"Quem são eles?": navegando pelas águas do Cras em busca das relações intergeracionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239483 |
Resumo: | Esta tese está vinculada à Linha de Pesquisa denominada: Linguagem- ExperiênciaMemória- Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de biociência do Campus de Rio Claro- UNESP. A presente pesquisa foi importante pois buscou entender como ocorrem as relações intergeracionais no Cras- Centro de Referência de Assistência Social no município de Capivari, interior de São Paulo. Trazemos a importância deste espaço como lugar político, social e cultural que visa a emancipação do pensamento para além da assistência social, o que as pesquisas trazem como teorização e retrospecto, nesta tese conseguimos pensar e argumentar como experiência, buscando responder a pergunta do título “Quem são eles?” -as pessoas que estão/são o Cras. Para tanto utilizamos o método cartográfico com inspirações nas grandes navegações e embarcamos para conhecer essa instituição, sua história, as pessoas e as experiências utilizando diferentes artefatos culturais como a música “Como uma onda” de Lulu Santos, a literatura “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus, a obra cinematográfica “Asas do Desejo” de Win Wenders, a peça de teatro “Esperando Godot” de Samuel Beckett, o romance reportagem “Nadando contra as morte” de Lourenço Cazarré, a música “eu não sei na verdade quem eu sou” da banda O Teatro Mágico e outros que nos ajudaram de diferentes modos a dialogar e entender que ali se encontram diferentes pessoas, de gerações diversas, com muitas experiências dispostas a serem compartilhadas que buscam um lugar de apoio, buscam se entender, entender melhor seus filhos, seus pais, aspiram melhores condições de empregabilidade e que nessa tese inventiva, se amparam e tem suas histórias retratadas, participaram ativamente de atividades nas oficinas, discutiram sobre ideais de passado, presente e futuro em uma escrita que teve de ser reinventada em uma pandemia, num constante esforço para não naufragar. |
id |
UNSP_8ec09561135bc42264dea35d93b9b6bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/239483 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
"Quem são eles?": navegando pelas águas do Cras em busca das relações intergeracionais"Who are they?": navigating through the waters of Cras searching intergenerational relations"¿Quiénes son?": navegando por las aguas de Cras en busca de relaciones intergeneracionalesEducaçãoGeraçõesAssistência socialExperiênciaCartografiaEducationGenerationsSocial assistanceExperienceCartographicEducaciónGeneracionesEsta tese está vinculada à Linha de Pesquisa denominada: Linguagem- ExperiênciaMemória- Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de biociência do Campus de Rio Claro- UNESP. A presente pesquisa foi importante pois buscou entender como ocorrem as relações intergeracionais no Cras- Centro de Referência de Assistência Social no município de Capivari, interior de São Paulo. Trazemos a importância deste espaço como lugar político, social e cultural que visa a emancipação do pensamento para além da assistência social, o que as pesquisas trazem como teorização e retrospecto, nesta tese conseguimos pensar e argumentar como experiência, buscando responder a pergunta do título “Quem são eles?” -as pessoas que estão/são o Cras. Para tanto utilizamos o método cartográfico com inspirações nas grandes navegações e embarcamos para conhecer essa instituição, sua história, as pessoas e as experiências utilizando diferentes artefatos culturais como a música “Como uma onda” de Lulu Santos, a literatura “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus, a obra cinematográfica “Asas do Desejo” de Win Wenders, a peça de teatro “Esperando Godot” de Samuel Beckett, o romance reportagem “Nadando contra as morte” de Lourenço Cazarré, a música “eu não sei na verdade quem eu sou” da banda O Teatro Mágico e outros que nos ajudaram de diferentes modos a dialogar e entender que ali se encontram diferentes pessoas, de gerações diversas, com muitas experiências dispostas a serem compartilhadas que buscam um lugar de apoio, buscam se entender, entender melhor seus filhos, seus pais, aspiram melhores condições de empregabilidade e que nessa tese inventiva, se amparam e tem suas histórias retratadas, participaram ativamente de atividades nas oficinas, discutiram sobre ideais de passado, presente e futuro em uma escrita que teve de ser reinventada em uma pandemia, num constante esforço para não naufragar.This thesis is linked to the Research Line called: Language-Experience-Memory – Graduation of the Postgraduate Program in Education of the Bioscience Institute of Rio Claro/Unesp Campus. The present research was important, because searched to understand how intergenerational relations are in a CRAS – Social Assistance Reference Center, in the city of Capivari, in the country of São Paulo. We bring the importance of this place as political, social and cultural that aims at the emancipation of thoughts beyond the social assistance, what the researches bring as theory and retrospect, in this thesis we got it to think and argue how experience, seeking to answer the title question “Who they are?” – the people attended and are the CRAS, using the cartographic methodology inspired by the great navigations and we embarked to know these institution, its history, the people and the experiences using a different cultural artifacts like song “Like a Wave” by the Lulu Santos, the literature “Quarto de Despejo” by Carolina Maria de Jesus, the cinematographic work “wings of Desire” by Wim Wenders, the play “Waiting for Godot” by Samuel Beckett, the reportage novel “Swimming against the death” by Lourenço Cazarré, the song “I don’t really know who I am” by the band Magic Theater and others that helped us in different ways to dialogue and understand that there attended different people, several generations with a lot of experience willing to be shared which seek a support place, trying to understand themselves, understand better their children, their parents, aspire better employment conditions and that in this inventive thesis are supported and have their stories portrayed, actively take part in activities in workshops, talked about past, present and future ideal in a writing that had to be reinvented in a