PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caliman, William Glausper [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/149266
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-12-05/000875300.pdf
Resumo: The subproject Letras from Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - teaching and learning of a foreign language has been present at UNESP Araraquara for four years. It is necessary to understand what it has contributed to its former students in their teacher training, career choices as well as their vision about the learning and teaching a foreign language. For this purpose, we have conducted a qualitative study, in which we analyzed the answers to an open questionnaire with five former PIBID students. The results point to improvement about the teaching and learning foreign languages knowledge's, but low expectations of experience in the public education, which still lacks government efforts for the enhancement of teaching and working conditions in such a context
id UNSP_90134274d804e84d85514488191ad42c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/149266
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressosPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)EnsinoAprendizagemProfessoresTeachingThe subproject Letras from Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - teaching and learning of a foreign language has been present at UNESP Araraquara for four years. It is necessary to understand what it has contributed to its former students in their teacher training, career choices as well as their vision about the learning and teaching a foreign language. For this purpose, we have conducted a qualitative study, in which we analyzed the answers to an open questionnaire with five former PIBID students. The results point to improvement about the teaching and learning foreign languages knowledge's, but low expectations of experience in the public education, which still lacks government efforts for the enhancement of teaching and working conditions in such a contextO subprojeto Letras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - ensino e aprendizagem de língua estrangeira - está presente na UNESP Araraquara há quatro anos. Faz-se necessária uma investigação sobre o que o projeto contribuiu para seus alunos egressos em sua formação docente, escolhas profissionais bem como para sua visão sobre o ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Para tal, foi feito um estudo qualitativo, no qual foram analisadas as respostas a um questionário aberto com cinco alunos egressos do PIBID. Os resultados apontam para melhoria no conhecimento na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, mas pouca expectativa de atuação no ensino público, que ainda carece de esforços governamentais para a valorização do magistério e das condições de trabalho em tal contextoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caliman, William Glausper [UNESP]2017-03-14T14:45:46Z2017-03-14T14:45:46Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCALIMAN, William Glausper. PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.http://hdl.handle.net/11449/149266000875300http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-12-05/000875300.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:51:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149266Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:25:12.593475Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos
title PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos
spellingShingle PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos
Caliman, William Glausper [UNESP]
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Ensino
Aprendizagem
Professores
Teaching
title_short PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos
title_full PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos
title_fullStr PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos
title_full_unstemmed PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos
title_sort PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos
author Caliman, William Glausper [UNESP]
author_facet Caliman, William Glausper [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Caliman, William Glausper [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Ensino
Aprendizagem
Professores
Teaching
topic Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Ensino
Aprendizagem
Professores
Teaching
description The subproject Letras from Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - teaching and learning of a foreign language has been present at UNESP Araraquara for four years. It is necessary to understand what it has contributed to its former students in their teacher training, career choices as well as their vision about the learning and teaching a foreign language. For this purpose, we have conducted a qualitative study, in which we analyzed the answers to an open questionnaire with five former PIBID students. The results point to improvement about the teaching and learning foreign languages knowledge's, but low expectations of experience in the public education, which still lacks government efforts for the enhancement of teaching and working conditions in such a context
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-03-14T14:45:46Z
2017-03-14T14:45:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CALIMAN, William Glausper. PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.
http://hdl.handle.net/11449/149266
000875300
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-12-05/000875300.pdf
identifier_str_mv CALIMAN, William Glausper. PIBID e sua importância na formação de professores: o caso de cinco alunos egressos. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.
000875300
url http://hdl.handle.net/11449/149266
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-12-05/000875300.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128647441154048