A temática biotecnologia na formação inicial de professores de biologia: o que dizem licenciados em fase de conclusão do curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landim y Goya, Pedro Ryô de [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/142859
Resumo: Neste trabalho, buscou-se identificar e analisar conhecimentos de alunos concluintes de cursos de graduação em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, quanto a conteúdos fundamentais da temática Biotecnologia, tendo em vista a presença de tais conteúdos no currículo vigente na rede estadual do Estado de São Paulo e em outros documentos oficiais. Também, buscou-se identificar a relevância do tema para o Ensino de Biologia. Para atingir tal objetivo, um questionário foi aplicado em quatro turmas de dois campi de uma universidade pública do Estado de São Paulo. A partir das respostas dos entrevistados foram identificados os saberes docentes, nos quais os professores baseiam sua prática, sendo eles os disciplinares, curriculares, experienciais. Os dados revelam que há um reconhecimento por parte dos entrevistados da importância do Ensino de Biotecnologia e seus conteúdos, porém, estes indicam que há uma deficiência na formação inicial dos alunos entrevistados quanto ao tema Biotecnologia e seus conteúdos, o que reflete na falta de confiança para administrar esses conteúdos e tirar as dúvidas que possam surgir em sala de aula, quando estiverem atuando como professores. Outro ponto destacado neste trabalho é uma deficiência também na formação pedagógica dos entrevistados, evidenciada por limitações quanto à visão do papel do professor de Biologia, a aptidão com ressalvas para exercer a profissão e limitado conhecimento de modalidades didáticas.
id UNSP_8fefcd165bc567eb4627c46dfb958a81
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142859
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A temática biotecnologia na formação inicial de professores de biologia: o que dizem licenciados em fase de conclusão do cursoThe biotechnology theme on the pre-service training of biology teachers: what say graduates in phase of course conclusionEnsino de BiologiaEducação em BiotecnologiaFormação inicialBiology teachingEducation in BiotechnologyPre-service training teachersNeste trabalho, buscou-se identificar e analisar conhecimentos de alunos concluintes de cursos de graduação em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, quanto a conteúdos fundamentais da temática Biotecnologia, tendo em vista a presença de tais conteúdos no currículo vigente na rede estadual do Estado de São Paulo e em outros documentos oficiais. Também, buscou-se identificar a relevância do tema para o Ensino de Biologia. Para atingir tal objetivo, um questionário foi aplicado em quatro turmas de dois campi de uma universidade pública do Estado de São Paulo. A partir das respostas dos entrevistados foram identificados os saberes docentes, nos quais os professores baseiam sua prática, sendo eles os disciplinares, curriculares, experienciais. Os dados revelam que há um reconhecimento por parte dos entrevistados da importância do Ensino de Biotecnologia e seus conteúdos, porém, estes indicam que há uma deficiência na formação inicial dos alunos entrevistados quanto ao tema Biotecnologia e seus conteúdos, o que reflete na falta de confiança para administrar esses conteúdos e tirar as dúvidas que possam surgir em sala de aula, quando estiverem atuando como professores. Outro ponto destacado neste trabalho é uma deficiência também na formação pedagógica dos entrevistados, evidenciada por limitações quanto à visão do papel do professor de Biologia, a aptidão com ressalvas para exercer a profissão e limitado conhecimento de modalidades didáticas.This research focuses in identify and analyze the knowledge of graduating students of undergraduate courses in Biological Sciences, licentiate degree mode, as the fundamental contents of the subject Biotechnology, in view of the presence of such content in the existing curriculum in the State of São Paulo and other official documents. Also, were sought to identify the relevance of the theme for the Biology teaching. To achieve this goal, a questionnaire was administered to four groups of two campuses of a public university in the State of São Paulo. From the answers of the respondents teachers knowledge were identified, in which teachers base their practice, they are the disciplinary, curricular, experiential. The data shows that there is a recognition by the respondents of the importance of Biotechnology teaching and its contents, however, they indicate that there is a deficiency in the pre-service training of the students interviewed on the subject Biotechnology and its contents, which reflects the lack of confidence to manage such content and answer the questions that may arise in the classroom when they are acting as teachers. Another point highlighted in this work is also a deficiency in the pedagogical training of respondents, as evidenced by limitations on the Biology teacher's role vision, the ability with reservations to practice and limited knowledge of teaching methods.