Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91102 |
Resumo: | Este trabalho analisa a presença da História da Matemática em coleções do terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Três aspectos foram colocados como prováveis estímulos à presença da História da Matemática em Livros Didáticos atuais, além, é claro, da própria motivação interna de cada autor. São eles: a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, as avaliações de Livros Didáticos pelo Ministério de Educação e Cultura MEC por meio do Programa Nacional do Livro Didático PNLD, e o fortalecimento da História da Matemática no Brasil como campo de pesquisa. Foi observado que as formas mais utilizadas pelos autores se enquadram nas categorias informação geral e informação adicional. Já a categoria denominada estratégia didática, considerada pelos especialistas como a mais interessante do ponto de vista do ensino- aprendizagem, pouco aparece nos Livros Didáticos, o que nos leva a concluir que a área tem muito a fazer. |
id |
UNSP_9008fa9549278bec673257fc8eb18a81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91102 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticosMatemática - HistóriaLivros didaticosEstratégia didáticaMathematics - HistoryDidactic booksEste trabalho analisa a presença da História da Matemática em coleções do terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Três aspectos foram colocados como prováveis estímulos à presença da História da Matemática em Livros Didáticos atuais, além, é claro, da própria motivação interna de cada autor. São eles: a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, as avaliações de Livros Didáticos pelo Ministério de Educação e Cultura MEC por meio do Programa Nacional do Livro Didático PNLD, e o fortalecimento da História da Matemática no Brasil como campo de pesquisa. Foi observado que as formas mais utilizadas pelos autores se enquadram nas categorias informação geral e informação adicional. Já a categoria denominada estratégia didática, considerada pelos especialistas como a mais interessante do ponto de vista do ensino- aprendizagem, pouco aparece nos Livros Didáticos, o que nos leva a concluir que a área tem muito a fazer.In this study, the presence of the history of mathematics in textbooks intended for use in the fifth through the eighth grades was analyzed. Three aspects were considered as probable stimuli for the presence of mathematics history in current textbooks, beyond the internal motivations of the authors themselves: the publication of the Parâmetros Curriculares Nacionais (Brazilian National Curriculum Parameters - PCN), evaluations of textbooks by the Ministry of Education and Culture (MEC) as part of the National Didactic Book Program (PNLD), and the growing strength of Mathematics History as a field of study in Brazil. It was observed that the most common forms used by the authors fell into the categories general information and additional information. The category teaching strategy, considered by specialists to be the most interesting from a teaching-learning perspective, appears infrequently in the textbooks, which leads us to conclude that there is still much to be done in the field.Governo do Estado de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bianchi, Maria Isabel Zanutto [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z2006-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvi, 103 f. : il.application/pdfBIANCHI, Maria Isabel Zanutto. Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos. 2006. vi, 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.http://hdl.handle.net/11449/91102000475129bianchi_miz_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-22T06:17:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91102Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:26:58.196502Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos |
title |
Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos |
spellingShingle |
Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos Bianchi, Maria Isabel Zanutto [UNESP] Matemática - História Livros didaticos Estratégia didática Mathematics - History Didactic books |
title_short |
Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos |
title_full |
Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos |
title_fullStr |
Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos |
title_full_unstemmed |
Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos |
title_sort |
Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos |
author |
Bianchi, Maria Isabel Zanutto [UNESP] |
author_facet |
Bianchi, Maria Isabel Zanutto [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchi, Maria Isabel Zanutto [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - História Livros didaticos Estratégia didática Mathematics - History Didactic books |
topic |
Matemática - História Livros didaticos Estratégia didática Mathematics - History Didactic books |
description |
Este trabalho analisa a presença da História da Matemática em coleções do terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Três aspectos foram colocados como prováveis estímulos à presença da História da Matemática em Livros Didáticos atuais, além, é claro, da própria motivação interna de cada autor. São eles: a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, as avaliações de Livros Didáticos pelo Ministério de Educação e Cultura MEC por meio do Programa Nacional do Livro Didático PNLD, e o fortalecimento da História da Matemática no Brasil como campo de pesquisa. Foi observado que as formas mais utilizadas pelos autores se enquadram nas categorias informação geral e informação adicional. Já a categoria denominada estratégia didática, considerada pelos especialistas como a mais interessante do ponto de vista do ensino- aprendizagem, pouco aparece nos Livros Didáticos, o que nos leva a concluir que a área tem muito a fazer. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-18 2014-06-11T19:24:54Z 2014-06-11T19:24:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BIANCHI, Maria Isabel Zanutto. Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos. 2006. vi, 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006. http://hdl.handle.net/11449/91102 000475129 bianchi_miz_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
identifier_str_mv |
BIANCHI, Maria Isabel Zanutto. Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos. 2006. vi, 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006. 000475129 bianchi_miz_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
vi, 103 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128933871222784 |