Produção de conhecimento em Matemática: aspectos dialéticos associados à cibernética a partir da prática de programação de computadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniel Tebaldi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250151
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar aspectos dialéticos associados à cibernética em situações que envolvem a prática de programação de computadores articulada à produção de conhecimento em Matemática. Os aspectos evidenciados dessa articulação foram discutidos a partir de uma visão de tecnologia de acordo com uma perspectiva crítica, mais especificamente, pautamo-nos nas considerações da teoria cibernética a partir de uma compreensão dialética. A presente pesquisa aprofunda o debate sobre o tema tecnologias e Educação, em especial direcionada para a Educação Matemática, a partir da realização de uma apropriação filosófica do conceito de tecnologia e sua função social nas relações entre os seres humanos. Para tanto, fundamentamo-nos nas considerações do filósofo brasileiro Álvaro Borges Vieira Pinto, compendiadas na obra “O conceito de tecnologia”, em que o autor trata das dimensões ontológica e epistemológica da tecnologia, em particular as de caráter cibernético. Ademais, para corroborar a análise e articulá-la aos aspectos na produção de conhecimento em Matemática configurados por situações que envolvem tecnologias digitais, também nos orientamos pelas ideias do construto teórico seres-humanos-com-mídias (S-H-C-M) elaboradas, com a liderança do educador matemático Marcelo Borba, pelo grupo de pesquisa GPIMEM. Nossa metodologia de pesquisa está fundamentada nos preceitos teórico-metodológicos do método materialista histórico e dialético (MHD), cuja abordagem investigativa é orientada pela compreensão da realidade em sua totalidade e de acordo com um processo crítico-dialético. Os dados foram produzidos por meio da execução de um projeto de extensão que possibilitou a organização de ações formativas para realização de atividades com o software de programação Scratch e com o de prototipagem virtual TinkerCad. As ações tiveram como participantes professoras, professores, licenciandas e licenciandos em Matemática por meio de atividades síncronas e assíncronas virtuais, as quais se constituíram como fonte de dados, bem como questionários para alcançar as circunstâncias objetivas existenciais de cada participante. Os dados selecionados foram analisados conforme a perspectiva da hermenêutica-dialética, em que discutimos os aspectos epistemológicos mobilizados em situações de prática de programação de computadores dos participantes da pesquisa, das quais ressaltamos eventos significativos para avaliar a produção de conhecimento em Matemática a partir de um movimento cibernético, o qual configura um circuito epistemológico. Como resultado, foi possível apontar dimensões específicas da relação entre tecnologias digitais e Educação Matemática, através de um olhar direcionado para conceitos da teoria da cibernética e da reorganização do pensamento, como forma de avaliar a prática de programação de computadores como possibilidade de produção de conhecimentos em Matemática. Por fim, consideramos que os aspectos evidenciados indicam articulações entre o ensino e aprendizagem de Matemática e a prática de programação de computadores – enquanto prática de conhecimento. As articulações evidenciadas permitiram avaliar o pensamento por meio de uma dinâmica dialética, a partir da cibernética, a qual configura um processo de mobilização e produção de conhecimento em Matemática. Porém, deixamos assinalados, como ponto de atenção nas conclusões produzidas, que toda prática de conhecimento, gerada historicamente, é marcada pelas dimensões ideológicas que tal prática transporta.