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Landim y Goya, Pedro Ryô de [UNESP]2016-08-11T13:46:45Z2016-08-11T13:46:45Z2016-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14285900087192733004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-19T06:14:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142859Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:09:49.595110Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A temática biotecnologia na formação inicial de professores de biologia: o que dizem licenciados em fase de conclusão do curso
The biotechnology theme on the pre-service training of biology teachers: what say graduates in phase of course conclusion
title A temática biotecnologia na formação inicial de professores de biologia: o que dizem licenciados em fase de conclusão do curso
spellingShingle A temática biotecnologia na formação inicial de professores de biologia: o que dizem licenciados em fase de conclusão do curso
Landim y Goya, Pedro Ryô de [UNESP]
Ensino de Biologia
Educação em Biotecnologia
Formação inicial
Biology teaching
Education in Biotechnology
Pre-service training teachers
title_short A temática biotecnologia na formação inicial de professores de biologia: o que dizem licenciados em fase de conclusão do curso
title_full A temática biotecnologia na formação inicial de professores de biologia: o que dizem licenciados em fase de conclusão do curso
title_fullStr A temática biotecnologia na formação inicial de professores de biologia: o que dizem licenciados em fase de conclusão do curso
title_full_unstemmed A temática biotecnologia na formação inicial de professores de biologia: o que dizem licenciados em fase de conclusão do curso
title_sort A temática biotecnologia na formação inicial de professores de biologia: o que dizem licenciados em fase de conclusão do curso
author Landim y Goya, Pedro Ryô de [UNESP]
author_facet Landim y Goya, Pedro Ryô de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Landim y Goya, Pedro Ryô de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Educação em Biotecnologia
Formação inicial
Biology teaching
Education in Biotechnology
Pre-service training teachers
topic Ensino de Biologia
Educação em Biotecnologia
Formação inicial
Biology teaching
Education in Biotechnology
Pre-service training teachers
description Neste trabalho, buscou-se identificar e analisar conhecimentos de alunos concluintes de cursos de graduação em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, quanto a conteúdos fundamentais da temática Biotecnologia, tendo em vista a presença de tais conteúdos no currículo vigente na rede estadual do Estado de São Paulo e em outros documentos oficiais. Também, buscou-se identificar a relevância do tema para o Ensino de Biologia. Para atingir tal objetivo, um questionário foi aplicado em quatro turmas de dois campi de uma universidade pública do Estado de São Paulo. A partir das respostas dos entrevistados foram identificados os saberes docentes, nos quais os professores baseiam sua prática, sendo eles os disciplinares, curriculares, experienciais. Os dados revelam que há um reconhecimento por parte dos entrevistados da importância do Ensino de Biotecnologia e seus conteúdos, porém, estes indicam que há uma deficiência na formação inicial dos alunos entrevistados quanto ao tema Biotecnologia e seus conteúdos, o que reflete na falta de confiança para administrar esses conteúdos e tirar as dúvidas que possam surgir em sala de aula, quando estiverem atuando como professores. Outro ponto destacado neste trabalho é uma deficiência também na formação pedagógica dos entrevistados, evidenciada por limitações quanto à visão do papel do professor de Biologia, a aptidão com ressalvas para exercer a profissão e limitado conhecimento de modalidades didáticas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-11T13:46:45Z
2016-08-11T13:46:45Z
2016-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/142859
000871927
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://hdl.handle.net/11449/142859
identifier_str_mv 000871927
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128903508656128