Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Fernanda [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/100445
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar, por intermédio de um programa de formação continuada no âmbito da cultura corporal de movimento, as possíveis implicações no repensar e na transformação da prática pedagógica de um grupo de professoras no que diz respeito ao ensino dos conteúdos da área de Educação Física. A investigação, de natureza qualitativa, teve como referencial empírico um programa de formação continuada realizado por uma Universidade pública em parceria com uma Secretaria Municipal de Educação do interior paulista. Ao longo de dois anos e meio o material empírico foi constituído com observações de campo do programa, análises documentais, questionários, entrevistas semiestruturadas, relatos orais e escritos e observações da prática pedagógica de um grupo de professoras. Participaram da primeira etapa das coletas sessenta e dois professores(as) da rede de ensino com formação em Pedagogia ou Educação Física, sendo que o aprofundamento da investigação focalizou um grupo de catorze professoras Pedagogas e oito estudantes-monitores(as) do curso de Licenciatura em Educação Física. Com fundamentação na análise de conteúdo, as considerações tecidas à luz da literatura revelaram que dentre as principais dificuldades dos professores(as) em relação a área da Educação Física predominou a falta de domínio dos conhecimentos específicos, procedimentos didático-pedagógicos e embasamento teórico, sendo que corresponde a esses fatores as suas expectativas de formação continuada. A partir da avaliação do programa, realizada pelas professoras, verificou-se uma composição multidimensional da satisfação, com destaque para o desenvolvimento da ação formativa na perspectiva da colaboração entre os sujeitos envolvidos. As possíveis mudanças na prática pedagógica, de acordo com as percepções das...
id UNSP_8e6df3c16359551ded107895b3293b2d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/100445
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimentoTeachers, Training ofProfessores - FormaçãoEducação fisicaEducação física - Estudo e ensinoEnsino fundamentalIdentidade profissionalFormação profissionalEducação de criançasPoliticas publicasEducação e EstadoEsta pesquisa objetivou investigar, por intermédio de um programa de formação continuada no âmbito da cultura corporal de movimento, as possíveis implicações no repensar e na transformação da prática pedagógica de um grupo de professoras no que diz respeito ao ensino dos conteúdos da área de Educação Física. A investigação, de natureza qualitativa, teve como referencial empírico um programa de formação continuada realizado por uma Universidade pública em parceria com uma Secretaria Municipal de Educação do interior paulista. Ao longo de dois anos e meio o material empírico foi constituído com observações de campo do programa, análises documentais, questionários, entrevistas semiestruturadas, relatos orais e escritos e observações da prática pedagógica de um grupo de professoras. Participaram da primeira etapa das coletas sessenta e dois professores(as) da rede de ensino com formação em Pedagogia ou Educação Física, sendo que o aprofundamento da investigação focalizou um grupo de catorze professoras Pedagogas e oito estudantes-monitores(as) do curso de Licenciatura em Educação Física. Com fundamentação na análise de conteúdo, as considerações tecidas à luz da literatura revelaram que dentre as principais dificuldades dos professores(as) em relação a área da Educação Física predominou a falta de domínio dos conhecimentos específicos, procedimentos didático-pedagógicos e embasamento teórico, sendo que corresponde a esses fatores as suas expectativas de formação continuada. A partir da avaliação do programa, realizada pelas professoras, verificou-se uma composição multidimensional da satisfação, com destaque para o desenvolvimento da ação formativa na perspectiva da colaboração entre os sujeitos envolvidos. As possíveis mudanças na prática pedagógica, de acordo com as percepções das...This research aimed to investigate, through a program of continuing education within the body movement culture, the possible implications in rethinking and transformation of pedagogical practice of a group of teachers with regard to teaching the content area of Physical Education. The research was conducted in a quantitative perspective and it had as a reference a program of continuing education conducted within the Physical Education for a public university in partnership with the Municipal Education in São Paulo. Over two and half years the empirical material was composed with field observations of the program, document analysis, questionnaires, semi-structured interviews, oral and written reports and field observations of the teaching practice of teachers. Participated in the first stage of sampling sixty-two teachers who majored in Pedagogy or Physical Education, and that further research focused on a group of fourteen educators and eight students-monitors of Physical Education. With grounding in content analysis, the considerations in the light of the literature revealed that among the main difficulties of teachers regarding the area of Physical Education predominated the lack of domain specific knowledge, didactic-pedagogical and theoretical procedures, and corresponds to these factors their expectations of continuing education. In the evaluation of the program conducted by the teachers there was a multi-dimensional composition of satisfaction, with emphasis on the development of formative action from the perspective of collaboration between the individuals involved. Possible changes in teaching practice, according to the perceptions of teachers, resulted from the deepening of the academic-scientific knowledge, as the domain of pedagogical aims, contents and didactic teaching procedures, systematic, theoretical and critical... