Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Maria Isabel Zanutto [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91102
Resumo: Este trabalho analisa a presença da História da Matemática em coleções do terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Três aspectos foram colocados como prováveis estímulos à presença da História da Matemática em Livros Didáticos atuais, além, é claro, da própria motivação interna de cada autor. São eles: a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, as avaliações de Livros Didáticos pelo Ministério de Educação e Cultura MEC por meio do Programa Nacional do Livro Didático PNLD, e o fortalecimento da História da Matemática no Brasil como campo de pesquisa. Foi observado que as formas mais utilizadas pelos autores se enquadram nas categorias informação geral e informação adicional. Já a categoria denominada estratégia didática, considerada pelos especialistas como a mais interessante do ponto de vista do ensino- aprendizagem, pouco aparece nos Livros Didáticos, o que nos leva a concluir que a área tem muito a fazer.
id UNSP_9008fa9549278bec673257fc8eb18a81
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91102
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticosMatemática - HistóriaLivros didaticosEstratégia didáticaMathematics - HistoryDidactic booksEste trabalho analisa a presença da História da Matemática em coleções do terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Três aspectos foram colocados como prováveis estímulos à presença da História da Matemática em Livros Didáticos atuais, além, é claro, da própria motivação interna de cada autor. São eles: a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, as avaliações de Livros Didáticos pelo Ministério de Educação e Cultura MEC por meio do Programa Nacional do Livro Didático PNLD, e o fortalecimento da História da Matemática no Brasil como campo de pesquisa. Foi observado que as formas mais utilizadas pelos autores se enquadram nas categorias informação geral e informação adicional. Já a categoria denominada estratégia didática, considerada pelos especialistas como a mais interessante do ponto de vista do ensino- aprendizagem, pouco aparece nos Livros Didáticos, o que nos leva a concluir que a área tem muito a fazer.In this study, the presence of the history of mathematics in textbooks intended for use in the fifth through the eighth grades was analyzed. Three aspects were considered as probable stimuli for the presence of mathematics history in current textbooks, beyond the internal motivations of the authors themselves: the publication of the Parâmetros Curriculares Nacionais (Brazilian National Curriculum Parameters - PCN), evaluations of textbooks by the Ministry of Education and Culture (MEC) as part of the National Didactic Book Program (PNLD), and the growing strength of Mathematics History as a field of study in Brazil. It was observed that the most common forms used by the authors fell into the categories general information and additional information. The category teaching strategy, considered by specialists to be the most interesting from a teaching-learning perspective, appears infrequently in the textbooks, which leads us to conclude that there is still much to be done in the field.Governo do Estado de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bianchi, Maria Isabel Zanutto [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z2006-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvi, 103 f. : il.application/pdfBIANCHI, Maria Isabel Zanutto. Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos. 2006. vi, 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.http://hdl.handle.net/11449/91102000475129bianchi_miz_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-22T06:17:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91102Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:26:58.196502Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos
title Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos
spellingShingle Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos
Bianchi, Maria Isabel Zanutto [UNESP]
Matemática - História
Livros didaticos
Estratégia didática
Mathematics - History
Didactic books
title_short Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos
title_full Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos
title_fullStr Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos
title_sort Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos
author Bianchi, Maria Isabel Zanutto [UNESP]
author_facet Bianchi, Maria Isabel Zanutto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi, Maria Isabel Zanutto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - História
Livros didaticos
Estratégia didática
Mathematics - History
Didactic books
topic Matemática - História
Livros didaticos
Estratégia didática
Mathematics - History
Didactic books
description Este trabalho analisa a presença da História da Matemática em coleções do terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Três aspectos foram colocados como prováveis estímulos à presença da História da Matemática em Livros Didáticos atuais, além, é claro, da própria motivação interna de cada autor. São eles: a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, as avaliações de Livros Didáticos pelo Ministério de Educação e Cultura MEC por meio do Programa Nacional do Livro Didático PNLD, e o fortalecimento da História da Matemática no Brasil como campo de pesquisa. Foi observado que as formas mais utilizadas pelos autores se enquadram nas categorias informação geral e informação adicional. Já a categoria denominada estratégia didática, considerada pelos especialistas como a mais interessante do ponto de vista do ensino- aprendizagem, pouco aparece nos Livros Didáticos, o que nos leva a concluir que a área tem muito a fazer.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-18
2014-06-11T19:24:54Z
2014-06-11T19:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIANCHI, Maria Isabel Zanutto. Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos. 2006. vi, 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/91102
000475129
bianchi_miz_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv BIANCHI, Maria Isabel Zanutto. Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos. 2006. vi, 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
000475129
bianchi_miz_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 103 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128933871222784