PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/149266 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-12-05/000875300.pdf |
Resumo: | The subproject Letras from Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - teaching and learning of a foreign language has been present at UNESP Araraquara for four years. It is necessary to understand what it has contributed to its former students in their teacher training, career choices as well as their vision about the learning and teaching a foreign language. For this purpose, we have conducted a qualitative study, in which we analyzed the answers to an open questionnaire with five former PIBID students. The results point to improvement about the teaching and learning foreign languages knowledge's, but low expectations of experience in the public education, which still lacks government efforts for the enhancement of teaching and working conditions in such a context |
id |
UNSP_90134274d804e84d85514488191ad42c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/149266 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressosPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)EnsinoAprendizagemProfessoresTeachingThe subproject Letras from Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - teaching and learning of a foreign language has been present at UNESP Araraquara for four years. It is necessary to understand what it has contributed to its former students in their teacher training, career choices as well as their vision about the learning and teaching a foreign language. For this purpose, we have conducted a qualitative study, in which we analyzed the answers to an open questionnaire with five former PIBID students. The results point to improvement about the teaching and learning foreign languages knowledge's, but low expectations of experience in the public education, which still lacks government efforts for the enhancement of teaching and working conditions in such a contextO subprojeto Letras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - ensino e aprendizagem de língua estrangeira - está presente na UNESP Araraquara há quatro anos. Faz-se necessária uma investigação sobre o que o projeto contribuiu para seus alunos egressos em sua formação docente, escolhas profissionais bem como para sua visão sobre o ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Para tal, foi feito um estudo qualitativo, no qual foram analisadas as respostas a um questionário aberto com cinco alunos egressos do PIBID. Os resultados apontam para melhoria no conhecimento na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, mas pouca expectativa de atuação no ensino público, que ainda carece de esforços governamentais para a valorização do magistério e das condições de trabalho em tal contextoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caliman, William Glausper [UNESP]2017-03-14T14:45:46Z2017-03-14T14:45:46Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCALIMAN, William Glausper. PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.http://hdl.handle.net/11449/149266000875300http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-12-05/000875300.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:51:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149266Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:25:12.593475Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos |
title |
PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos |
spellingShingle |
PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos Caliman, William Glausper [UNESP] Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Ensino Aprendizagem Professores Teaching |
title_short |
PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos |
title_full |
PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos |
title_fullStr |
PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos |
title_full_unstemmed |
PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos |
title_sort |
PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos |
author |
Caliman, William Glausper [UNESP] |
author_facet |
Caliman, William Glausper [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caliman, William Glausper [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Ensino Aprendizagem Professores Teaching |
topic |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Ensino Aprendizagem Professores Teaching |
description |
The subproject Letras from Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - teaching and learning of a foreign language has been present at UNESP Araraquara for four years. It is necessary to understand what it has contributed to its former students in their teacher training, career choices as well as their vision about the learning and teaching a foreign language. For this purpose, we have conducted a qualitative study, in which we analyzed the answers to an open questionnaire with five former PIBID students. The results point to improvement about the teaching and learning foreign languages knowledge's, but low expectations of experience in the public education, which still lacks government efforts for the enhancement of teaching and working conditions in such a context |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2017-03-14T14:45:46Z 2017-03-14T14:45:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CALIMAN, William Glausper. PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015. http://hdl.handle.net/11449/149266 000875300 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-12-05/000875300.pdf |
identifier_str_mv |
CALIMAN, William Glausper. PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015. 000875300 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/149266 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-12-05/000875300.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128647441154048 |