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Fernanda [UNESP]2014-06-11T19:30:53Z2014-06-11T19:30:53Z2013-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2 v. : il.application/pdfROSSI, Fernanda. Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimento. 2013. 2 v. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.http://hdl.handle.net/11449/100445000726194rossi_f_dr_rcla.pdf33004137062P098469553071865510000-0002-4760-4712Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-15T06:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/100445Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:27:12.329556Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimento
title Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimento
spellingShingle Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimento
Rossi, Fernanda [UNESP]
Teachers, Training of
Professores - Formação
Educação fisica
Educação física - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Identidade profissional
Formação profissional
Educação de crianças
Politicas publicas
Educação e Estado
title_short Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimento
title_full Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimento
title_fullStr Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimento
title_full_unstemmed Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimento
title_sort Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimento
author Rossi, Fernanda [UNESP]
author_facet Rossi, Fernanda [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Fernanda [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teachers, Training of
Professores - Formação
Educação fisica
Educação física - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Identidade profissional
Formação profissional
Educação de crianças
Politicas publicas
Educação e Estado
topic Teachers, Training of
Professores - Formação
Educação fisica
Educação física - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Identidade profissional
Formação profissional
Educação de crianças
Politicas publicas
Educação e Estado
description Esta pesquisa objetivou investigar, por intermédio de um programa de formação continuada no âmbito da cultura corporal de movimento, as possíveis implicações no repensar e na transformação da prática pedagógica de um grupo de professoras no que diz respeito ao ensino dos conteúdos da área de Educação Física. A investigação, de natureza qualitativa, teve como referencial empírico um programa de formação continuada realizado por uma Universidade pública em parceria com uma Secretaria Municipal de Educação do interior paulista. Ao longo de dois anos e meio o material empírico foi constituído com observações de campo do programa, análises documentais, questionários, entrevistas semiestruturadas, relatos orais e escritos e observações da prática pedagógica de um grupo de professoras. Participaram da primeira etapa das coletas sessenta e dois professores(as) da rede de ensino com formação em Pedagogia ou Educação Física, sendo que o aprofundamento da investigação focalizou um grupo de catorze professoras Pedagogas e oito estudantes-monitores(as) do curso de Licenciatura em Educação Física. Com fundamentação na análise de conteúdo, as considerações tecidas à luz da literatura revelaram que dentre as principais dificuldades dos professores(as) em relação a área da Educação Física predominou a falta de domínio dos conhecimentos específicos, procedimentos didático-pedagógicos e embasamento teórico, sendo que corresponde a esses fatores as suas expectativas de formação continuada. A partir da avaliação do programa, realizada pelas professoras, verificou-se uma composição multidimensional da satisfação, com destaque para o desenvolvimento da ação formativa na perspectiva da colaboração entre os sujeitos envolvidos. As possíveis mudanças na prática pedagógica, de acordo com as percepções das...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-27
2014-06-11T19:30:53Z
2014-06-11T19:30:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSSI, Fernanda. Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimento. 2013. 2 v. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/100445
000726194
rossi_f_dr_rcla.pdf
33004137062P0
9846955307186551
0000-0002-4760-4712
identifier_str_mv ROSSI, Fernanda. Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimento. 2013. 2 v. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
000726194
rossi_f_dr_rcla.pdf
33004137062P0
9846955307186551
0000-0002-4760-4712
url http://hdl.handle.net/11449/100445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2 v. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129203930923008