Memórias de intelectuais pioneiros da pós-graduação em educação da Unesp: competência técnica e compromisso político com a escola pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viotto, Ricardo Antônio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216598
Resumo: A análise das memórias e narrativas apresentadas tem como referência a categoria de intelectuais orgânicos consolidada por Antônio Gramsci, sendo que, a partir desta referência cunhamos o conceito de intelectual orgânico de perfil nacional popular para os sujeitos da pesquisa, dada sua identificação com a escola pública e os sujeitos das classes populares que dela participam. Nossa pesquisa teve como ponto de partida as categorias complexas: universidades, intelectuais e memórias coletivas e como ponto de chegada as categorias simples: docente da educação escolar, escola pública e memórias individuais, o que significa ter o marxismo investigativo como referencial teórico deste trabalho. O objetivo principal voltou-se a apresentar as memórias e identificar nos intelectuais, pioneiros da pós-graduação em Educação da UNESP, a sua função social no processo de desenvolvimento da escola pública paulista. Apresentamos a origem e configuração ideológica das universidades no Estado de São Paulo com foco na UNESP que surge da unificação dos Institutos Isolados em 1976. Defendemos que o intelectual orgânico de perfil nacional popular ao voltar-se para a educação busca a unidade entre escola pública e educação escolar emancipadora na trilha apresentada por Gramsci para os intelectuais orgânicos e populares. Sobre os sujeitos da nossa pesquisa apresentamos as memórias do Prof. Dr. José Misael Ferreira do Valle e da Profª. Drª. Ana Maria Lombardi Daibem que foram os primeiros Coordenadores do Programa de Pós- graduação em educação para a ciência da FC/UNESP-Bauru. Em seguida apresentamos as memórias da Profª. Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite que foi precursora do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP-Presidente Prudente e por fim, apresentamos as memórias do Prof. Dr. Celestino Alves da Silva Júnior que foi o Coordenador do Curso de Pós-graduação em Educação da FFC/UNESP- Marília. Para a análise dos dados coletados, as memórias dos sujeitos foram reconhecidas como enunciados discursivos e isso significou trazer à tona conceitos Bakhtinianos para constituirmos o material linguístico que possibilitou a compreensão do significado e papel da escola pública na vida dos sujeitos, sendo que a perspectiva linguística acima integra-se ao método proposto quando tomamos o materialismo histórico dialético como escopo metodológico para chegarmos à essência das concepções e ações dos sujeitos na universidade e compreendermos a sua práxis educativa na relação com o desenvolvimento da escola pública no Estado de São Paulo. Nesse movimento de análise, enfatizamos a competência técnica e o compromisso político dos intelectuais entrevistados e sua importância no processo de desenvolvimento da escola pública e considerando a sua atuação no interior da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, a UNESP.
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Nossa pesquisa teve como ponto de partida as categorias complexas: universidades, intelectuais e memórias coletivas e como ponto de chegada as categorias simples: docente da educação escolar, escola pública e memórias individuais, o que significa ter o marxismo investigativo como referencial teórico deste trabalho. O objetivo principal voltou-se a apresentar as memórias e identificar nos intelectuais, pioneiros da pós-graduação em Educação da UNESP, a sua função social no processo de desenvolvimento da escola pública paulista. Apresentamos a origem e configuração ideológica das universidades no Estado de São Paulo com foco na UNESP que surge da unificação dos Institutos Isolados em 1976. Defendemos que o intelectual orgânico de perfil nacional popular ao voltar-se para a educação busca a unidade entre escola pública e educação escolar emancipadora na trilha apresentada por Gramsci para os intelectuais orgânicos e populares. Sobre os sujeitos da nossa pesquisa apresentamos as memórias do Prof. Dr. José Misael Ferreira do Valle e da Profª. Drª. Ana Maria Lombardi Daibem que foram os primeiros Coordenadores do Programa de Pós- graduação em educação para a ciência da FC/UNESP-Bauru. Em seguida apresentamos as memórias da Profª. Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite que foi precursora do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP-Presidente Prudente e por fim, apresentamos as memórias do Prof. Dr. Celestino Alves da Silva Júnior que foi o Coordenador do Curso de Pós-graduação em Educação da FFC/UNESP- Marília. Para a análise dos dados coletados, as memórias dos sujeitos foram reconhecidas como enunciados discursivos e isso significou trazer à tona conceitos Bakhtinianos para constituirmos o material linguístico que possibilitou a compreensão do significado e papel da escola pública na vida dos sujeitos, sendo que a perspectiva linguística acima integra-se ao método proposto quando tomamos o materialismo histórico dialético como escopo metodológico para chegarmos à essência das concepções e ações dos sujeitos na universidade e compreendermos a sua práxis educativa na relação com o desenvolvimento da escola pública no Estado de São Paulo. Nesse movimento de análise, enfatizamos a competência técnica e o compromisso político dos intelectuais entrevistados e sua importância no processo de desenvolvimento da escola pública e considerando a sua atuação no interior da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, a UNESP.The analysis of these memories has as reference the category consolidated by Antônio Gramsci: organic intellectuals, where from this we suggest the concept of organic intellectual with a popular national profile. Our research had as a starting point the complex categories: universities, intellectuals and collective memories and will end with the analysis of the simple categories: teacher of school education, public school and individual memories, which means we have the Marxism as Theoretical reference. We briefly present the origin and ideological configuration of universities in the State of São Paulo with focus at UNESP that emerged from the unification of the Isolated Institutes in 1976. We argue that the organic intellectual with a popular national profile when turned to school education sought a unity between public school and popular education. About our research subjects we have: Prof. Dr. José Misael Ferreira do Valle and Prof. Drª. Ana Maria Lombardi Daibem from Post-graduate Program of Education to Science from FC/UNESP-Bauru and after them we present Profª. Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite who works for FCT/UNESP-Presidente Prudente and finally we presente Prof. Dr. Celestino Alves da Silva Júnior who had worked at Post-graduate Program of FFC/UNESP-Marília. To understand the memories we based on Bakhtinian concepts and take the linguistic material from the meanings and also we work with historical dialectical materialism as methodological way to get the essence of the memories of the subjects and their concerns about the praxis to build and develop public schools in São Paulo state through the knowledge they had built during the time as intellectuals from São Paulo State University - UNESP.El análisis de estos recuerdos tiene como referencia la categoría consolidada por Antônio Gramsci: intelectuales orgánicos, de donde sugerimos el concepto de intelectual orgánico con un perfil nacional popular. Nuestra investigación tuvo como punto de partida las categorías complejas: universidades, intelectuales y memorias colectivas y comenzará con el análisis de las categorías simples: maestro de educación escolar, escuela pública y memorias individuales, lo que significa tener como referencia al marxismo investigativo. Presento brevemente el origen y la configuración ideológica de las universidades en el Estado de São Paulo y miro la UNESP que surgió de la unificación de los Institutos Aislados en 1976. Argumentamos que el intelectual orgánico con un perfil nacional popular en lo que respecta a la educación escolar buscaba la unidad entre la escuela pública y la educación popular. Sobre nuestros temas tenemos lo Dr. Jose Misael Ferreira do Valle y la Drª. Ana Maria Lombardi Daibem y que trabajaran en la FC/UNESP-Bauru en la Postgrado en Educación para las Ciencias; Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite que trabaja para la FCT/UNESP-Presidente Prudente en Postgrado en Educación y también el Dr. Celestino Alves da Silva Júnior que trabajó en FFC/UNESP-Marília en la creación del Postgrado en Educación. Para comprender los recuerdos de los profesores tomamos conceptos bakhtinianos y lo material lingüístico de ellos para comprender el significado y el papel de la escuela pública y lo materialismo dialectico como la base metodológica para comprender las acciones de estos intelectuales e su competencia técnica y el compromiso político con la praxis educacional en la escuela pública durante lo periodo de trabajo en Universidad Estadual Paulista – UNESP.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viotto, Ricardo Antônio2022-02-15T12:54:52Z2022-02-15T12:54:52Z2021-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21659833004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:00:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216598Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:50:57.437036Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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