Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schicotti, Rosana Vera de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Klebis, Augusta Boa Sorte Oliveira, Costa, Jaqueline Batista de Oliveira, Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unoeste.br/site/enepe/2012/suplementos/area/Humanarum/Ci%C3%AAncias%20Humanas/Educa%C3%A7%C3%A3o/EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL%20E%20POL%C3%8DTICAS%20P%C3%9ABLICAS%20ALGUMAS%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.pdf
http://hdl.handle.net/11449/127230
Resumo: O presente estudo tem como objetivos discutir a função da creche e da pré‐escola no contexto das políticas públicas para a educação infantil, bem como refletir sobre a formação necessária aos profissionais da educação infantil para alcançar uma melhor qualidade do atendimento. A pesquisa foi realizada por meio de um formato de investigação caracterizado como estudo de caso etnográfico. Essa forma de pesquisa nos permitiu conhecer, em maior profundidade, a cultura de uma instituição e as perspectivas dos profissionais que participavam de seu cotidiano. Nesse sentido, realizamos observações sistemáticas da rotina institucional, bem como, entrevistas não‐ estruturadas e semi‐estruturadas com as educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola. O estudo evidenciou distinções quanto à escolaridade, à jornada de trabalho das educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola, bem como nos objetivos educacionais estabelecidos para essas modalidades de atendimento a infância. As concepções das educadoras acerca dos objetivos da Educação Infantil retratam uma visão compensatória e preventiva.  
id UNSP_8ee8fcf92ab0b303ee11db038b5e1079
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127230
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de casoEducação InfantilPolíticas públicasFormação de educadoresO presente estudo tem como objetivos discutir a função da creche e da pré‐escola no contexto das políticas públicas para a educação infantil, bem como refletir sobre a formação necessária aos profissionais da educação infantil para alcançar uma melhor qualidade do atendimento. A pesquisa foi realizada por meio de um formato de investigação caracterizado como estudo de caso etnográfico. Essa forma de pesquisa nos permitiu conhecer, em maior profundidade, a cultura de uma instituição e as perspectivas dos profissionais que participavam de seu cotidiano. Nesse sentido, realizamos observações sistemáticas da rotina institucional, bem como, entrevistas não‐ estruturadas e semi‐estruturadas com as educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola. O estudo evidenciou distinções quanto à escolaridade, à jornada de trabalho das educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola, bem como nos objetivos educacionais estabelecidos para essas modalidades de atendimento a infância. As concepções das educadoras acerca dos objetivos da Educação Infantil retratam uma visão compensatória e preventiva.  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, CEP 19806-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, CEP 19806-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)Schicotti, Rosana Vera de OliveiraKlebis, Augusta Boa Sorte OliveiraCosta, Jaqueline Batista de OliveiraAbrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]2015-08-21T17:54:12Z2015-08-21T17:54:12Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article816-824application/pdfhttp://www.unoeste.br/site/enepe/2012/suplementos/area/Humanarum/Ci%C3%AAncias%20Humanas/Educa%C3%A7%C3%A3o/EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL%20E%20POL%C3%8DTICAS%20P%C3%9ABLICAS%20ALGUMAS%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.pdfColloquium Humanarum, v. 9, n. especial, p. 816, 2012.1809-8207http://hdl.handle.net/11449/127230ISSN1809-8207-2012-09-especial-816.pdf0012606415251652Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColloquium Humanaruminfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T15:11:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127230Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:44:22.866837Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso
title Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso
spellingShingle Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso
Schicotti, Rosana Vera de Oliveira
Educação Infantil
Políticas públicas
Formação de educadores
title_short Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso
title_full Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso
title_fullStr Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso
title_full_unstemmed Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso
title_sort Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso
author Schicotti, Rosana Vera de Oliveira
author_facet Schicotti, Rosana Vera de Oliveira
Klebis, Augusta Boa Sorte Oliveira
Costa, Jaqueline Batista de Oliveira
Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
author_role author
author2 Klebis, Augusta Boa Sorte Oliveira
Costa, Jaqueline Batista de Oliveira
Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
dc.contributor.author.fl_str_mv Schicotti, Rosana Vera de Oliveira
Klebis, Augusta Boa Sorte Oliveira
Costa, Jaqueline Batista de Oliveira
Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Políticas públicas
Formação de educadores
topic Educação Infantil
Políticas públicas
Formação de educadores
description O presente estudo tem como objetivos discutir a função da creche e da pré‐escola no contexto das políticas públicas para a educação infantil, bem como refletir sobre a formação necessária aos profissionais da educação infantil para alcançar uma melhor qualidade do atendimento. A pesquisa foi realizada por meio de um formato de investigação caracterizado como estudo de caso etnográfico. Essa forma de pesquisa nos permitiu conhecer, em maior profundidade, a cultura de uma instituição e as perspectivas dos profissionais que participavam de seu cotidiano. Nesse sentido, realizamos observações sistemáticas da rotina institucional, bem como, entrevistas não‐ estruturadas e semi‐estruturadas com as educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola. O estudo evidenciou distinções quanto à escolaridade, à jornada de trabalho das educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola, bem como nos objetivos educacionais estabelecidos para essas modalidades de atendimento a infância. As concepções das educadoras acerca dos objetivos da Educação Infantil retratam uma visão compensatória e preventiva.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-08-21T17:54:12Z
2015-08-21T17:54:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unoeste.br/site/enepe/2012/suplementos/area/Humanarum/Ci%C3%AAncias%20Humanas/Educa%C3%A7%C3%A3o/EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL%20E%20POL%C3%8DTICAS%20P%C3%9ABLICAS%20ALGUMAS%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.pdf
Colloquium Humanarum, v. 9, n. especial, p. 816, 2012.
1809-8207
http://hdl.handle.net/11449/127230
ISSN1809-8207-2012-09-especial-816.pdf
0012606415251652
url http://www.unoeste.br/site/enepe/2012/suplementos/area/Humanarum/Ci%C3%AAncias%20Humanas/Educa%C3%A7%C3%A3o/EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL%20E%20POL%C3%8DTICAS%20P%C3%9ABLICAS%20ALGUMAS%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.pdf
http://hdl.handle.net/11449/127230
identifier_str_mv Colloquium Humanarum, v. 9, n. especial, p. 816, 2012.
1809-8207
ISSN1809-8207-2012-09-especial-816.pdf
0012606415251652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Colloquium Humanarum
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 816-824
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128554913759232