O segredo do Brasil: os sentidos do lugar turístico no discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Linda Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103483
Resumo: O presente estudo propõe investigar o discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses com o objetivo de identificar que efeitos de sentidos foram produzidos como estratégias discursivas para a divulgação desse lugar. Seu propósito central consiste em identificar as marcas do discurso oficial quanto às suas singularidades, ou seja, descrever, analisar, tentar resgatar efeitos de sentido resultantes dessa construção discursiva a partir das características observadas e aprendidas por meio de uma rede de traços pertinentes cujas relações façam sentido. O corpus foi organizado a partir do levantamento de campanhas governamentais no período de 2000 a 2009. Para tanto, as análises são baseadas nos princípios da Semiótica Greimasiana, a partir do percurso gerativo de sentido nos três níveis de organização do texto (os níveis fundamental, narrativo e discursivo). Em linhas gerais, os resultados apresentaram um direcionamento para a tradição, isto é, falas oficiais que se utilizaram de questões ligadas à natureza, dizendo respeito ao turismo ecológico, segmento que seria desenvolvido no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Tais discursos compreendem a natureza presente no Parque como um produto a ser comercializado pela atividade turística como forma de lazer. Mostram também que, para seduzir o seu público-alvo, a propaganda oficial constrói a imagem do lugar, partindo, sobretudo, de estereótipos turísticos indicativos da “vocação” natural do Nordeste para o desenvolvimento da atividade. A extensão da área que abrange o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e suas características geológicas e naturais únicas foram os argumentos utilizados pelo setor público maranhense para promover esses atributos turísticos e fizeram com que o mesmo parecesse...
id UNSP_8f9f2e64d89d77e2cbd4ff8e0aaa6d6b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103483
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O segredo do Brasil: os sentidos do lugar turístico no discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis MaranhensesGreimas, Algirdas Julien, 1917-Análise do discursoSemioticaLençóis maranhenses - Propaganda turísticaSemioticsO presente estudo propõe investigar o discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses com o objetivo de identificar que efeitos de sentidos foram produzidos como estratégias discursivas para a divulgação desse lugar. Seu propósito central consiste em identificar as marcas do discurso oficial quanto às suas singularidades, ou seja, descrever, analisar, tentar resgatar efeitos de sentido resultantes dessa construção discursiva a partir das características observadas e aprendidas por meio de uma rede de traços pertinentes cujas relações façam sentido. O corpus foi organizado a partir do levantamento de campanhas governamentais no período de 2000 a 2009. Para tanto, as análises são baseadas nos princípios da Semiótica Greimasiana, a partir do percurso gerativo de sentido nos três níveis de organização do texto (os níveis fundamental, narrativo e discursivo). Em linhas gerais, os resultados apresentaram um direcionamento para a tradição, isto é, falas oficiais que se utilizaram de questões ligadas à natureza, dizendo respeito ao turismo ecológico, segmento que seria desenvolvido no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Tais discursos compreendem a natureza presente no Parque como um produto a ser comercializado pela atividade turística como forma de lazer. Mostram também que, para seduzir o seu público-alvo, a propaganda oficial constrói a imagem do lugar, partindo, sobretudo, de estereótipos turísticos indicativos da “vocação” natural do Nordeste para o desenvolvimento da atividade. A extensão da área que abrange o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e suas características geológicas e naturais únicas foram os argumentos utilizados pelo setor público maranhense para promover esses atributos turísticos e fizeram com que o mesmo parecesse...This study aims to investigate the discourse of the official propaganda about the Lençóis Maranhenses in order to identify the effects of meanings that were produced as discursive strategies for the publicizing of this place. Its main purpose is to identify the marks of the official discourse about their singularities, that is, to describe, to analyze and to try to recover the effects of the meanings which resulted from this discursive construction and also from the features observed and learned through a network of relevant traits whose relations make sense. The corpus was organized from a survey of government campaigns from 2000 to 2009. For this, the analyses are based on the principles of the Greimasian Semiotics, from the generative trajectory of meaning in the three levels of organization of the text (the basic, the narrative and the discursive levels). In general, the results showed a trend to tradition, that is, official speeches that are used according to issues related to nature, pertaining to eco-tourism which is a segment that might be developed in the National Park of the Lençóis Maranhenses. These discourses comprise the present nature in the Park as a product to be commercialized by the tourist activity as leisure. They also show that to tempt their target audience, the official propaganda builds the image of the place, mainly from the tourist stereotypes that indicate the natural voting of the Northeast for the development of the activity. The extent of the area which includes the National Park of the Lençóis Maranhenses and its unique geological and natural features were the arguments used by the maranhense public sector to promote these touristic attributes and made it seem to be like the “true” and “reliable” enunciatee. The effects of meaning produced by the campaign... