Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontão, Márcio Barbosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191004
Resumo: Esta dissertação trata sobre o ensino de projeto arquitetônico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Reconhecendo a dificuldade que os alunos enfrentam durante a síntese de projeto, propõe-se um olhar atualizado sobre a relação histórica entre os valores arquitetônicos e as decisões de projeto. Para isso, são apresentados alguns valores da atualidade a partir da pesquisa de Holm, assim como pelo estudo de três casos da arquitetura contemporânea: Lacaton & Vassal, Peter Zumthor e Francis Keré. Para atingir o objetivo, foi elaborada uma atividade pedagógica estruturada em duas etapas para a fase inicial do semestre letivo da disciplina de projeto na qual o pesquisador atua como docente. Ponderando a “reflexão sobre a reflexão na ação” de Donald Schön, a atividade auxiliou aos alunos no reconhecimento, a partir do próprio projeto, de seus valores e soluções correspondentes. A pesquisa é conduzida a partir da “Metodologia Filosófica” discutida por Folscheid e Wunenburger, e identifica primeiramente o problema do ensino, seguido pela hipótese dos valores, argumentando com a atividade pedagógica e reconhecendo seus limites e sinalizando novas possibilidades.
id UNSP_8e5deec5f49d9acf098399ad778ad0c6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191004
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliêArchitectural Values and design teaching: proposal of a pedagogical activity for the studioProjeto de arquiteturaEnsino de projetoValores arquitetônicosArchitectural DesignDesign TeachingArchitectural ValuesEsta dissertação trata sobre o ensino de projeto arquitetônico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Reconhecendo a dificuldade que os alunos enfrentam durante a síntese de projeto, propõe-se um olhar atualizado sobre a relação histórica entre os valores arquitetônicos e as decisões de projeto. Para isso, são apresentados alguns valores da atualidade a partir da pesquisa de Holm, assim como pelo estudo de três casos da arquitetura contemporânea: Lacaton & Vassal, Peter Zumthor e Francis Keré. Para atingir o objetivo, foi elaborada uma atividade pedagógica estruturada em duas etapas para a fase inicial do semestre letivo da disciplina de projeto na qual o pesquisador atua como docente. Ponderando a “reflexão sobre a reflexão na ação” de Donald Schön, a atividade auxiliou aos alunos no reconhecimento, a partir do próprio projeto, de seus valores e soluções correspondentes. A pesquisa é conduzida a partir da “Metodologia Filosófica” discutida por Folscheid e Wunenburger, e identifica primeiramente o problema do ensino, seguido pela hipótese dos valores, argumentando com a atividade pedagógica e reconhecendo seus limites e sinalizando novas possibilidades.This dissertation is about Architectural and Urban Design teaching in Brazil. Acknowledging the challenge students facing the architectural design synthesis, this research suggests an updated point of view on the historic connection between the architectural values and the design decisions. Some contemporary values found in Holm’s research are presented as well as other values of three cases of contemporary architecture studios: Lacaton & Vassal, Peter Zumthor and Francic Keré. Aiming to overcome these challenges, a pedagogical activity structured in two phases was applied, by the researcher at the discipline of architectural design in which he teaches. Balancing the “reflection on reflection in action” of Donald Schön, the activity helped the students to understand from their own projects, values and solutions. The research is leaded from the “Philosophical Methodology” discussed by Folscheid and Wunenburger, and firstly, identifies the problem of design teaching, followed by the hypothesis of values, arguing with the pedagogical activity and recognizing the limits and signaling new possibilities.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amaral, Claudio Silveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fontão, Márcio Barbosa2019-11-08T12:28:46Z2019-11-08T12:28:46Z2019-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19100400092681033004056090P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:12:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191004Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:26:33.279530Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê
Architectural Values and design teaching: proposal of a pedagogical activity for the studio
title Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê
spellingShingle Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê
Fontão, Márcio Barbosa
Projeto de arquitetura
Ensino de projeto
Valores arquitetônicos
Architectural Design
Design Teaching
Architectural Values
title_short Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê
title_full Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê
title_fullStr Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê
title_full_unstemmed Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê
title_sort Valores arquitetônicos e ensino de projeto: proposta de uma atividade pedagógica para o ateliê
author Fontão, Márcio Barbosa
author_facet Fontão, Márcio Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Claudio Silveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontão, Márcio Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de arquitetura
Ensino de projeto
Valores arquitetônicos
Architectural Design
Design Teaching
Architectural Values
topic Projeto de arquitetura
Ensino de projeto
Valores arquitetônicos
Architectural Design
Design Teaching
Architectural Values
description Esta dissertação trata sobre o ensino de projeto arquitetônico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Reconhecendo a dificuldade que os alunos enfrentam durante a síntese de projeto, propõe-se um olhar atualizado sobre a relação histórica entre os valores arquitetônicos e as decisões de projeto. Para isso, são apresentados alguns valores da atualidade a partir da pesquisa de Holm, assim como pelo estudo de três casos da arquitetura contemporânea: Lacaton & Vassal, Peter Zumthor e Francis Keré. Para atingir o objetivo, foi elaborada uma atividade pedagógica estruturada em duas etapas para a fase inicial do semestre letivo da disciplina de projeto na qual o pesquisador atua como docente. Ponderando a “reflexão sobre a reflexão na ação” de Donald Schön, a atividade auxiliou aos alunos no reconhecimento, a partir do próprio projeto, de seus valores e soluções correspondentes. A pesquisa é conduzida a partir da “Metodologia Filosófica” discutida por Folscheid e Wunenburger, e identifica primeiramente o problema do ensino, seguido pela hipótese dos valores, argumentando com a atividade pedagógica e reconhecendo seus limites e sinalizando novas possibilidades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-08T12:28:46Z
2019-11-08T12:28:46Z
2019-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191004
000926810
33004056090P3
url http://hdl.handle.net/11449/191004
identifier_str_mv 000926810
33004056090P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129320503214080