundamental a realização de estratégias de mediação que proporcione ao aluno sem oralidade o desenvolvimento dessas habilidades lingüísticas por meio de recursos comunicativos e/ou pedagógicos. Nesse sentido, o papel do mediador é de suma importância para utilizar estratégias de ensino eficazes e aliadas ao uso adequado dos recursos. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu em identificar e analisar as estratégias de mediação em atividades de reconto de histórias com alunos sem oralidade acometidos por paralisia cerebral. Participaram deste estudo sete sujeitos sendo três mediadoras e quatro alunos. As três mediadoras eram fonoaudiólogas que trabalhavam no Projeto de Comunicação Alternativa que estava inserido no setor de linguagem de uma universidade estadual paulista no qual atendiam os alunos selecionados para essa pesquisa. Os alunos não apresentavam oralidade, eram usuários de recurso suplementar e alternativo de comunicação e freqüentavam sala especial para deficientes físicos. Na coleta de dados, foi selecionada e adaptada uma história lúdica com cada aluno participante, para que todos eles pudessem realizar o reconto diante da mediação. As sessões das atividades de reconto foram filmadas e, posteriormente, transcritas, analisadas e discutidas. Os resultados indicaram a recorrência de nove...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-26
2014-06-11T19:24:56Z
2014-06-11T19:24:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Aldine Nogueira da. Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos com paralisia cerebral sem oralidade. 2009. 74 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/91195
000584268
silva_an_me_mar.pdf
33004110040P5
9155295594995876
5154063375333536
identifier_str_mv SILVA, Aldine Nogueira da. Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos com paralisia cerebral sem oralidade. 2009. 74 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
000584268
silva_an_me_mar.pdf
33004110040P5
9155295594995876
5154063375333536
url http://hdl.handle.net/11449/91195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128131984261120