Brasil e a Aliança do Pacífico: visões em disputa na integração regional?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Julia de Souza Borba [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181080
Resumo: A Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, Peru e México) surgiu como um novo bloco na América Latina em abril de 2011. Foi declarado por seus membros como um processo de integração regional que fomenta – tal como consta no Acordo Marco da Aliança do Pacífico – o regionalismo aberto e a inserção internacional na região Ásia-Pacífico. A partir de então, a ideia de que a Aliança do Pacífico fazia contraste ao Mercosul começou a ser discutida pela Academia, por jornais nacionais e internacionais, e por atores domésticos brasileiros. A princípio, para o Brasil, os impactos da Aliança do Pacífico para o Mercosul foram tratados com certo ceticismo, principalmente por se acreditar que a Aliança do Pacífico poderia aprender com a experiência do Mercosul, até que em 2014 houve uma iniciativa por parte do Brasil de se aproximar do bloco e, atualmente, este tem sido um tema relevante na agenda de política externa. A presente dissertação de mestrado se dedica a compreender tal aproximação a partir da política externa brasileira, focando em como esta percebe e se relaciona com a Aliança do Pacífico no período entre 2011 e 2018. A pesquisa realizada fundamentou-se em metodologia e dados qualitativos a fim de responder a pergunta se a Aliança do Pacífico é conflitante ou complementar à agenda brasileira para a integração regional. Os resultados apresentados elucidam os principais posicionamentos brasileiros em relação à Aliança do Pacífico ao longo do período; como surgiu o debate interno em relação àquela; quais foram os atores domésticos e agências governamentais envolvidas no processo de decisão; quais são as diferenças, e principalmente, quais são as linhas de continuidade de um governo para o outro que sustentam a hipótese de que a Aliança do Pacífico é conflitante com os objetivos brasileiros para a integração regional.
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A partir de então, a ideia de que a Aliança do Pacífico fazia contraste ao Mercosul começou a ser discutida pela Academia, por jornais nacionais e internacionais, e por atores domésticos brasileiros. A princípio, para o Brasil, os impactos da Aliança do Pacífico para o Mercosul foram tratados com certo ceticismo, principalmente por se acreditar que a Aliança do Pacífico poderia aprender com a experiência do Mercosul, até que em 2014 houve uma iniciativa por parte do Brasil de se aproximar do bloco e, atualmente, este tem sido um tema relevante na agenda de política externa. A presente dissertação de mestrado se dedica a compreender tal aproximação a partir da política externa brasileira, focando em como esta percebe e se relaciona com a Aliança do Pacífico no período entre 2011 e 2018. A pesquisa realizada fundamentou-se em metodologia e dados qualitativos a fim de responder a pergunta se a Aliança do Pacífico é conflitante ou complementar à agenda brasileira para a integração regional. Os resultados apresentados elucidam os principais posicionamentos brasileiros em relação à Aliança do Pacífico ao longo do período; como surgiu o debate interno em relação àquela; quais foram os atores domésticos e agências governamentais envolvidas no processo de decisão; quais são as diferenças, e principalmente, quais são as linhas de continuidade de um governo para o outro que sustentam a hipótese de que a Aliança do Pacífico é conflitante com os objetivos brasileiros para a integração regional.The Pacific Alliance (Chile, Colombia, Peru and Mexico) emerged as a new bloc in Latin America in April of 2011. It was declared by its members to be an integration process with the aim to promote open regionalism and to deepen ties with the Asia-Pacific region – as it was stated in the Pacific Alliance Framework Agreement. From then on, the idea that the Pacific Alliance could constrain Mercosur was debated by the Academia, by both national and international media and also by Brazilian domestic agents. At first the impacts of the Pacific Alliance on Mercosur were treated with some skepticism by Brazil mainly because it was believed that the Pacific Alliance could learn from the Mercosur experience, until 2014 when there was a Brazilian initiative to bring together Mercosur and the Pacific Alliance and thereafter it has been an important subject in Brazilian foreign policy agenda. This dissertation focuses on understanding this subject through Brazilian foreign policy, by highlighting how Brazil perceived the Pacific Alliance and what were the initiatives related to this bloc during the period between 2011 and 2018. The research was based on a qualitative methodology and qualitative data in order to answer if the Pacific Alliance is conflicting or complementary to Brazilian regional integration agenda. The results elucidate the main Brazilian statements about the Pacific Alliance, how it became an internal topic of discussion, which domestic agents and government agencies were involved in the decision-making process, what are the differences, and mainly, what are the lines of continuity from one government to another that support the hypothesis that the Pacific Alliance conflicts with Brazilian agenda for regional integration.La Alianza del Pacífico (Chile, Colombia, Perú y México) surgió en América Latina como un nuevo bloque regional en abril de 2011. Fue declarado por sus miembros como un proceso de integración regional que fomenta – según el Acuerdo Marco de la Alianza del Pacífico – el regionalismo abierto y la inserción internacional en la región Asia-Pacífico. A partir de entonces, se empezó a discutir la idea de que la Alianza del Pacífico contrastaba con Mercosur por la Academia, por periódicos nacionales e internacionales, y por actores domésticos brasileños. En un primero momento, por parte de Brasil, los impactos de la Alianza del Pacífico sobre Mercosur fueron tratados con cierto escepticismo, principalmente por que se creía que la Alianza del Pacífico podría aprender con la experiencia del Mercosur, hasta que en 2014 hubo una iniciativa por parte de Brasil de aproximarse al bloque y, actualmente, este ha sido un tema relevante en la agenda de política exterior de Brasil. La presente tesis de magíster se enfoca a comprender dicha aproximación a partir de la política exterior brasileña, enfocándose en cómo ésta percibe y se relaciona con la Alianza del Pacífico en el período entre 2011 y 2018. La investigación realizada se fundamentó en metodología y datos cualitativos para contestar la pregunta si la Alianza del Pacífico está en conflicto o es complementaria a la agenda brasileña para la integración regional. Los resultados presentados elucidan los principales posicionamientos brasileños en relación a la Alianza del Pacífico a lo largo del período; cómo surgió el debate interno en relación a aquella; cuáles actores domésticos y agencias gubernamentales se involucraron en el proceso de decisión; cuáles son las diferencias, y principalmente, cuáles son las líneas de continuidad de un gobierno para el otro que sostienen la hipótesis de que la Alianza del Pacífico es opuesta a los objetivos brasileños para la integración regional.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mariano, Marcelo Passini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Julia de Souza Borba [UNESP]2019-03-19T13:42:07Z2019-03-19T13:42:07Z2019-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18108000091389633004110044P03505849964932313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T18:46:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181080Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T18:46:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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