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A presente pesquisa aprofunda o debate sobre o tema tecnologias e Educação, em especial direcionada para a Educação Matemática, a partir da realização de uma apropriação filosófica do conceito de tecnologia e sua função social nas relações entre os seres humanos. Para tanto, fundamentamo-nos nas considerações do filósofo brasileiro Álvaro Borges Vieira Pinto, compendiadas na obra “O conceito de tecnologia”, em que o autor trata das dimensões ontológica e epistemológica da tecnologia, em particular as de caráter cibernético. Ademais, para corroborar a análise e articulá-la aos aspectos na produção de conhecimento em Matemática configurados por situações que envolvem tecnologias digitais, também nos orientamos pelas ideias do construto teórico seres-humanos-com-mídias (S-H-C-M) elaboradas, com a liderança do educador matemático Marcelo Borba, pelo grupo de pesquisa GPIMEM. Nossa metodologia de pesquisa está fundamentada nos preceitos teórico-metodológicos do método materialista histórico e dialético (MHD), cuja abordagem investigativa é orientada pela compreensão da realidade em sua totalidade e de acordo com um processo crítico-dialético. Os dados foram produzidos por meio da execução de um projeto de extensão que possibilitou a organização de ações formativas para realização de atividades com o software de programação Scratch e com o de prototipagem virtual TinkerCad. As ações tiveram como participantes professoras, professores, licenciandas e licenciandos em Matemática por meio de atividades síncronas e assíncronas virtuais, as quais se constituíram como fonte de dados, bem como questionários para alcançar as circunstâncias objetivas existenciais de cada participante. Os dados selecionados foram analisados conforme a perspectiva da hermenêutica-dialética, em que discutimos os aspectos epistemológicos mobilizados em situações de prática de programação de computadores dos participantes da pesquisa, das quais ressaltamos eventos significativos para avaliar a produção de conhecimento em Matemática a partir de um movimento cibernético, o qual configura um circuito epistemológico. Como resultado, foi possível apontar dimensões específicas da relação entre tecnologias digitais e Educação Matemática, através de um olhar direcionado para conceitos da teoria da cibernética e da reorganização do pensamento, como forma de avaliar a prática de programação de computadores como possibilidade de produção de conhecimentos em Matemática. Por fim, consideramos que os aspectos evidenciados indicam articulações entre o ensino e aprendizagem de Matemática e a prática de programação de computadores – enquanto prática de conhecimento. As articulações evidenciadas permitiram avaliar o pensamento por meio de uma dinâmica dialética, a partir da cibernética, a qual configura um processo de mobilização e produção de conhecimento em Matemática. Porém, deixamos assinalados, como ponto de atenção nas conclusões produzidas, que toda prática de conhecimento, gerada historicamente, é marcada pelas dimensões ideológicas que tal prática transporta.This study aimed to analyze dialectical aspects associated with cybernetics in situations involving the practice of computer programming articulated with the production of knowledge in Mathematics. The evidenced aspects of this articulation were discussed from a vision of technology according to a critical perspective, more specifically, we are guided by considerations of cybernetic theory from a dialectical understanding. The present research deepens the debate on the subject of technologies and Education, especially directed towards Mathematics Education, from the realization of a philosophical appropriation of the concept of technology and its social function in the relations between human beings. To do so, we base ourselves on the considerations of the Brazilian philosopher Álvaro Borges Vieira Pinto, summarized in the work “The concept of technology”, in which the author deals with the ontological and epistemological dimensions of technology, in particular those of a cybernetic nature. Furthermore, in order to corroborate the analysis and articulate it with the aspects in the production of knowledge in Mathematics configured by situations that involve digital technologies, we are also guided by the ideas of the theoretical construct human-beings-with-media (S-H-C-M) elaborated, with the leadership of the mathematician educator Marcelo Borba, by the research group GPIMEM. Our research methodology is based on the theoretical-methodological precepts of the historical and dialectical materialist method (MHD), whose investigative approach is guided by the understanding of reality in its entirety and according to a critical-dialectical process. The data were produced through the execution of an extension project that made it possible to organize training actions to carry out activities with the programming software Scratch and with virtual prototyping TinkerCad. The actions had as participants teachers, professors, undergraduates and graduates in Mathematics through synchronous and asynchronous virtual activities, which constituted a source of data, as well as questionnaires to reach the existential objective circumstances of each participant. The selected data were analyzed according to the hermeneutic-dialectic perspective, in which we discussed the epistemological aspects mobilized in situations of computer programming practice of the research participants, from which we highlighted significant events to evaluate the production of knowledge in Mathematics from a cybernetic movement, which configures an epistemological circuit. As a result, it was possible to point out specific dimensions of the relationship between digital technologies and Mathematics Education, through a look directed at concepts from the theory of cybernetics and the reorganization of thought, as a way of evaluating the practice of computer programming as a possibility of knowledge production in math. Finally, we consider that the evidenced aspects indicate articulations between the teaching and learning of Mathematics and the practice of computer programming – as a knowledge practice. The evidenced articulations allowed the evaluation of thought through a dialectical dynamic, based on cybernetics, which configures a process of mobilization and production of knowledge in Mathematics. However, we point out, as a point of attention in the conclusions produced, that every practice of knowledge, historically generated, is marked by the ideological dimensions that such practice carries.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Daniel Tebaldi2023-08-07T11:10:27Z2023-08-07T11:10:27Z2023-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25015133004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-03T06:20:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250151Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-03T06:20:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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