O SLA funk de Fernanda Abreu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Luciane de [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103603
Resumo: Este trabalho versa sobre o funk carioca, encarado como manifestação do hip hop contemporâneo. Para compreender esse movimento, propõe-se a analisar as letras do SLA Funk de Fernanda Abreu (FA) por meio da isotopia da busca por um pertencimento. Revelam-se, no desenvolvimento dessa procura, três componentes: o baile, caracterizado como rito dionisíaco; a antropofagia; e a metalinguagem. Os cronótopos do encontro e do carnaval, bem como a intertextualidade, compõem as canções de FA e caracterizam a relação sujeito-espaço-tempo nelas existente. Para atingir seu objetivo, a pesquisa fundamenta-se, principalmente, nas noções bakhtinianas de diálogo, carnavalização e cronótopo. Os resultados mostram que o tema de constituição das canções analisadas é o prazer realizado nos bailes da pesada. Os sujeitos das canções de FA tentam explicitar, metalingüisticamente, o caráter carnavalesco do baile funk. No universo do hip hop carioca das canções de FA, o corpo aparece retratado como fonte de poder que constitui as mais diversas relações entre os sujeitos. As SLAs representam a cultura do funk por manterem, em seus enunciados, um elo entre discursos e realidade, ao retratarem o baile e seu culto à diversão e ao prazer. Este, adquirido por meio do movimento (suingue) do corpo que dança, canta e encanta. No embalo dos ouvidos e dos movimentos dos corpos, as canções acabam por sustentar e promover um universo da cultura funk: um mundo composto pela liberação do prazer carnal. Assim, as canções de FA levam a conhecer o universo do funk carioca por manifestarem, em seus enunciados, um modo de ser e de sentir.
id UNSP_90c6a2b8fb39208a42c92d9d709512a6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103603
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O SLA funk de Fernanda AbreuAbreu, FernandaFunk (Música)CarnavalLinguísticaMetalinguagemChronotopeMetalinguisticallyEste trabalho versa sobre o funk carioca, encarado como manifestação do hip hop contemporâneo. Para compreender esse movimento, propõe-se a analisar as letras do SLA Funk de Fernanda Abreu (FA) por meio da isotopia da busca por um pertencimento. Revelam-se, no desenvolvimento dessa procura, três componentes: o baile, caracterizado como rito dionisíaco; a antropofagia; e a metalinguagem. Os cronótopos do encontro e do carnaval, bem como a intertextualidade, compõem as canções de FA e caracterizam a relação sujeito-espaço-tempo nelas existente. Para atingir seu objetivo, a pesquisa fundamenta-se, principalmente, nas noções bakhtinianas de diálogo, carnavalização e cronótopo. Os resultados mostram que o tema de constituição das canções analisadas é o prazer realizado nos bailes da pesada. Os sujeitos das canções de FA tentam explicitar, metalingüisticamente, o caráter carnavalesco do baile funk. No universo do hip hop carioca das canções de FA, o corpo aparece retratado como fonte de poder que constitui as mais diversas relações entre os sujeitos. As SLAs representam a cultura do funk por manterem, em seus enunciados, um elo entre discursos e realidade, ao retratarem o baile e seu culto à diversão e ao prazer. Este, adquirido por meio do movimento (suingue) do corpo que dança, canta e encanta. No embalo dos ouvidos e dos movimentos dos corpos, as canções acabam por sustentar e promover um universo da cultura funk: um mundo composto pela liberação do prazer carnal. Assim, as canções de FA levam a conhecer o universo do funk carioca por manifestarem, em seus enunciados, um modo de ser e de sentir.This research runs upon carioca funk, known as a manifestation of contemporary hip hop. To understand this movement, we would analyze the lyrics of SLA Funk by Fernanda Abreu (FA) through the isotopy of a social belonging search. Three components are revealed during this search: the ball, characterized as a Dionysian ritual; the anthropophagy, and melalanguage. The chronotopes of the meeting and the carnival, as well as the intertextuality, compose FA's songs and characterize the existing relation among subject, space and time. To achieve its objective, the research is, mainly, based on Bakhtinian notions of dialogue, carnavalization and chronotope. The results show that the constitution theme of the analyzed songs is the pleasure realized in Heavy Balls. The subjects of FA's songs try to make explicit, metalinguistically, the carnival character of a funk ball. In the universe of carioca hip hop FA's songs, the body is portrayed as the source of power that constitutes the most diverse relations among subjects. The SLAs represent the culture of funk by maintaining in its statements, a link between discourse and reality, as they portray the ball and its worship to amusement and pleasure, acquired by the movement (swing) of the body that dances, sings and enchants. In the rocking of ears and the bodies' movement, the songs support and promote a universe of funk culture: a world composed of the liberation of carnal pleasure. So, FA's songs reveal the universe of carioca funk by expressing, in its statements, a way of being and of feeling.