pandemic, in a constant effort not to sink.Esta tesis está vinculada a la Línea de Investigación denominada: Lenguaje- Experiencia- Memoria- Formación del Programa de Posgrado en Educación del Instituto de Biociencias del Campus Río Claro - UNESP. Esta investigación fue importante porque buscó comprender cómo ocurren las relaciones intergeneracionales en el Centro de Referencia de Asistencia Social Cras, en el municipio de Capivari, en el interior de São Paulo. Traemos la importancia de este espacio como un lugar político, social y cultural que apunta a la emancipación del pensamiento más allá de la asistencia social, que la investigación trae como teorización y retrospectiva, en esta tesis podemos pensar y argumentar como una experiencia, buscando responder a la pregunta del título "¿Quiénes son?" -las personas que son/son Cras. Para ello, utilizamos el método cartográfico con inspiraciones en las grandes navegaciones y nos embarcamos para conocer esta institución, su historia, gente y experiencias utilizando diferentes artefactos culturales como la canción "Como uma Onda" de Lulu Santos, la literatura "Room of Eviction" de Carolina Maria de Jesus, la obra cinematográfica "Wings of Desire" de Win Wenders, la obra "Esperando Godot" de Samuel Beckett, la novela "Nadando contra la muerte" de Lourenço Cazarré, la canción "Realmente no sé quién soy" de la banda The Magic Theater y otros que nos ayudaron de diferentes maneras a dialogar y comprender que hay diferentes personas, de diferentes generaciones, con muchas experiencias dispuestas a ser compartidas que buscan un lugar de apoyo, buscan entenderse, entender mejor a sus hijos, a sus padres, aspirar a mejores condiciones de empleabilidad y que en esta tesis inventiva, se apoyen y tengan sus historias retratadas, participen activamente en actividades en los talleres, discutan sobre ideales de pasado, presente y futuro en una escritura que tuvo que reinventarse en una pandemia, en un esfuerzo constante por no hundirse.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Furlan, Susana Angelin [UNESP]2023-02-13T13:23:41Z2023-02-13T13:23:41Z2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23948333004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-11T06:08:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239483Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:21:13.232367Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Quem são eles?": navegando pelas águas do Cras em busca das relações intergeracionais "Who are they?": navigating through the waters of Cras searching intergenerational relations "¿Quiénes son?": navegando por las aguas de Cras en busca de relaciones intergeneracionales |
title |
"Quem são eles?": navegando pelas águas do Cras em busca das relações intergeracionais |
spellingShingle |
"Quem são eles?": navegando pelas águas do Cras em busca das relações intergeracionais Furlan, Susana Angelin [UNESP] Educação Gerações Assistência social Experiência Cartografia Education Generations Social assistance Experience Cartographic Educación Generaciones |
title_short |
"Quem são eles?": navegando pelas águas do Cras em busca das relações intergeracionais |
title_full |
"Quem são eles?": navegando pelas águas do Cras em busca das relações intergeracionais |
title_fullStr |
"Quem são eles?": navegando pelas águas do Cras em busca das relações intergeracionais |
title_full_unstemmed |
"Quem são eles?": navegando pelas águas do Cras em busca das relações intergeracionais |
title_sort |
"Quem são eles?": navegando pelas águas do Cras em busca das relações intergeracionais |
author |
Furlan, Susana Angelin [UNESP] |
author_facet |
Furlan, Susana Angelin [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furlan, Susana Angelin [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Gerações Assistência social Experiência Cartografia Education Generations Social assistance Experience Cartographic Educación Generaciones |
topic |
Educação Gerações Assistência social Experiência Cartografia Education Generations Social assistance Experience Cartographic Educación Generaciones |
description |
Esta tese está vinculada à Linha de Pesquisa denominada: Linguagem- ExperiênciaMemória- Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de biociência do Campus de Rio Claro- UNESP. A presente pesquisa foi importante pois buscou entender como ocorrem as relações intergeracionais no Cras- Centro de Referência de Assistência Social no município de Capivari, interior de São Paulo. Trazemos a importância deste espaço como lugar político, social e cultural que visa a emancipação do pensamento para além da assistência social, o que as pesquisas trazem como teorização e retrospecto, nesta tese conseguimos pensar e argumentar como experiência, buscando responder a pergunta do título “Quem são eles?” -as pessoas que estão/são o Cras. Para tanto utilizamos o método cartográfico com inspirações nas grandes navegações e embarcamos para conhecer essa instituição, sua história, as pessoas e as experiências utilizando diferentes artefatos culturais como a música “Como uma onda” de Lulu Santos, a literatura “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus, a obra cinematográfica “Asas do Desejo” de Win Wenders, a peça de teatro “Esperando Godot” de Samuel Beckett, o romance reportagem “Nadando contra as morte” de Lourenço Cazarré, a música “eu não sei na verdade quem eu sou” da banda O Teatro Mágico e outros que nos ajudaram de diferentes modos a dialogar e entender que ali se encontram diferentes pessoas, de gerações diversas, com muitas experiências dispostas a serem compartilhadas que buscam um lugar de apoio, buscam se entender, entender melhor seus filhos, seus pais, aspiram melhores condições de empregabilidade e que nessa tese inventiva, se amparam e tem suas histórias retratadas, participaram ativamente de atividades nas oficinas, discutiram sobre ideais de passado, presente e futuro em uma escrita que teve de ser reinventada em uma pandemia, num constante esforço para não naufragar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12 2023-02-13T13:23:41Z 2023-02-13T13:23:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/239483 33004137064P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/239483 |
identifier_str_mv |
33004137064P2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128796759425024 |