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cortina, Arnaldo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Linda Maria [UNESP]2014-06-11T19:32:44Z2014-06-11T19:32:44Z2011-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis188 f. : il. color.application/pdfRODRIGUES, Linda Maria. O segredo do Brasil: os sentidos do lugar turístico no discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses. 2011. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/103483000680169rodrigues_lm_dr_arafcl.pdf33004030009P436203633688093400000-0001-9404-8352Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:21:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103483Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T14:21:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O segredo do Brasil: os sentidos do lugar turístico no discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses
title O segredo do Brasil: os sentidos do lugar turístico no discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses
spellingShingle O segredo do Brasil: os sentidos do lugar turístico no discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses
Rodrigues, Linda Maria [UNESP]
Greimas, Algirdas Julien, 1917-
Análise do discurso
Semiotica
Lençóis maranhenses - Propaganda turística
Semiotics
title_short O segredo do Brasil: os sentidos do lugar turístico no discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses
title_full O segredo do Brasil: os sentidos do lugar turístico no discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses
title_fullStr O segredo do Brasil: os sentidos do lugar turístico no discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses
title_full_unstemmed O segredo do Brasil: os sentidos do lugar turístico no discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses
title_sort O segredo do Brasil: os sentidos do lugar turístico no discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses
author Rodrigues, Linda Maria [UNESP]
author_facet Rodrigues, Linda Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cortina, Arnaldo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Linda Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Greimas, Algirdas Julien, 1917-
Análise do discurso
Semiotica
Lençóis maranhenses - Propaganda turística
Semiotics
topic Greimas, Algirdas Julien, 1917-
Análise do discurso
Semiotica
Lençóis maranhenses - Propaganda turística
Semiotics
description O presente estudo propõe investigar o discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses com o objetivo de identificar que efeitos de sentidos foram produzidos como estratégias discursivas para a divulgação desse lugar. Seu propósito central consiste em identificar as marcas do discurso oficial quanto às suas singularidades, ou seja, descrever, analisar, tentar resgatar efeitos de sentido resultantes dessa construção discursiva a partir das características observadas e aprendidas por meio de uma rede de traços pertinentes cujas relações façam sentido. O corpus foi organizado a partir do levantamento de campanhas governamentais no período de 2000 a 2009. Para tanto, as análises são baseadas nos princípios da Semiótica Greimasiana, a partir do percurso gerativo de sentido nos três níveis de organização do texto (os níveis fundamental, narrativo e discursivo). Em linhas gerais, os resultados apresentaram um direcionamento para a tradição, isto é, falas oficiais que se utilizaram de questões ligadas à natureza, dizendo respeito ao turismo ecológico, segmento que seria desenvolvido no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Tais discursos compreendem a natureza presente no Parque como um produto a ser comercializado pela atividade turística como forma de lazer. Mostram também que, para seduzir o seu público-alvo, a propaganda oficial constrói a imagem do lugar, partindo, sobretudo, de estereótipos turísticos indicativos da “vocação” natural do Nordeste para o desenvolvimento da atividade. A extensão da área que abrange o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e suas características geológicas e naturais únicas foram os argumentos utilizados pelo setor público maranhense para promover esses atributos turísticos e fizeram com que o mesmo parecesse...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-10
2014-06-11T19:32:44Z
2014-06-11T19:32:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Linda Maria. O segredo do Brasil: os sentidos do lugar turístico no discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses. 2011. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/103483
000680169
rodrigues_lm_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
3620363368809340
0000-0001-9404-8352
identifier_str_mv RODRIGUES, Linda Maria. O segredo do Brasil: os sentidos do lugar turístico no discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses. 2011. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000680169
rodrigues_lm_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
3620363368809340
0000-0001-9404-8352
url http://hdl.handle.net/11449/103483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649302905487360