Orientação de estudo para promoção da autorregulação da aprendizagem em uma amostra de estudantes ingressantes no curso técnico integrado ao ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puglia, Patrícia Diane
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/250793
Resumo: Ao ingressar no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, os adolescentes, geralmente enfrentam desafios. A falta de rotina de estudos, o desconhecimento das estratégias de aprendizagens adequadas, são fatores que podem dificultar a adaptação ao novo ciclo escolar. Assim, é necessário desenvolver ações preventivas, no sentido de facilitar a adaptação acadêmica dos estudantes e minimizar riscos desenvolvimentais, como o aparecimento de sintomas de ansiedade. A escola é um local estratégico para promover ações em saúde em geral; sendo a adolescência, uma fase ideal para ações dessa natureza. O objetivo central deste trabalho foi avaliar o grau de eficácia de um projeto de intervenção para promoção de habilidades de autorregulação da aprendizagem, por meio de sessões de orientação de estudos, em estudantes ingressantes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado. Metodologia: o projeto foi desenvolvido em uma Instituição Federal de Ensino Público, no Noroeste do Estado de São Paulo. Como critério de inclusão, optou-se por selecionar, dentre os ingressantes no 1o ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em 2022, estudantes identificados, concomitantemente, com dificuldades de adaptação à nova rotina acadêmica e com sintomas de ansiedade. A amostra foi composta por 35 estudantes. Para coleta de dados utilizou-se: Entrevista Semiestruturada Inicial, para levantamento das dificuldades do estudante; Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21), para testar a suposição de que a participação no projeto associa-se à diminuição dos sintomas de ansiedade; Entrevista Semiestruturada no período pós-intervenção, para levantamento da percepção do estudante sobre o impacto das intervenções, além de registros das sessões de orientação de estudo. Foram disponibilizadas sessões de atendimento individual aos participantes, para promover o desenvolvimento de um conjunto de habilidades necessárias à autorregulação da aprendizagem. Visou-se facilitar nos alunos, a aquisição de hábitos de estudo através do planejamento, execução e autoavaliação, de acordo com o referencial teórico sobre autorregulação da aprendizagem. Para análise dos resultados da Escala DASS-21, foi aplicado o método JT. As pontuações dos estudantes no DASS-21, respectivamente, nas avaliações pré e pós-intervenção foram comparadas e realizada a análise de variância ANOVA. Os relatos das entrevistas finais foram sistematizados e foram elencadas categorias temáticas para análise. O desempenho dos estudantes durante as sessões de orientação foi avaliado, através de registros realizados pela pesquisadora. O conjunto dos resultados sugere que as sessões de orientação de estudo contribuíram para a aquisição da autorregulação da aprendizagem na maioria dos estudantes. Observou-se diminuição significativa nos sintomas de ansiedade em alguns casos. Contudo, esse resultado não foi unânime. Através do desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem, este trabalho buscou promover aspectos como resiliência e autonomia nos adolescentes para que tivessem êxito na escola, assim evitando a evasão e contribuindo com sua formação integral. Além disso, buscou-se minimizar o risco de aparecimento de sintomas de ansiedade, diminuindo assim o número de encaminhamentos aos serviços de saúde mental. Constata-se que são necessárias mais pesquisas sobre o tema e que os resultados deste trabalho poderão subsidiar novas intervenções nesse sentido.
