A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102147 |
Resumo: | Esta pesquisa se apresenta com o objetivo de apontar o processo de construção e de produção de um Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH), com vistas à sua utilização como material didático-pedagógico na formação inicial e continuada de professores de Matemática para que estes profissionais possam experienciar a de outros. Os textos principais são acompanhados de case questions (questões sobre o caso), que têm o papel de estimular certo tipo de reflexão. Dos case studies em papel, passa-se para os em vídeo, bastante similares, em estrutura, aos em papel, com a diferença natural de se acrescentar mais aos casos 'contados' utilizando os recursos visuais e sonoros que o vídeo disponibiliza e a dinâmica que o hipertexto propicia. Nesta pesquisa apresentamos o Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH) como ponto central de nossa proposta. Apontamos todo o processo de sua construção e produção finalizando com a edição do protótipo intitulado “Uma Aula sobre Sistemas Lineares no Ensino Médio”. |
id |
UNSP_9062e3b27332b5a9e8467cd5d9e54832 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102147 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemáticaMatemática - Estudo e ensinoEnsino médioDesenvolvimento profissionalVídeo-casoHipertextoEducação matemáticaPrática de ensinoMathematics educationVideo caseHypertextProfessional developmentMathematics in secondary educationTeaching traditional practicesEsta pesquisa se apresenta com o objetivo de apontar o processo de construção e de produção de um Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH), com vistas à sua utilização como material didático-pedagógico na formação inicial e continuada de professores de Matemática para que estes profissionais possam experienciar a de outros. Os textos principais são acompanhados de case questions (questões sobre o caso), que têm o papel de estimular certo tipo de reflexão. Dos case studies em papel, passa-se para os em vídeo, bastante similares, em estrutura, aos em papel, com a diferença natural de se acrescentar mais aos casos 'contados' utilizando os recursos visuais e sonoros que o vídeo disponibiliza e a dinâmica que o hipertexto propicia. Nesta pesquisa apresentamos o Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH) como ponto central de nossa proposta. Apontamos todo o processo de sua construção e produção finalizando com a edição do protótipo intitulado “Uma Aula sobre Sistemas Lineares no Ensino Médio”.This study aims at presenting and discussing the process of designing and producing a Video Case in Hypertext, meant to be used both in pre- and in-service mathematics teacher education, so that those professionals can share others’ experiences. Clips are accompanied by case questions (questions about the case) that try and foster discussion. From textual case studies one moves to video ones, which add a ‘reality’ component to the told stories, using the visual and sound resources available and, from that, we move to the hypertext format, which adds a navigational dynamics. In this study we present a prototype video-case in hypertext as the final product of the process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lins, Romulo Campos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pimenta, Adelino Candido [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2009-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis141 f. : il. + 1 DVDapplication/pdfPIMENTA, Adelino Candido. A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática. 2009. 141 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.http://hdl.handle.net/11449/102147000587770pimenta_ac_dr_rcla.pdf33004137031P75779705454307719Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T06:22:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102147Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:44.283379Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática |
title |
A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática |
spellingShingle |
A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática Pimenta, Adelino Candido [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Ensino médio Desenvolvimento profissional Vídeo-caso Hipertexto Educação matemática Prática de ensino Mathematics education Video case Hypertext Professional development Mathematics in secondary education Teaching traditional practices |
title_short |
A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática |
title_full |
A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática |
title_fullStr |
A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática |
title_full_unstemmed |
A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática |
title_sort |
A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática |
author |
Pimenta, Adelino Candido [UNESP] |
author_facet |
Pimenta, Adelino Candido [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lins, Romulo Campos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Adelino Candido [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Ensino médio Desenvolvimento profissional Vídeo-caso Hipertexto Educação matemática Prática de ensino Mathematics education Video case Hypertext Professional development Mathematics in secondary education Teaching traditional practices |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Ensino médio Desenvolvimento profissional Vídeo-caso Hipertexto Educação matemática Prática de ensino Mathematics education Video case Hypertext Professional development Mathematics in secondary education Teaching traditional practices |
description |
Esta pesquisa se apresenta com o objetivo de apontar o processo de construção e de produção de um Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH), com vistas à sua utilização como material didático-pedagógico na formação inicial e continuada de professores de Matemática para que estes profissionais possam experienciar a de outros. Os textos principais são acompanhados de case questions (questões sobre o caso), que têm o papel de estimular certo tipo de reflexão. Dos case studies em papel, passa-se para os em vídeo, bastante similares, em estrutura, aos em papel, com a diferença natural de se acrescentar mais aos casos 'contados' utilizando os recursos visuais e sonoros que o vídeo disponibiliza e a dinâmica que o hipertexto propicia. Nesta pesquisa apresentamos o Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH) como ponto central de nossa proposta. Apontamos todo o processo de sua construção e produção finalizando com a edição do protótipo intitulado “Uma Aula sobre Sistemas Lineares no Ensino Médio”. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-26 2014-06-11T19:31:43Z 2014-06-11T19:31:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PIMENTA, Adelino Candido. A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática. 2009. 141 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009. http://hdl.handle.net/11449/102147 000587770 pimenta_ac_dr_rcla.pdf 33004137031P7 5779705454307719 |
identifier_str_mv |
PIMENTA, Adelino Candido. A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática. 2009. 141 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009. 000587770 pimenta_ac_dr_rcla.pdf 33004137031P7 5779705454307719 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
141 f. : il. + 1 DVD application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129322740875264 |