Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191004 |
Resumo: | Esta dissertação trata sobre o ensino de projeto arquitetônico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Reconhecendo a dificuldade que os alunos enfrentam durante a síntese de projeto, propõe-se um olhar atualizado sobre a relação histórica entre os valores arquitetônicos e as decisões de projeto. Para isso, são apresentados alguns valores da atualidade a partir da pesquisa de Holm, assim como pelo estudo de três casos da arquitetura contemporânea: Lacaton & Vassal, Peter Zumthor e Francis Keré. Para atingir o objetivo, foi elaborada uma atividade pedagógica estruturada em duas etapas para a fase inicial do semestre letivo da disciplina de projeto na qual o pesquisador atua como docente. Ponderando a “reflexão sobre a reflexão na ação” de Donald Schön, a atividade auxiliou aos alunos no reconhecimento, a partir do próprio projeto, de seus valores e soluções correspondentes. A pesquisa é conduzida a partir da “Metodologia Filosófica” discutida por Folscheid e Wunenburger, e identifica primeiramente o problema do ensino, seguido pela hipótese dos valores, argumentando com a atividade pedagógica e reconhecendo seus limites e sinalizando novas possibilidades. |
id |
UNSP_8e5deec5f49d9acf098399ad778ad0c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/191004 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliêArchitectural Values and design teaching: proposal of a pedagogical activity for the studioProjeto de arquiteturaEnsino de projetoValores arquitetônicosArchitectural DesignDesign TeachingArchitectural ValuesEsta dissertação trata sobre o ensino de projeto arquitetônico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Reconhecendo a dificuldade que os alunos enfrentam durante a síntese de projeto, propõe-se um olhar atualizado sobre a relação histórica entre os valores arquitetônicos e as decisões de projeto. Para isso, são apresentados alguns valores da atualidade a partir da pesquisa de Holm, assim como pelo estudo de três casos da arquitetura contemporânea: Lacaton & Vassal, Peter Zumthor e Francis Keré. Para atingir o objetivo, foi elaborada uma atividade pedagógica estruturada em duas etapas para a fase inicial do semestre letivo da disciplina de projeto na qual o pesquisador atua como docente. Ponderando a “reflexão sobre a reflexão na ação” de Donald Schön, a atividade auxiliou aos alunos no reconhecimento, a partir do próprio projeto, de seus valores e soluções correspondentes. A pesquisa é conduzida a partir da “Metodologia Filosófica” discutida por Folscheid e Wunenburger, e identifica primeiramente o problema do ensino, seguido pela hipótese dos valores, argumentando com a atividade pedagógica e reconhecendo seus limites e sinalizando novas possibilidades.This dissertation is about Architectural and Urban Design teaching in Brazil. Acknowledging the challenge students facing the architectural design synthesis, this research suggests an updated point of view on the historic connection between the architectural values and the design decisions. Some contemporary values found in Holm’s research are presented as well as other values of three cases of contemporary architecture studios: Lacaton & Vassal, Peter Zumthor and Francic Keré. Aiming to overcome these challenges, a pedagogical activity structured in two phases was applied, by the researcher at the discipline of architectural design in which he teaches. Balancing the “reflection on reflection in action” of Donald Schön, the activity helped the students to understand from their own projects, values and solutions. The research is leaded from the “Philosophical Methodology” discussed by Folscheid and Wunenburger, and firstly, identifies the problem of design teaching, followed by the hypothesis of values, arguing with the pedagogical activity and recognizing the limits and signaling new possibilities.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amaral, Claudio Silveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fontão, Márcio Barbosa2019-11-08T12:28:46Z2019-11-08T12:28:46Z2019-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19100400092681033004056090P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:12:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191004Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:26:33.279530Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê Architectural Values and design teaching: proposal of a pedagogical activity for the studio |
title |
Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê |
spellingShingle |
Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê Fontão, Márcio Barbosa Projeto de arquitetura Ensino de projeto Valores arquitetônicos Architectural Design Design Teaching Architectural Values |
title_short |
Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê |
title_full |
Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê |
title_fullStr |
Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê |
title_full_unstemmed |
Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê |
title_sort |
Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê |
author |
Fontão, Márcio Barbosa |
author_facet |
Fontão, Márcio Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Claudio Silveira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontão, Márcio Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto de arquitetura Ensino de projeto Valores arquitetônicos Architectural Design Design Teaching Architectural Values |
topic |
Projeto de arquitetura Ensino de projeto Valores arquitetônicos Architectural Design Design Teaching Architectural Values |
description |
Esta dissertação trata sobre o ensino de projeto arquitetônico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Reconhecendo a dificuldade que os alunos enfrentam durante a síntese de projeto, propõe-se um olhar atualizado sobre a relação histórica entre os valores arquitetônicos e as decisões de projeto. Para isso, são apresentados alguns valores da atualidade a partir da pesquisa de Holm, assim como pelo estudo de três casos da arquitetura contemporânea: Lacaton & Vassal, Peter Zumthor e Francis Keré. Para atingir o objetivo, foi elaborada uma atividade pedagógica estruturada em duas etapas para a fase inicial do semestre letivo da disciplina de projeto na qual o pesquisador atua como docente. Ponderando a “reflexão sobre a reflexão na ação” de Donald Schön, a atividade auxiliou aos alunos no reconhecimento, a partir do próprio projeto, de seus valores e soluções correspondentes. A pesquisa é conduzida a partir da “Metodologia Filosófica” discutida por Folscheid e Wunenburger, e identifica primeiramente o problema do ensino, seguido pela hipótese dos valores, argumentando com a atividade pedagógica e reconhecendo seus limites e sinalizando novas possibilidades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-08T12:28:46Z 2019-11-08T12:28:46Z 2019-10-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/191004 000926810 33004056090P3 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/191004 |
identifier_str_mv |
000926810 33004056090P3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129320503214080 |