FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joabe Guilherme
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215329
Resumo: Transformações acontecem ao seu tempo e modo com o desenrolar dos processos históricos. A tese que aqui será abordada, de que de que as tecnologias musicais difundidas e comercializadas na capital do Brasil, no início do século XX, tenham contribuído para a transformação da escuta, se constrói, de maneira geral, nos relatos que poderemos observar e analisar, através dos textos e propagandas sobre as tecnologias musicais, veiculados pela revista Fon-Fon, uma das revistas ilustradas mais populares de sua época. A partir desse ponto, duas linhas de pensamento se constroem: a primeira, voltada para os aspectos macro da recepção desses aparelhos, observando as mudanças marcadas pela assimilação da modernidade que se estabelecia no tecido social; e a segunda, voltada para os aspectos micro dessa recepção, da natureza dos sons engendrados por essas máquinas. Disso se segue a justificativa desta dissertação, que é a de fornecer discussões e reflexões sobre uma parte da história da gravação e reprodução, visto que, em tempos atuais, temos um estreitamento intenso entre tecnologias musicais, indivíduos e sociedade.
id UNSP_8f5af6d525f8097c8280aab76ec26568
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/215329
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicaisFON-FON 1900-1930: for an outline of the reception of technological-musical devicesBelle ÉpoqueRecepçãoFonógrafoGramofoneVitrolaReceptionPhonographGramophoneVictrolaTransformações acontecem ao seu tempo e modo com o desenrolar dos processos históricos. A tese que aqui será abordada, de que de que as tecnologias musicais difundidas e comercializadas na capital do Brasil, no início do século XX, tenham contribuído para a transformação da escuta, se constrói, de maneira geral, nos relatos que poderemos observar e analisar, através dos textos e propagandas sobre as tecnologias musicais, veiculados pela revista Fon-Fon, uma das revistas ilustradas mais populares de sua época. A partir desse ponto, duas linhas de pensamento se constroem: a primeira, voltada para os aspectos macro da recepção desses aparelhos, observando as mudanças marcadas pela assimilação da modernidade que se estabelecia no tecido social; e a segunda, voltada para os aspectos micro dessa recepção, da natureza dos sons engendrados por essas máquinas. Disso se segue a justificativa desta dissertação, que é a de fornecer discussões e reflexões sobre uma parte da história da gravação e reprodução, visto que, em tempos atuais, temos um estreitamento intenso entre tecnologias musicais, indivíduos e sociedade.Transformations happen in their own time and way with the development of historical processes. The thesis that will be defended here, that the musical technologies disseminated and marketed in the capital of Brazil, in the beginning of the 20th century, have contributed to the transformation of listening, is conceived, in general, in the reports that we will be able to observe and analyze, through texts and advertisements about musical technologies, published by Fon-Fon magazine, one of the most popular illustrated magazines of its time. From this point onwards, two lines of thought are built: the first, focused on the macro aspects of reception of these devices, observing the changes marked by the assimilation of modernity that was established in society, and the second, focused on the micro aspects of this reception, of the nature of the sounds coming from these machines. From this follows the justification of this dissertation, which is to provide discussions and reflections on a part of the history of recording and reproduction, since, in current times, we have an intense closeness between musical technologies, individuals and society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Código de Financiamento 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mesquita, Marcos José Cruz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Joabe Guilherme2021-12-03T13:04:16Z2021-12-03T13:04:16Z2021-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21532933004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:15:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215329Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:31:12.059967Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais
FON-FON 1900-1930: for an outline of the reception of technological-musical devices
title FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais
spellingShingle FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais
Oliveira, Joabe Guilherme
Belle Époque
Recepção
Fonógrafo
Gramofone
Vitrola
Reception
Phonograph
Gramophone
Victrola
title_short FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais
title_full FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais
title_fullStr FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais
title_full_unstemmed FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais
title_sort FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais
author Oliveira, Joabe Guilherme
author_facet Oliveira, Joabe Guilherme
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Marcos José Cruz [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joabe Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Belle Époque
Recepção
Fonógrafo
Gramofone
Vitrola
Reception
Phonograph
Gramophone
Victrola
topic Belle Époque
Recepção
Fonógrafo
Gramofone
Vitrola
Reception
Phonograph
Gramophone
Victrola
description Transformações acontecem ao seu tempo e modo com o desenrolar dos processos históricos. A tese que aqui será abordada, de que de que as tecnologias musicais difundidas e comercializadas na capital do Brasil, no início do século XX, tenham contribuído para a transformação da escuta, se constrói, de maneira geral, nos relatos que poderemos observar e analisar, através dos textos e propagandas sobre as tecnologias musicais, veiculados pela revista Fon-Fon, uma das revistas ilustradas mais populares de sua época. A partir desse ponto, duas linhas de pensamento se constroem: a primeira, voltada para os aspectos macro da recepção desses aparelhos, observando as mudanças marcadas pela assimilação da modernidade que se estabelecia no tecido social; e a segunda, voltada para os aspectos micro dessa recepção, da natureza dos sons engendrados por essas máquinas. Disso se segue a justificativa desta dissertação, que é a de fornecer discussões e reflexões sobre uma parte da história da gravação e reprodução, visto que, em tempos atuais, temos um estreitamento intenso entre tecnologias musicais, indivíduos e sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T13:04:16Z
2021-12-03T13:04:16Z
2021-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/215329
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/215329
identifier_str_mv 33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129080322686976