Estudo de recursos audiovisuais e suas funções semióticas em slides utilizados em aulas de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Janderson Dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/240398
Resumo: A presença das tecnologias audiovisuais em sala de aula pode ampliar o interesse dos estudantes no aprendizado. O objetivo deste trabalho foi investigar a natureza semiótica de materiais didáticos utilizados em aulas de Física na forma de arquivos de slides do Centro de Mídias da Educação de São Paulo. A partir de um conjunto de 31 arquivos de slides disponíveis, escolheu-se três que apresentavam a maior quantidade de recursos semióticos. Utilizamos como referencial teórico a Semiótica de Charles Sanders Peirce, e como categorias de análise as concepções de ícone, índice e símbolo. Também diferenciamos nas análises os potenciais objetos gerais que podem ser atribuídos aos signos (OG) considerando como objeto geral o significado mais geral que pode ser atribuído ao signo no contexto ocidental, independente do contexto de aula utilizado no arquivo e um outro objeto, este, de acordo com o tema central da aula (OA). Na análise signo-objeto (OG), a ocorrência de ícones foi a mais predominante. Já na análise signo-objeto (OA), a presença de índices tornou-se mais ocorrente, demonstrando que conforme o tipo de concepção usada para a análise semiótica, pode-se ter resultados distintos quanto a prevalência de ícones, índices ou símbolos. Como resultado, apresentamos a representatividade de ícones, índices e símbolos, tanto em OG quanto em OA, e comparamos as mudanças de representatividade.
id UNSP_8f906e658a118a71325283edd82e2afd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/240398
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estudo de recursos audiovisuais e suas funções semióticas em slides utilizados em aulas de FísicaStudy of audiovisual resources and their semiotic functions in slides used in Physics classesRecursos audiovisuaisSemióticaEnsino médioEnsino de físicaAudiovisual resourcesSemioticsHigh schoolTeaching physicsA presença das tecnologias audiovisuais em sala de aula pode ampliar o interesse dos estudantes no aprendizado. O objetivo deste trabalho foi investigar a natureza semiótica de materiais didáticos utilizados em aulas de Física na forma de arquivos de slides do Centro de Mídias da Educação de São Paulo. A partir de um conjunto de 31 arquivos de slides disponíveis, escolheu-se três que apresentavam a maior quantidade de recursos semióticos. Utilizamos como referencial teórico a Semiótica de Charles Sanders Peirce, e como categorias de análise as concepções de ícone, índice e símbolo. Também diferenciamos nas análises os potenciais objetos gerais que podem ser atribuídos aos signos (OG) considerando como objeto geral o significado mais geral que pode ser atribuído ao signo no contexto ocidental, independente do contexto de aula utilizado no arquivo e um outro objeto, este, de acordo com o tema central da aula (OA). Na análise signo-objeto (OG), a ocorrência de ícones foi a mais predominante. Já na análise signo-objeto (OA), a presença de índices tornou-se mais ocorrente, demonstrando que conforme o tipo de concepção usada para a análise semiótica, pode-se ter resultados distintos quanto a prevalência de ícones, índices ou símbolos. Como resultado, apresentamos a representatividade de ícones, índices e símbolos, tanto em OG quanto em OA, e comparamos as mudanças de representatividade.The presence of audiovisual technologies in the classroom can increase students' interest in learning. The objective of this work was to investigate the semiotic nature of didactic materials used in Physics classes in the form of slide files from the Centro de Mídias da Educação de São Paulo. From a set of 31 available slide files, three were chosen that had the greatest number of semiotic resources. We used Charles Sanders Peirce's Semiotics as a theoretical framework, and as categories of analysis the conceptions of icon, index and symbol. We also differentiated in the analyzes the potential general objects that can be attributed to the signs (OG) considering as general object the most general meaning that can be attributed to the sign in the western context, regardless of the class context used in the file and another object, this one, of according to the central theme of the class (LO). In the sign-object analysis (OG), the occurrence of icons was the most predominant. In the sign-object analysis (OA), the presence of indices became more frequent, demonstrating that, depending on the type of conception used for the semiotic analysis, different results can be obtained regarding the prevalence of icons, indices or symbols. As a result, we present the representativeness of icons, indices and symbols, both in OG and OA, and compare representativeness changes.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Jackson Góis [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Janderson Dos Santos2023-03-01T20:15:21Z2023-03-01T20:15:21Z2023-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24039833004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-28T06:22:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/240398Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:33:05.125852Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de recursos audiovisuais e suas funções semióticas em slides utilizados em aulas de Física
Study of audiovisual resources and their semiotic functions in slides used in Physics classes
title Estudo de recursos audiovisuais e suas funções semióticas em slides utilizados em aulas de Física
spellingShingle Estudo de recursos audiovisuais e suas funções semióticas em slides utilizados em aulas de Física
Gonçalves, Janderson Dos Santos
Recursos audiovisuais
Semiótica
Ensino médio
Ensino de física
Audiovisual resources
Semiotics
High school
Teaching physics
title_short Estudo de recursos audiovisuais e suas funções semióticas em slides utilizados em aulas de Física
title_full Estudo de recursos audiovisuais e suas funções semióticas em slides utilizados em aulas de Física
title_fullStr Estudo de recursos audiovisuais e suas funções semióticas em slides utilizados em aulas de Física
title_full_unstemmed Estudo de recursos audiovisuais e suas funções semióticas em slides utilizados em aulas de Física
title_sort Estudo de recursos audiovisuais e suas funções semióticas em slides utilizados em aulas de Física
author Gonçalves, Janderson Dos Santos
author_facet Gonçalves, Janderson Dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jackson Góis [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Janderson Dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos audiovisuais
Semiótica
Ensino médio
Ensino de física
Audiovisual resources
Semiotics
High school
Teaching physics
topic Recursos audiovisuais
Semiótica
Ensino médio
Ensino de física
Audiovisual resources
Semiotics
High school
Teaching physics
description A presença das tecnologias audiovisuais em sala de aula pode ampliar o interesse dos estudantes no aprendizado. O objetivo deste trabalho foi investigar a natureza semiótica de materiais didáticos utilizados em aulas de Física na forma de arquivos de slides do Centro de Mídias da Educação de São Paulo. A partir de um conjunto de 31 arquivos de slides disponíveis, escolheu-se três que apresentavam a maior quantidade de recursos semióticos. Utilizamos como referencial teórico a Semiótica de Charles Sanders Peirce, e como categorias de análise as concepções de ícone, índice e símbolo. Também diferenciamos nas análises os potenciais objetos gerais que podem ser atribuídos aos signos (OG) considerando como objeto geral o significado mais geral que pode ser atribuído ao signo no contexto ocidental, independente do contexto de aula utilizado no arquivo e um outro objeto, este, de acordo com o tema central da aula (OA). Na análise signo-objeto (OG), a ocorrência de ícones foi a mais predominante. Já na análise signo-objeto (OA), a presença de índices tornou-se mais ocorrente, demonstrando que conforme o tipo de concepção usada para a análise semiótica, pode-se ter resultados distintos quanto a prevalência de ícones, índices ou símbolos. Como resultado, apresentamos a representatividade de ícones, índices e símbolos, tanto em OG quanto em OA, e comparamos as mudanças de representatividade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-01T20:15:21Z
2023-03-01T20:15:21Z
2023-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/240398
33004153078P4
url http://hdl.handle.net/11449/240398
identifier_str_mv 33004153078P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129334096953344