FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/215329 |
Resumo: | Transformações acontecem ao seu tempo e modo com o desenrolar dos processos históricos. A tese que aqui será abordada, de que de que as tecnologias musicais difundidas e comercializadas na capital do Brasil, no início do século XX, tenham contribuído para a transformação da escuta, se constrói, de maneira geral, nos relatos que poderemos observar e analisar, através dos textos e propagandas sobre as tecnologias musicais, veiculados pela revista Fon-Fon, uma das revistas ilustradas mais populares de sua época. A partir desse ponto, duas linhas de pensamento se constroem: a primeira, voltada para os aspectos macro da recepção desses aparelhos, observando as mudanças marcadas pela assimilação da modernidade que se estabelecia no tecido social; e a segunda, voltada para os aspectos micro dessa recepção, da natureza dos sons engendrados por essas máquinas. Disso se segue a justificativa desta dissertação, que é a de fornecer discussões e reflexões sobre uma parte da história da gravação e reprodução, visto que, em tempos atuais, temos um estreitamento intenso entre tecnologias musicais, indivíduos e sociedade. |
id |
UNSP_8f5af6d525f8097c8280aab76ec26568 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/215329 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicaisFON-FON 1900-1930: for an outline of the reception of technological-musical devicesBelle ÉpoqueRecepçãoFonógrafoGramofoneVitrolaReceptionPhonographGramophoneVictrolaTransformações acontecem ao seu tempo e modo com o desenrolar dos processos históricos. A tese que aqui será abordada, de que de que as tecnologias musicais difundidas e comercializadas na capital do Brasil, no início do século XX, tenham contribuído para a transformação da escuta, se constrói, de maneira geral, nos relatos que poderemos observar e analisar, através dos textos e propagandas sobre as tecnologias musicais, veiculados pela revista Fon-Fon, uma das revistas ilustradas mais populares de sua época. A partir desse ponto, duas linhas de pensamento se constroem: a primeira, voltada para os aspectos macro da recepção desses aparelhos, observando as mudanças marcadas pela assimilação da modernidade que se estabelecia no tecido social; e a segunda, voltada para os aspectos micro dessa recepção, da natureza dos sons engendrados por essas máquinas. Disso se segue a justificativa desta dissertação, que é a de fornecer discussões e reflexões sobre uma parte da história da gravação e reprodução, visto que, em tempos atuais, temos um estreitamento intenso entre tecnologias musicais, indivíduos e sociedade.Transformations happen in their own time and way with the development of historical processes. The thesis that will be defended here, that the musical technologies disseminated and marketed in the capital of Brazil, in the beginning of the 20th century, have contributed to the transformation of listening, is conceived, in general, in the reports that we will be able to observe and analyze, through texts and advertisements about musical technologies, published by Fon-Fon magazine, one of the most popular illustrated magazines of its time. From this point onwards, two lines of thought are built: the first, focused on the macro aspects of reception of these devices, observing the changes marked by the assimilation of modernity that was established in society, and the second, focused on the micro aspects of this reception, of the nature of the sounds coming from these machines. From this follows the justification of this dissertation, which is to provide discussions and reflections on a part of the history of recording and reproduction, since, in current times, we have an intense closeness between musical technologies, individuals and society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Código de Financiamento 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mesquita, Marcos José Cruz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Joabe Guilherme2021-12-03T13:04:16Z2021-12-03T13:04:16Z2021-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21532933004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:15:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215329Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:31:12.059967Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais FON-FON 1900-1930: for an outline of the reception of technological-musical devices |
title |
FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais |
spellingShingle |
FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais Oliveira, Joabe Guilherme Belle Époque Recepção Fonógrafo Gramofone Vitrola Reception Phonograph Gramophone Victrola |
title_short |
FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais |
title_full |
FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais |
title_fullStr |
FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais |
title_full_unstemmed |
FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais |
title_sort |
FON-FON 1900-1930: por um esboço da recepção dos aparelhos tecnológico-musicais |
author |
Oliveira, Joabe Guilherme |
author_facet |
Oliveira, Joabe Guilherme |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Marcos José Cruz [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Joabe Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Belle Époque Recepção Fonógrafo Gramofone Vitrola Reception Phonograph Gramophone Victrola |
topic |
Belle Époque Recepção Fonógrafo Gramofone Vitrola Reception Phonograph Gramophone Victrola |
description |
Transformações acontecem ao seu tempo e modo com o desenrolar dos processos históricos. A tese que aqui será abordada, de que de que as tecnologias musicais difundidas e comercializadas na capital do Brasil, no início do século XX, tenham contribuído para a transformação da escuta, se constrói, de maneira geral, nos relatos que poderemos observar e analisar, através dos textos e propagandas sobre as tecnologias musicais, veiculados pela revista Fon-Fon, uma das revistas ilustradas mais populares de sua época. A partir desse ponto, duas linhas de pensamento se constroem: a primeira, voltada para os aspectos macro da recepção desses aparelhos, observando as mudanças marcadas pela assimilação da modernidade que se estabelecia no tecido social; e a segunda, voltada para os aspectos micro dessa recepção, da natureza dos sons engendrados por essas máquinas. Disso se segue a justificativa desta dissertação, que é a de fornecer discussões e reflexões sobre uma parte da história da gravação e reprodução, visto que, em tempos atuais, temos um estreitamento intenso entre tecnologias musicais, indivíduos e sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03T13:04:16Z 2021-12-03T13:04:16Z 2021-09-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/215329 33004013066P3 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/215329 |
identifier_str_mv |
33004013066P3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129080322686976 |