A participação do setor empresarial na política educacional brasileira e a discussão da qualidade na educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/183245 |
Resumo: | Esta tese analisa a participação do empresariado na definição das políticas educacionais no Brasil e a relação com o discurso da qualidade. Mais especificamente, as reflexões e análises incidem sobre a mobilização dos Organismos Internacionais e do projeto de educação proposto pelo “Todos Pela Educação” (TPE) no domínio da educação e a respectiva relação com o discurso da qualidade educacional e a participação empresarial nesse contexto. Para compreender melhor a realidade que compõe o fenômeno educativo no âmbito das formulações e práticas de empresários, utilizou-se como opção metodológica a pesquisa bibliográfica e a análise documental para a sua consecução. Entre os principais resultados obtidos a partir das interpretações e reflexões dos documentos da UNESCO, OCDE, Banco Mundial e TPE, vale ressaltar que foi possível identificar a forte presença e influência da agenda empresarial nos rumos das políticas educacionais por meio do discurso da qualidade. Nessa dinâmica, nota-se que as práticas conservadoras vêm se apossando do campo educacional, demarcando um agravamento das tendências de mercantilização da educação, bem como o percurso robusto da agenda empresarial que, por vezes, é considerado como um processo necessário e como uma opção única para melhorar a qualidade da educação brasileira, entretanto, trata-se de propostas que refletem com maior ênfase as predileções e conveniências dos grupos empresariais. O estudo aponta uma ênfase em propostas que privilegiam um ensino que advoga em prol dos interesses empresariais, tornando-se reducionista e empobrecendo o currículo escolar, desvalorizando o conhecimento historicamente construído, mantendo a perspectiva da educação dual, de escolas propedêuticas para a elite e escolas de formação para o trabalho para as massas. De modo geral, este estudo contribuiu para desvelar as novas significações atribuídas às políticas educacionais, revelando as facetas do movimento da participação do empresariado, enquanto atores educacionais. A pesquisa permitiu compreender os novos modos de regulação das políticas educacionais e sobre as novas significações atribuídas às mesmas, já que o empresariado, por meio de distintas estratégias, participa da definição das políticas educacionais. Assim, conclui-se que há muito a ser feito no sentido de avançar para uma educação que proporcione o conhecimento sistematizado, historicamente construído, que prima pela liberdade, pela conquista de um saber crítico, pela capacidade analítica e autonomia intelectual realmente para todos. |
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A participação do setor empresarial na política educacional brasileira e a discussão da qualidade na educaçãoThe participation of the business sector in Brazilian educational policy and the discussion of quality in educationQualidade educacionalPolíticas públicas educacionaisEmpresariado e educaçãoEducação e trabalhoEducational qualityPublic educational policiesEntrepreneurship and educationEducation and manpowerEsta tese analisa a participação do empresariado na definição das políticas educacionais no Brasil e a relação com o discurso da qualidade. Mais especificamente, as reflexões e análises incidem sobre a mobilização dos Organismos Internacionais e do projeto de educação proposto pelo “Todos Pela Educação” (TPE) no domínio da educação e a respectiva relação com o discurso da qualidade educacional e a participação empresarial nesse contexto. Para compreender melhor a realidade que compõe o fenômeno educativo no âmbito das formulações e práticas de empresários, utilizou-se como opção metodológica a pesquisa bibliográfica e a análise documental para a sua consecução. Entre os principais resultados obtidos a partir das interpretações e reflexões dos documentos da UNESCO, OCDE, Banco Mundial e TPE, vale ressaltar que foi possível identificar a forte presença e influência da agenda empresarial nos rumos das políticas educacionais por meio do discurso da qualidade. Nessa dinâmica, nota-se que as práticas conservadoras vêm se apossando do campo educacional, demarcando um agravamento das tendências de mercantilização da educação, bem como o percurso robusto da agenda empresarial que, por vezes, é considerado como um processo necessário e como uma opção única para melhorar a qualidade da educação brasileira, entretanto, trata-se de propostas que refletem com maior ênfase as predileções e conveniências dos grupos empresariais. O estudo aponta uma ênfase em propostas que privilegiam um ensino que advoga em prol dos interesses empresariais, tornando-se reducionista e empobrecendo o currículo escolar, desvalorizando o conhecimento historicamente construído, mantendo a perspectiva da educação dual, de escolas propedêuticas para a elite e escolas de formação para o trabalho para as massas. De modo geral, este estudo contribuiu para desvelar as novas significações atribuídas às políticas educacionais, revelando as facetas do movimento da participação do empresariado, enquanto atores educacionais. A pesquisa permitiu compreender os novos modos de regulação das políticas educacionais e sobre as novas significações atribuídas às mesmas, já que o empresariado, por meio de distintas estratégias, participa da definição das políticas educacionais. Assim, conclui-se que há muito a ser feito no sentido de avançar para uma educação que proporcione o conhecimento sistematizado, historicamente construído, que prima pela liberdade, pela conquista de um saber crítico, pela capacidade analítica e autonomia intelectual realmente para todos.This thesis analyzes the participat ion of entrepreneurs in the definition of educational policies in Brazil and the relationship with the discourse of quality. More specifically, the reflections and analyzes focus on the mobilization of International Organizations and the education project proposed by the "Todos pela Educação" ( ("All for Education") in the field of education and its relationship with the discourse of educational quality and business participation in this context. To better understand the reality that composes the educational phenomenon within the scope of the formulations and practices of entrepreneurs, the methodological option was the bibliographic research and the documentary analysis for its attainment. Among the main results obtained from the interpretations and reflectio ns of the documents of UNESCO, OECD, World Bank and “All for Education", it is worth mentioning that it was possible to identify the strong presence and influence of the business agenda in the directions of educational policies through the discourse of qua lity. In this dynamic, it is noted that conservative practices have been taking over the educational field, marking a worsening of the commodification trends of education, as well as the robust path of the business agenda, which is sometimes considered a n ecessary process and as an option the only way to improve the quality of Brazilian education, however, these are proposals that more strongly reflect the predilections and conveniences of business groups. The study points to an emphasis on proposals that f avor teaching that advocates for business interests, becoming reductionist and impoverishing the school curriculum, devaluing historically constructed knowledge, maintaining the dual education perspective, from propaedeutic schools to the elite and schools training for the masses. In general, this study contributed to unveiling the new meanings attributed to educational policies, revealing the facets of the business participation movement as educational actors. The research allowed us to understand the new ways of regulating educational policies and the new meanings attributed to them, since entrepreneurs, through different strategies, participate in the definition of educational policies. Thus, it is concluded that there is much to be done in order to advan ce to an education that provides systematized, historically constructed knowledge, which prizes for freedom, for the achievement of critical knowledge, for analytical capacity and intellectual autonomy for all.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Adam, Joyce Mary [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Stênico, Joselaine Andréia de Godoy [UNESP]2019-08-20T11:53:34Z2019-08-20T11:53:34Z2019-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18324500091958233004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-15T06:21:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183245Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:03:48.769679Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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