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marchezan, Renata Maria Facuri Coelho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Luciane de [UNESP]2014-06-11T19:32:47Z2014-06-11T19:32:47Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis293 f. : il. + 1 CD-ROMapplication/pdfPAULA, Luciane de. O SLA funk de Fernanda Abreu. 2007. 293 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/103603000491624paula_l_dr_arafcl_prot.pdf33004030009P4954618536317363688276984773732120000-0001-7453-1734Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:21:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103603Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:16:45.771477Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O SLA funk de Fernanda Abreu
title O SLA funk de Fernanda Abreu
spellingShingle O SLA funk de Fernanda Abreu
Paula, Luciane de [UNESP]
Abreu, Fernanda
Funk (Música)
Carnaval
Linguística
Metalinguagem
Chronotope
Metalinguistically
title_short O SLA funk de Fernanda Abreu
title_full O SLA funk de Fernanda Abreu
title_fullStr O SLA funk de Fernanda Abreu
title_full_unstemmed O SLA funk de Fernanda Abreu
title_sort O SLA funk de Fernanda Abreu
author Paula, Luciane de [UNESP]
author_facet Paula, Luciane de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marchezan, Renata Maria Facuri Coelho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Luciane de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Abreu, Fernanda
Funk (Música)
Carnaval
Linguística
Metalinguagem
Chronotope
Metalinguistically
topic Abreu, Fernanda
Funk (Música)
Carnaval
Linguística
Metalinguagem
Chronotope
Metalinguistically
description Este trabalho versa sobre o funk carioca, encarado como manifestação do hip hop contemporâneo. Para compreender esse movimento, propõe-se a analisar as letras do SLA Funk de Fernanda Abreu (FA) por meio da isotopia da busca por um pertencimento. Revelam-se, no desenvolvimento dessa procura, três componentes: o baile, caracterizado como rito dionisíaco; a antropofagia; e a metalinguagem. Os cronótopos do encontro e do carnaval, bem como a intertextualidade, compõem as canções de FA e caracterizam a relação sujeito-espaço-tempo nelas existente. Para atingir seu objetivo, a pesquisa fundamenta-se, principalmente, nas noções bakhtinianas de diálogo, carnavalização e cronótopo. Os resultados mostram que o tema de constituição das canções analisadas é o prazer realizado nos bailes da pesada. Os sujeitos das canções de FA tentam explicitar, metalingüisticamente, o caráter carnavalesco do baile funk. No universo do hip hop carioca das canções de FA, o corpo aparece retratado como fonte de poder que constitui as mais diversas relações entre os sujeitos. As SLAs representam a cultura do funk por manterem, em seus enunciados, um elo entre discursos e realidade, ao retratarem o baile e seu culto à diversão e ao prazer. Este, adquirido por meio do movimento (suingue) do corpo que dança, canta e encanta. No embalo dos ouvidos e dos movimentos dos corpos, as canções acabam por sustentar e promover um universo da cultura funk: um mundo composto pela liberação do prazer carnal. Assim, as canções de FA levam a conhecer o universo do funk carioca por manifestarem, em seus enunciados, um modo de ser e de sentir.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2014-06-11T19:32:47Z
2014-06-11T19:32:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULA, Luciane de. O SLA funk de Fernanda Abreu. 2007. 293 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/103603
000491624
paula_l_dr_arafcl_prot.pdf
33004030009P4
9546185363173636
8827698477373212
0000-0001-7453-1734
identifier_str_mv PAULA, Luciane de. O SLA funk de Fernanda Abreu. 2007. 293 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
000491624
paula_l_dr_arafcl_prot.pdf
33004030009P4
9546185363173636
8827698477373212
0000-0001-7453-1734
url http://hdl.handle.net/11449/103603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 293 f. : il. + 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129046313172992