A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Adelino Candido [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102147
Resumo: Esta pesquisa se apresenta com o objetivo de apontar o processo de construção e de produção de um Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH), com vistas à sua utilização como material didático-pedagógico na formação inicial e continuada de professores de Matemática para que estes profissionais possam experienciar a de outros. Os textos principais são acompanhados de case questions (questões sobre o caso), que têm o papel de estimular certo tipo de reflexão. Dos case studies em papel, passa-se para os em vídeo, bastante similares, em estrutura, aos em papel, com a diferença natural de se acrescentar mais aos casos 'contados' utilizando os recursos visuais e sonoros que o vídeo disponibiliza e a dinâmica que o hipertexto propicia. Nesta pesquisa apresentamos o Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH) como ponto central de nossa proposta. Apontamos todo o processo de sua construção e produção finalizando com a edição do protótipo intitulado “Uma Aula sobre Sistemas Lineares no Ensino Médio”.
id UNSP_9062e3b27332b5a9e8467cd5d9e54832
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102147
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemáticaMatemática - Estudo e ensinoEnsino médioDesenvolvimento profissionalVídeo-casoHipertextoEducação matemáticaPrática de ensinoMathematics educationVideo caseHypertextProfessional developmentMathematics in secondary educationTeaching traditional practicesEsta pesquisa se apresenta com o objetivo de apontar o processo de construção e de produção de um Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH), com vistas à sua utilização como material didático-pedagógico na formação inicial e continuada de professores de Matemática para que estes profissionais possam experienciar a de outros. Os textos principais são acompanhados de case questions (questões sobre o caso), que têm o papel de estimular certo tipo de reflexão. Dos case studies em papel, passa-se para os em vídeo, bastante similares, em estrutura, aos em papel, com a diferença natural de se acrescentar mais aos casos 'contados' utilizando os recursos visuais e sonoros que o vídeo disponibiliza e a dinâmica que o hipertexto propicia. Nesta pesquisa apresentamos o Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH) como ponto central de nossa proposta. Apontamos todo o processo de sua construção e produção finalizando com a edição do protótipo intitulado “Uma Aula sobre Sistemas Lineares no Ensino Médio”.This study aims at presenting and discussing the process of designing and producing a Video Case in Hypertext, meant to be used both in pre- and in-service mathematics teacher education, so that those professionals can share others’ experiences. Clips are accompanied by case questions (questions about the case) that try and foster discussion. From textual case studies one moves to video ones, which add a ‘reality’ component to the told stories, using the visual and sound resources available and, from that, we move to the hypertext format, which adds a navigational dynamics. In this study we present a prototype video-case in hypertext as the final product of the process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lins, Romulo Campos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pimenta, Adelino Candido [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2009-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis141 f. : il. + 1 DVDapplication/pdfPIMENTA, Adelino Candido. A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática. 2009. 141 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.http://hdl.handle.net/11449/102147000587770pimenta_ac_dr_rcla.pdf33004137031P75779705454307719Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T06:22:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102147Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:44.283379Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática
title A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática
spellingShingle A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática
Pimenta, Adelino Candido [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Ensino médio
Desenvolvimento profissional
Vídeo-caso
Hipertexto
Educação matemática
Prática de ensino
Mathematics education
Video case
Hypertext
Professional development
Mathematics in secondary education
Teaching traditional practices
title_short A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática
title_full A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática
title_fullStr A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática
title_full_unstemmed A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática
title_sort A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática
author Pimenta, Adelino Candido [UNESP]
author_facet Pimenta, Adelino Candido [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lins, Romulo Campos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Adelino Candido [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Ensino médio
Desenvolvimento profissional
Vídeo-caso
Hipertexto
Educação matemática
Prática de ensino
Mathematics education
Video case
Hypertext
Professional development
Mathematics in secondary education
Teaching traditional practices
topic Matemática - Estudo e ensino
Ensino médio
Desenvolvimento profissional
Vídeo-caso
Hipertexto
Educação matemática
Prática de ensino
Mathematics education
Video case
Hypertext
Professional development
Mathematics in secondary education
Teaching traditional practices
description Esta pesquisa se apresenta com o objetivo de apontar o processo de construção e de produção de um Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH), com vistas à sua utilização como material didático-pedagógico na formação inicial e continuada de professores de Matemática para que estes profissionais possam experienciar a de outros. Os textos principais são acompanhados de case questions (questões sobre o caso), que têm o papel de estimular certo tipo de reflexão. Dos case studies em papel, passa-se para os em vídeo, bastante similares, em estrutura, aos em papel, com a diferença natural de se acrescentar mais aos casos 'contados' utilizando os recursos visuais e sonoros que o vídeo disponibiliza e a dinâmica que o hipertexto propicia. Nesta pesquisa apresentamos o Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH) como ponto central de nossa proposta. Apontamos todo o processo de sua construção e produção finalizando com a edição do protótipo intitulado “Uma Aula sobre Sistemas Lineares no Ensino Médio”.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-26
2014-06-11T19:31:43Z
2014-06-11T19:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIMENTA, Adelino Candido. A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática. 2009. 141 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/102147
000587770
pimenta_ac_dr_rcla.pdf
33004137031P7
5779705454307719
identifier_str_mv PIMENTA, Adelino Candido. A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática. 2009. 141 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
000587770
pimenta_ac_dr_rcla.pdf
33004137031P7
5779705454307719
url http://hdl.handle.net/11449/102147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 f. : il. + 1 DVD
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129322740875264