Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unoeste.br/site/enepe/2012/suplementos/area/Humanarum/Ci%C3%AAncias%20Humanas/Educa%C3%A7%C3%A3o/EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL%20E%20POL%C3%8DTICAS%20P%C3%9ABLICAS%20ALGUMAS%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.pdf http://hdl.handle.net/11449/127230 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivos discutir a função da creche e da pré‐escola no contexto das políticas públicas para a educação infantil, bem como refletir sobre a formação necessária aos profissionais da educação infantil para alcançar uma melhor qualidade do atendimento. A pesquisa foi realizada por meio de um formato de investigação caracterizado como estudo de caso etnográfico. Essa forma de pesquisa nos permitiu conhecer, em maior profundidade, a cultura de uma instituição e as perspectivas dos profissionais que participavam de seu cotidiano. Nesse sentido, realizamos observações sistemáticas da rotina institucional, bem como, entrevistas não‐ estruturadas e semi‐estruturadas com as educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola. O estudo evidenciou distinções quanto à escolaridade, à jornada de trabalho das educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola, bem como nos objetivos educacionais estabelecidos para essas modalidades de atendimento a infância. As concepções das educadoras acerca dos objetivos da Educação Infantil retratam uma visão compensatória e preventiva. |
id |
UNSP_8ee8fcf92ab0b303ee11db038b5e1079 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/127230 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de casoEducação InfantilPolíticas públicasFormação de educadoresO presente estudo tem como objetivos discutir a função da creche e da pré‐escola no contexto das políticas públicas para a educação infantil, bem como refletir sobre a formação necessária aos profissionais da educação infantil para alcançar uma melhor qualidade do atendimento. A pesquisa foi realizada por meio de um formato de investigação caracterizado como estudo de caso etnográfico. Essa forma de pesquisa nos permitiu conhecer, em maior profundidade, a cultura de uma instituição e as perspectivas dos profissionais que participavam de seu cotidiano. Nesse sentido, realizamos observações sistemáticas da rotina institucional, bem como, entrevistas não‐ estruturadas e semi‐estruturadas com as educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola. O estudo evidenciou distinções quanto à escolaridade, à jornada de trabalho das educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola, bem como nos objetivos educacionais estabelecidos para essas modalidades de atendimento a infância. As concepções das educadoras acerca dos objetivos da Educação Infantil retratam uma visão compensatória e preventiva. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, CEP 19806-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, CEP 19806-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)Schicotti, Rosana Vera de OliveiraKlebis, Augusta Boa Sorte OliveiraCosta, Jaqueline Batista de OliveiraAbrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]2015-08-21T17:54:12Z2015-08-21T17:54:12Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article816-824application/pdfhttp://www.unoeste.br/site/enepe/2012/suplementos/area/Humanarum/Ci%C3%AAncias%20Humanas/Educa%C3%A7%C3%A3o/EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL%20E%20POL%C3%8DTICAS%20P%C3%9ABLICAS%20ALGUMAS%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.pdfColloquium Humanarum, v. 9, n. especial, p. 816, 2012.1809-8207http://hdl.handle.net/11449/127230ISSN1809-8207-2012-09-especial-816.pdf0012606415251652Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColloquium Humanaruminfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T15:11:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127230Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:44:22.866837Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso |
title |
Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso |
spellingShingle |
Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso Schicotti, Rosana Vera de Oliveira Educação Infantil Políticas públicas Formação de educadores |
title_short |
Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso |
title_full |
Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso |
title_fullStr |
Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso |
title_sort |
Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso |
author |
Schicotti, Rosana Vera de Oliveira |
author_facet |
Schicotti, Rosana Vera de Oliveira Klebis, Augusta Boa Sorte Oliveira Costa, Jaqueline Batista de Oliveira Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Klebis, Augusta Boa Sorte Oliveira Costa, Jaqueline Batista de Oliveira Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schicotti, Rosana Vera de Oliveira Klebis, Augusta Boa Sorte Oliveira Costa, Jaqueline Batista de Oliveira Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Políticas públicas Formação de educadores |
topic |
Educação Infantil Políticas públicas Formação de educadores |
description |
O presente estudo tem como objetivos discutir a função da creche e da pré‐escola no contexto das políticas públicas para a educação infantil, bem como refletir sobre a formação necessária aos profissionais da educação infantil para alcançar uma melhor qualidade do atendimento. A pesquisa foi realizada por meio de um formato de investigação caracterizado como estudo de caso etnográfico. Essa forma de pesquisa nos permitiu conhecer, em maior profundidade, a cultura de uma instituição e as perspectivas dos profissionais que participavam de seu cotidiano. Nesse sentido, realizamos observações sistemáticas da rotina institucional, bem como, entrevistas não‐ estruturadas e semi‐estruturadas com as educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola. O estudo evidenciou distinções quanto à escolaridade, à jornada de trabalho das educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola, bem como nos objetivos educacionais estabelecidos para essas modalidades de atendimento a infância. As concepções das educadoras acerca dos objetivos da Educação Infantil retratam uma visão compensatória e preventiva. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-08-21T17:54:12Z 2015-08-21T17:54:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unoeste.br/site/enepe/2012/suplementos/area/Humanarum/Ci%C3%AAncias%20Humanas/Educa%C3%A7%C3%A3o/EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL%20E%20POL%C3%8DTICAS%20P%C3%9ABLICAS%20ALGUMAS%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.pdf Colloquium Humanarum, v. 9, n. especial, p. 816, 2012. 1809-8207 http://hdl.handle.net/11449/127230 ISSN1809-8207-2012-09-especial-816.pdf 0012606415251652 |
url |
http://www.unoeste.br/site/enepe/2012/suplementos/area/Humanarum/Ci%C3%AAncias%20Humanas/Educa%C3%A7%C3%A3o/EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL%20E%20POL%C3%8DTICAS%20P%C3%9ABLICAS%20ALGUMAS%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.%20CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20A%20PARTIR%20DE%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO.pdf http://hdl.handle.net/11449/127230 |
identifier_str_mv |
Colloquium Humanarum, v. 9, n. especial, p. 816, 2012. 1809-8207 ISSN1809-8207-2012-09-especial-816.pdf 0012606415251652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Colloquium Humanarum |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
816-824 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128554913759232 |