Avaliação externa: estratégias de controle ou inclusão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Nallo, Rita de Cássia Zirondi [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92241
Resumo: Esta investigação está inserida na linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores” com intenção de conhecer as questões relativas à elaboração das políticas de avaliação educacional. A intervenção de organismos internacionais na elaboração das reformas educacionais brasileiras, trazendo consigo seus pressupostos e conceitos educacionais. Grande parte dessas indicações e proposições está presente no documento intitulado “Educação para o Futuro” (UNESCO). Portanto, será pertinente refletir sobre as intencionalidades das avaliações externas como Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Sistema de Avaliação da Educação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP), como instrumentos que preconizam a melhoria da qualidade da educação ou apenas a regulação do Estado e a mercadorização da educação. Assim, pressupõe identificar as estratégias e intencionalidades da avaliação externa da educação brasileira, a necessidade do Estado em criar índices de desempenho, sob a lógica do Estado-avaliador com modelos de responsabilização dos resultados educacionais, sendo esses desenvolvidos pela política de educação do Estado de São Paulo. Esta pesquisa baseou-se numa investigação, do tipo estudo de caso, através da análise documental, com informações sobre as características significativas que estabelecem uma conexão sólida entre a avaliação da política educacional, as tendências mundiais, a política educacional brasileira e a do Estado de São Paulo...
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