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A escola é um local estratégico para promover ações em saúde em geral; sendo a adolescência, uma fase ideal para ações dessa natureza. O objetivo central deste trabalho foi avaliar o grau de eficácia de um projeto de intervenção para promoção de habilidades de autorregulação da aprendizagem, por meio de sessões de orientação de estudos, em estudantes ingressantes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado. Metodologia: o projeto foi desenvolvido em uma Instituição Federal de Ensino Público, no Noroeste do Estado de São Paulo. Como critério de inclusão, optou-se por selecionar, dentre os ingressantes no 1o ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em 2022, estudantes identificados, concomitantemente, com dificuldades de adaptação à nova rotina acadêmica e com sintomas de ansiedade. A amostra foi composta por 35 estudantes. Para coleta de dados utilizou-se: Entrevista Semiestruturada Inicial, para levantamento das dificuldades do estudante; Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21), para testar a suposição de que a participação no projeto associa-se à diminuição dos sintomas de ansiedade; Entrevista Semiestruturada no período pós-intervenção, para levantamento da percepção do estudante sobre o impacto das intervenções, além de registros das sessões de orientação de estudo. Foram disponibilizadas sessões de atendimento individual aos participantes, para promover o desenvolvimento de um conjunto de habilidades necessárias à autorregulação da aprendizagem. Visou-se facilitar nos alunos, a aquisição de hábitos de estudo através do planejamento, execução e autoavaliação, de acordo com o referencial teórico sobre autorregulação da aprendizagem. Para análise dos resultados da Escala DASS-21, foi aplicado o método JT. As pontuações dos estudantes no DASS-21, respectivamente, nas avaliações pré e pós-intervenção foram comparadas e realizada a análise de variância ANOVA. Os relatos das entrevistas finais foram sistematizados e foram elencadas categorias temáticas para análise. O desempenho dos estudantes durante as sessões de orientação foi avaliado, através de registros realizados pela pesquisadora. O conjunto dos resultados sugere que as sessões de orientação de estudo contribuíram para a aquisição da autorregulação da aprendizagem na maioria dos estudantes. Observou-se diminuição significativa nos sintomas de ansiedade em alguns casos. Contudo, esse resultado não foi unânime. Através do desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem, este trabalho buscou promover aspectos como resiliência e autonomia nos adolescentes para que tivessem êxito na escola, assim evitando a evasão e contribuindo com sua formação integral. Além disso, buscou-se minimizar o risco de aparecimento de sintomas de ansiedade, diminuindo assim o número de encaminhamentos aos serviços de saúde mental. Constata-se que são necessárias mais pesquisas sobre o tema e que os resultados deste trabalho poderão subsidiar novas intervenções nesse sentido.When entering the Technical Course Integrated to High School, teenagers usually face challenges. The lack of a study routine, or the unfamiliarity of adequate learning strategies, are factors that can make it difficult to adapt to the new school cycle. Thus, it is necessary to develop preventive actions, in the sense to facilitate the students' academic adaptation and minimize developmental risks, such as the appearance of anxiety symptoms. The school is a strategic place to promote health actions in general; being adolescence, an ideal phase for actions of this nature. The main objective of this study was to evaluate the degree of effectiveness of an intervention project to promote self-regulated learning skills, through study orientation sessions, in freshmen students of the first year of Integrated High School. Methodology: the project was developed in a Federal Institution of Public Education, in the Northwest of the State of São Paulo. As inclusion criterion, it was decided to select, among those entering the 1st year of the Technical Course Integrated to High School in 2022, students identified, concomitantly, with difficulties in adapting to the new academic routine and with symptoms of anxiety. The sample consisted of 35 students. For data collection, the following were used: Initial Semi-structured Interview, to survey the student's difficulties; Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), to test the supposition that participation in the project is associated with a decrease in anxiety symptoms; Final Semi-structured interview in the post-intervention period, to survey the student's perception of the impact of interventions, in addition to records of the study orientation sessions. Individual assistance sessions were made available to the participants, to promote the development of a set of skills necessary for self-regulated learning. The aim was to facilitate students' acquisition of study habits through planning, execution and self-assessment, according to the theoretical framework of self-regulation of learning. To analyze the results of the DASS-21 Scale, the JT method was applied. Student’s scores on the DASS-21, respectively, in the pre and post intervention estimates were compared and ANOVA analysis of variance was performed.The reports of the final interviews were systematized and thematic categories were listed for analysis. The students performance during the orientation sessions was evaluated through records made by the researcher. The set of results suggests that the study orientation sessions contributed to the acquisition of self-regulated learning in most students. A significant decrease in anxiety symptoms was observed in some cases. However, this result was not unanimous. Through the development of self-regulation of learning, this work sought to promote aspects such as resilience and autonomy in adolescents so that they were successful in school, thus avoiding evasion and contributing to their integral formation. In addition, we sought to minimize the risk of anxiety symptoms, thus reducing the number of referrals to mental health services. It is observed that more research is needed on the subject and that the results of this work may support new interventions in this direction.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Capes:001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rondina, Regina de Cássia [UNESP]Puglia, Patrícia Diane2023-09-27T20:58:24Z2023-09-27T20:58:24Z2023-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPUGLIA, Patrícia Diane. Orientação de estudo para promoção da autorregulação da aprendizagem em uma amostra de estudantes ingressantes no curso técnico integrado ao ensino médio. 2023. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2023.https://hdl.handle.net/11449/250793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-14T06:25:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250793Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-14T06:25:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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